Brincando com a Comida IV – biscoitos decorados

cookiescostasLOW

cookiescostascloseLOW

E aí, o que você achou?

cookiesfrenteLOW

Sinceramente? Para mim, não passa de um biscoito.

Biscoitinhos de Cortar

  • 100g (1/2 xícara) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • 1/2  xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 ovo (não deve estar gelado)
  • 2 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Peneire a farinha , o sal e fermento em uma vasilha e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e branquinho. Junte o ovo e a baunilha e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha aos poucos e continue batendo em velocidade baixa somente até a farinha sumir na massa. Se ficar muito pesado para bater com a batedeira, misture com uma espátula grande ou com as mãos, mas sem trabalhar muito.  Junte a massa numa bola e embrulhe em plástico. Amasse para formar um disco e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo também polvilhado, até ficar com 0,50cm de espessura. Corte com o cortador de biscoito de sua preferência e transfira seus novos amiguinhos para uma assadeira de alumínio. Não precisa untar. Amasse os retalhos e corte tudo de novo, até acabar a massa ou a sua paciência.

O tempo de forno depende também do tamanho e formato dos biscoitos, mas dê uma olhada depois de uns 8 a 10 minutos. Se eles estiverem douradinhos nas bordas, retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma e depios transfira para uma grade. Deixe esfriar completamente para decorar. O rendimento varia muito pelo tamanho dos biscoitos, mas vamos chutar em umas 50 unidades de 8cm, pode ser?

Glacê Real

  • 1 clara de ovo
  • 250g de açúcar de confeiteiro

Bata a clara na batedeira até ficar parecendo uma espuma de detergente. Junte o açúcar aos poucos e bata em velocidade baixa até misturar. Aumente para velocidade alta e bata por uns 10 minutos. Se estiver muito duro, pode ir pingando um pouquinho d’água por vez e misturando até ficar na consistência desejada.

Divida o glacê em potinhos e pingue corante em gel alimentício na cor e quantidade desejada. Cuidado com os corantes vermelho e preto: eles são traiçoeiros e nunca ficam na cor que a gente quer – escurecem depois de uma ou duas horas.

Passe os glacês coloridos imediatamente para saquinhos de confeitar com bico perlê bem fininho (no. 1 ou 2), ou então para saquinhos plásticos tipo ziploc (tem que ser de plástico bem resistente, para não rasgar). Corte a pontinha do saco plástico e deixe a criatividade rolar… O glacê seca completamente em umas 12 horas – mesmo que ele pareça estar durinho, espere esse tempo antes de embalar, guardar ou empilhar, tá?


Comments

  1. Simplesmente amei! Esses biscoitinhos vestidos de gala estão muito graciosos. Adoro fazer biscoitos decorados. E a criatividade do texto com as fotos… perfeita!
    Bjs.

  2. Olá!!

    Esses biscoitos são uma verdadeira surpresa!:) Ficaram o máximo vestidinhos de noivos!…tenho a certeza que um casal assim só pode ser feliz para sempre!;)

    Beijinhos!

  3. Ah, é o tipo de receita legal de fazer pra um lanche mais enfeitado, né? :)
    É divertido, mas parece dar um trabalho maior que o resultado, não?

    Olha, vou tentar fazer aquele biscoito de limão, só que com maracujá, amanhã (terça)!
    Se der certo ou errado eu venho aqui avisar.. rs

    Beijo!!

  4. Descobri o seu blog hoje e apenas A-do-rei :) Já fiz um link lá no meu.

    Beijinhos de Lisboa,
    Carlota

  5. Olá de Novo!

    Obrigada pelo seu comentário lá no Tangerina. Tentei lhe mandar um mail mas o link aí do lado não deixou :( assim cá vai a resposta… Ginjinha é um licor de Ginja/Cereja muito comum em Portugal veja aqui…http://www.ginjadeobidos.com/.

    Beijinhos,
    Carlota

  6. Eu ainda não testei nenhum receita, ams o blog é adoravel!
    Parabéns
    beijo

  7. oi Paula, Que bom que voce deixou um comentario no meu blog pois assim conheci teu blog!! Estou adorando!! parabens!!!
    Um beijo
    Flavia

  8. Biscoito Mondrian – que máximo!!!!!!
    Beijinhos.

  9. Que belo casamento, e quem comeu deve ter ficado feliz para sempre…
    Bjim
    Léia

  10. This is one of my most favorite artists! Adorable.

  11. Ficaram um charme só decorados com roupinhas, amei!

  12. Paulinha, eu tbm nao teria coragem de comer esses noivinhos… menina, ficaram maravilhosos esses biscoitinhos!!
    Bjãooo

    Mari

  13. Oi Paula,
    Tenho o cha de meu bebe dia 30 de janeiro. Gostaria de fazer uns biscoitinhos como esses em formato de mamadeira. ja comprei o cortador no formato e tudo… vou utilizar sua receita pra base do biscoito, mas para a decoracao, esta pensando quanto tempo dura o glace real?
    quanto tempo antes eu posso preparar os biscoitos? Posso conserva-los na geladeira? tem alguma outra maneira de decorar os biscoitos? se tiver vc me passa a receita?
    Como moro na Nz nao posso encomendar seus trabalhos maravilhosos…
    Ai vou me arriscar tb a fazer um bolo coberto com pasta americana, aqui compro ela pronta no supermercado…. ja pesquisei no you tube uns videos heheh, ja sei que posso usar doce de leite embaixo pra pasta fixar no bolo, mas oque eu nao sei eh se depois que eu colocar a pasta ela pode ir pra geladeira…. vc sabe se pode? Muito muito muito obrigada.

