Ô Madalena…

madeleine

Fiquei um tempão da minha vida querendo fazer madeleines, mas não podia. O motivo era bem irritante: simplesmente não tinha forminha no modelo pra vender em São Paulo. Eu posso te garantir que não tinha, porque eu procurei, viu?  E qual é a graça de fazer madeleine se não for no formato conchinha, né? Fala sério.

Depois, começaram a chegar umas de silicone importadas em lojas especializadas, mas eu ia ter que deixar meus dois olhos lá pra pagar.

Até que torce retorce, procuro mas não vejo… Achei! Numa loja em Moema, umas de alumínio, bem baratinhas… Não são uma brastemp, são meio rasas e as ranhuras não ficam bem marcadas, mas pelo menos consegui fazer meu docinho e fingir que estava em Paris…

Essa receita da foto foi adaptada daqui. Ficaram bem gostosinhas, úmidas e com bastante sabor de cardamomo. São melhores servidas no mesmo dia em que foram feitas.

Madeleines de Laranja e Cardamomo

4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel de laranjeira
1 colher de chá de essência de baunilha
3/4 xíc. farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
1 pitada de sal
1/4 xícara de açúcar
2 ovos

Para a cobertura
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de raspinhas de casca de laranja
2 colheres de sopa de suco de laranja coado

- Unte as forminhas com manteiga derretida e coloque na geladeira. Faça a massa: Derreta a manteiga em fogo baixo, misture a baunilha e o mel e deixe esfriar uns 10 minutos.
– Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o cardamomo e o sal. Em um bowl, misture os ovos com o açucar, sem bater. Incorpore delicadamente a mistura de farinha até ficar homogêneo (mas não misture muito). Misture a manteiga e mexa bem gentilmente, só até a manteiga misturar. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. (Dá pra colocar já a massa nas forminhas e por na geladeira assim. depois, é só assar)
– Pre-aqueça o forno a 180 graus. Encha as forminhas até a metade. Asse até que estejam crescidas e douradas nas beiradas, 7 a 8 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e desenforme sobre uma grade.
– A cobertura: Misture todos os ingredientes. Com um pincel, cubra o lado ondulado dos bolinhos frios. Deixe secar por uns 15 minutos.

madeleine2

Comments

  1. Hummm… Delícia, hein!

  2. Chico (Barcelona) says:

    Huummmm…….
    Fiquei com agua na boca pra provar essas tuas delicias.
    Sempre soube que voce tinha bom gosto pra doces, salgados e afins…(lembrancas antigas, eu sei, mas que ainda sao otimas de recordar), mas dai passar a produzi-las ja e uma vitoria….
    Parabens por esse novo talento.
    Da proxima, me convide pra provar.
    Beijos
    Chico.

  3. Grande Paula! parabéns e muuuuito sucesso! Sou louca pra fazer madeleines tb, devem fucar uma delícia! beijos doces

  4. Ricardo Passaro says:

    Paula,
    Eu e a Pamella estávamos comentando ontem à noite a respeito exatamente das suas madeleines, e hoje qdo vou conhecer o seu blog, dou de cara com elas. Deu saudades… Realmente são imperdíveis. Beijo e sucesso pro blog.
    Ricardo

  5. Madalenas para mim são um prazer especial.
    Pela delicadeza, pela textura que derrete na boca, por Proust…
    Mas concordo, madalenas só na forma de conchinha!

    As últimas que fiz foram de coco mas adorei esta combinação laranja/cardamomo.
    Devem ser uma delícia! :)

  6. Nossa passo pelo mesmo, tenho muita vontade e o marido adora,
    mas não acho as forminhas nunca.
    Valeu pela dica

  7. Pasme, mas eu nunca provei Madeleines. Só descobri esta iguaria depois que me envolvi na blogosfera.
    Eu acho estranho que alguns produtos para culinária não sejam vendidos no Brasil ou que custem os dois olhos da cara. É uma lastima.
    Aqui nos EUA encontramos de tudo e por preços bem acessíveis. Claro que, se for algo de excelente marca, será mais caro do que as mais simples.
    Os livros tb são incrivelmente baratos, principalmente se vc estiver disposta a comprar usados. Normalmente pode-se obtê-los por poucos dólares e em estado perfeito na Amazon.
    Eu acho que as suas Madeleines ficaram muito bonitas!
    Bjs :)

  8. PArabéns!! Suas madeleines estão com uma carinha ótima, dá até vontade de comer.

    Sobre as formas deixa eu dizer uma coisa, estava aqui em Salvador louca atrás delas e não havia jeito nenhum de encontra-las, até que minha mãe lembrou de uma coisa… essas forminhas são as mesmas de um doce (ou salgado não lembro) antigo que se chamava boca de leão. Ai ficou fácil, achamos em váriasssss lojas. E olha que aqui em Salvador as coisas são difíceis de achar.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 962 outros seguidores

