Barrinhas de Limão e o Meu Muito Obrigada

LemonBars03_LOW

Para ler ouvindo: Pagode na Casa do Gago *

Nham, nham nham… Pra quem gosta de um limão, essas barrinhas são tudo! Daquelas azedinhas que fazem arrepiar os cabelos, sabe?

E tinha também aquela história do último post, das gemas solitárias na geladeira.

Vira e mexe eu via receitas de barrinhas de limão nos sites americanos e em livros de  receita bacanudos, achava as fotos lindas, mas nunca fazia. Me deparei com o blog Gas.tron.o.my e sua receita de lemon bars que leva várias gemas e tem umas fotos ótimas, bem explicativas.

Como não tinha as 7 gemas pedidas, fiz meia receita. Aliás,  fica aí a dica: sempre que faço uma receita pela primeira vez, divido. Se tiver que jogar tudo fora não dá tanta raiva, né?

Nesse caso, eu deveria ter feito a receita inteira, porque as barrinhas acabaram em uma sentada. E confesso que fui eu mesma quem comeu quase tudo.

* a música não tem nada a ver, mas é a única que eu lembrei que falava de limão…

LemonBars02_LOW

Barrinhas de Limão (16 pedaços)

Para a massa de biscoito

  • 1  1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente, cortada em pedaços

Para a cobertura de limão

  • 7 gemas
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2/3 xícara de suco de limão (usei limão siciliano, mas pode usar tahiti sem problemas)
  • 1/4 xícara de raspas de limão (não coloquei tudo isso, usei a casca de 1 limão e fiquei com preguiça de ralar mais)
  • 50g de manteiga, cortada em 4 pedaços
  • 3 colheres de sopa de creme de leite (não coloquei porque esqueci  :(  mas acho que deve dar uma quebrada no azedinho)

Mão na Massa

Preaqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira quadrada de 20cm (ou duas daquelas para bolo inglês, de 20 X 10cm) com papel alumínio (usei papel manteiga) e unte com manteiga. Reserve.

No processador, coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar de confeiteiro e pulse para misturar. Junte a manteiga e processe até virar uma farofa úmida (aperte na mão – se “juntar”, já está bom). Coloque essa farofa na assadeira e aperte levemente, formando uma camada uniforme.

Leve ao forno e asse por mais ou menos 20 minutos, ou até ficar douradinho. Deixe amornando enquanto faz a cobertura. Não desligue o forno.

Cobertura

Numa panela, misture bem os ovos, as gemas, o açúcar, o limão e as raspas. Junte os pedaços de manteiga e leve ao fogo médio/ baixo. Cozinhe, mexendo sempre, por uns 5 minutos, ou até engrossar. Retire do fogo e passe por uma peneira, para tirar as raspas de limão e qualquer resquício de ovo que tenha cozinhado sem querer.

Misture o creme de leite e despeje a mistura sobre a camada de biscoito. Alise bem com uma espátula e leve ao forno novamente para firmar a cobertura, por mais ou menos 10 a 15 minutos. A cobertura vai estar mais opaca e parecida com gelatina quase firme. Deixe esfriar muito bem (por umas duas horas), retire da assadeira com a ajuda do papel alumínio e corte em quadrados. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

LemonBars01_LOW

********MOMENTO EMOÇÃO*********

Sem querer me afogar no meu próprio confete, preciso dizer que é com muita alegria e muita animação que The Cookie Shop, o blog, chegou aos 10 mil visitantes na última terça-feira! E aqui fica o meu MUITO OBRIGADA para as seguintes pessoas e entidades:

Aos sensacionais blogs Gorduchas Gostosas, SublimeSucubus e A Girafa, pelos posts fofos;

Às ídalas Bridget (Bake at 350) e Marija (Palashinka), pelo incentivo;

Ao Xandoca, Guilherme, Paula, Carol Grande, Carol Pequena, Ricardo e Pamela, Pimenta e Cinthinha: um beijo pro meu pai pra minha mãe e pra vocês;

E  todo mundo que comentou, fez as receitas e deu certo, fez as receitas e não deu certo (Inês) e  linkou prá cá…

Um beijo bem grandão!