  14. Olha,meus parabens!! Seu blog e 10!! Ontem fiz seus biscoitos e amei,sao faceis de fazer e gostosos. Fiz o biscoito de cortar(por enquanto) e receita aprovada por minha filhota. Parabens e muito sucesso!

  15. Olá adorei seu blog, tem tudo que eu procurava!!! Só estou com uma duvida, quero fazer os biscoitos mas com palitinhos para ficar tipo pirulitos.Quando devo colocar os palitinhos??? Obrigada

  16. Olá,
    Parabéns pelo seu trabalho é simplesmente LINDO!!
    Achei seu blog procurando receitas para fazer os biscoitos para as crianças,principalmente para minha filha que acha um encanto.
    Fiz o seu passo a passo com a receita dos biscoitos e a decoração do glacê e esperei secá-los,só que ficaram moles.Não sei o que houve ? Até então estavam no ponto( crocantes).
    Eu os decorei com o glacê e coloquei em uma assadeira para que o glacê secasse cubri somente com um papel toalha e os deixei na mesa.Pode me ajudar?Onde foi que eu errei?
    Beijocas.

  17. Oi, seu trabalho é tão lindo e bem feito! Parabéns!
    Acontece comigo o mesmo que a leila disse acima. Os biscoitos ficam com consistência “murcha” como acontece com biscoitos que deixamos fora da embalagem…
    Conversei com a Bridget do bakeat350, ela disse que os biscoitos não são crocantes mesmo, porque o glacê (principalmente flooding) e a secagem deixam que a umidade entre no biscoito.
    Mas tenho percebido que o paladar dos brasilieros (principalmente dos mineirinhos aqui tão acostumados às quitandas, rsrsrs) isto não é agradável, sempre querem biscoitos mais torradinhos e crocantes. Alguma dica? Agradeceria muito.

  18. Paula, amo esse lugarzinho gostoso.
    Estou sempre aqui, mas caladinha rsrsrs
    Eu fiz esses biscoitos e ficaram ótimos.
    Postei a receita no meu blog, dá uma olhadinha lá.
    Bjim

  19. Sobre a receita do biscoito fiquei apenas com uma duvida: a massa ficou um pouquinho quebradica, com uma certa dificuldade para abrir e fazer os recortes, principalmente no final. Obrigada.

  20. AMEIIII seu Blog, e sua generosidade, muito obrigada!!!

  21. Oi, uma dúvida… se sobrar como faço para guardar? Na geladeira? Por quanto tempo?

  22. Olá conheci o seu blog hoje e achei muito fofo,gostaria de fazer esses biscoitos para o aniver do meu filho ,mas não tenho experiência com glacê,vc poderia me informar depois de ambalados quanto tempo pode ser guardados?e pode colocar na geladeira?
    bjs,yara

  23. Irina Vieira says:

    acabei de fazer.. e pela PRIMEIRA vez em muitas tentativas anteriores.. uma receita que não me deu medo de partir o dente!!! kkkkkkkkkk.. as outras que eu ja fiz, não se podia comer!! não pelo sabor, mas pq ficavam duros os biscoitos. Uma vez até me lascou um dente (a serio!). Enfim.. adoro.. so tive dificuldade de cortar a massa.. ficou mole, mesmo depois de ir a geladeira.. :( mas pronto, deu certo! é o que importa!

    Obrigada, beijinhos do Porto – Portugal

  24. Que blog maravilhoso!! Adorei tudo mesmo. Não sei nem dizer de qual receita (e história) eu gostei mais!

  25. Oieeee…. que lindo tudo que tu faz, mulher!!!! Amei.
    Vc já fez algum dos Minions? vou arriscar, depois te falo! beijos e parabéns!!

Trackbacks

  1. [...] 1. biscoitos 2. os mesmos cortadores usados para cortar a massa, 3. glucose de milho (Karo) 4. pasta americana [...]

  2. [...] nas bordas e bem macio por dentro, super saboroso. A mensagem foi escrita com glacê real (receita aqui e aqui), e o coração cortado em pasta americana e colado com glucose. Se faltar habilidade, um [...]

  3. [...] mensagem foi escrita com glacê real (receita aqui e aqui), e o coração cortado em pasta americana e colado com glucose. Se faltar habilidade, um [...]

  4. [...] mensagem do cookie foi escrita com glacê real (receita aqui e aqui), e o coração, cortado em pasta americana e colado com glucose. Se faltar habilidade [...]

  5. [...] de biscoitos quebrados (usei esta receita aqui, mas pode usar comprado se [...]

  6. [...] 1. biscoitos 2. os mesmos cortadores usados para cortar a massa, 3. glucose de milho (Karo) 4. pasta americana [...]

  7. [...] 1. biscoitos 2. os mesmos cortadores usados para cortar a massa, 3. glucose de milho (Karo) 4. pasta americana [...]

  8. [...]  1 receita de massa de biscoitos amanteigados (a sugestão é essa ou essa) [...]

  9. [...] um belo dia vi o cookie Mondrian (uma referência ao quadro Composition II in Red de Piet Mondrian) na versão em português sendo [...]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 970 outros seguidores