Comments

  1. Vejo esta receita nas revistas, mas tb nunca fiz.
    Esta dica de fazer a metade é uma boa tb para a gente não abusar, hehe
    Obrigada por ter dado uma passada no Magia.
    Bjs e parabéns! :)

  2. Lindona, parabéns pelo número de visitas!!! Vc merece, teu blog é lindo e vc é uma simpatia… :)
    Amei essas barrinhas…. sou fã dos cítricos, e com certeza as farei, qquer dia!!
    Super beijo

    Mari

  3. Afe, ja’ tinha até esquecido como era esta musica… qui qui qui… tomarei mais um limao – com a tua barrinha é claro (hehehe)! Bjim
    Léia

  4. Se vejo limão em receita de doce, já fico todo toda para fazer!
    Adorei. :)
    Beijinhos

  5. Parecem muito gostosas!!! :)
    E bem simples, né?
    Vou tentar fazer… será que só pode fazer de limão? Ou pode usar outra fruta, tipo maracujá?

    Parabéns pelas 10 mil visitas!!! \o/
    Que agora venham as 20. :)

    Beijo!

  6. Ai ai ai eu amooo limão, essas barras estão me chamando.
    Parabéns e muito sucesso eeee
    Bjss e bom final de semana.

  7. Estou muito emocionada. É um grande momento este em minha vida quando finalmente vejo minha importância na história de The Cookie Shop reconhecida. Quem mais, afinal, conseguiria erra uma torta que é, por definição, mágica? Bom… eu!
    Adorei as barrinhas. Vou fazer. E nessa eu acerto!
    Beijo!

  8. EeEEEeee! Parabéns pelas 10 mil visitas! E muito mais 10 mil visitas pra vcs, o blog está cada vez mais lindo!

    Amei os cupcakes! =) Logo logo vou encomendar outro carregamento! hehe

    Bjos!

  9. Mas quem não adora barrinhas de limão? E mesmo quem não gosta passa a gostar com estas fotos! Adoro a luminosidade!!!

  10. Menina, que cara boa tem essas barrinhas. Humm, essa coberturinha tá me dando água na boca e pra complicar ainda mais, limão é desde sempre meu sabor preferido de qualquer coisa.rs

    obrigada pela visita no blog.

    beijos e parabéns pelo sucesso devidamente merecido!

  11. thecookieshop says:

    Meninas, muito obrigada mesmo pelos comentários e pelos parabéns!

    Mari e Gasparzinha – se fizerem a receita, por favor, me digam o que acharam, tá?

    Stella – acho que deve ficar ótimo com maracujá! É uma ótima idéia!

    Léia – eu acho essa música tão divertida!

    Nana – eu também adoro limão…

    Inês, a sua importância é inestimável para este blog…

    Fernanda – fiquei muito, muito feliz por você ter gostado!

    Clumbsycookie – fiquei tão feliz com a sua visita! Eu amo o seu blog e te acho super criativa!

    Cláudia – então vc tem que fazer essas, você vai amar!

  12. Eu preciso dessa BARRINHAS de LIMÃO!!
    TÔ QUASE MORDENDO A TELA DO COMPUTADORR!

    PS: Adorei a participação especial do Macaquito!!! heheheh

  13. Ei moça! Acompanho teu blog há um tempo… Já fiz algumas das tuas receitas… Mas essa ficou FANTástica! Ainda bem que não segui o conselho de fazer metade! Fiz tudo e desapareceu num piscar de olhos! E eu, inclusive, esqueci o creme de leite tbm!! Mesmo assim, ficou ótimo! Parabéns pelo blog! Beijo!

  14. Hmmm parece deliciosa!! Quero muito fazer mas queria saber antes se fica mais pro azedinho ou pro doce! Bjs
    Re

  15. Voltei pra dizer que fiz a receita e ficou MARAVILHOSA!!!! Muito simples e rápida de fazer! Só que comi bola e esqueci de assar a base antes de colocar a cobertura, então a massa não ficou crocante, mas ainda assim ficou muito boa, com certeza farei novamente :-)
    Só uma pena que rende tão pouquinho, né?

  16. vou fazer hoje beijoca

Trackbacks

  1. […]    Descobri o blog recentemente e simplesmente gostei demais! O blog possui receitas fantásticas que só de ver as fotos já dá água na boca. Além de disponibilizar as receitas, caso você não queira se atrever a fazer as receitas deliciodas ou queira uma ajudinha por causa de uma festa ou algo assim, você pode fazer uma encomenda. Vale muito apena você visitar o blog sim. Ah, a receita que foi postada ontem, é Barrinhas de Limão, para ver a receita clique aqui. […]

  2. […] gemas, porque se tem uma coisa que vive sobrando na minha casa é gema de ovo (já falei sobre isso aqui e aqui). E não é que sobrem aquelas 20 gemas que dêem pra fazer um quindão – a sobra é […]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.070 outros seguidores

