Bolo de Banana Caramelada

BananaUpsideDown 01LOW

Como estou numa semana meio atolada de encomendas, resolvi postar esse bolinho.

Esta receita foi postada originalmente no site The Wicked Noodle, na seção “Be Our Guest”. É daqueles bolos de banana bem tradicionais, que tem em toda padaria (pelo menos aqui em São Paulo), com uma camada de bolo macio e as bananas carameladas por cima, hmmmmm….

Bolo de Banana Caramelada

Para a camada de bananas:

  • 1 1/2 xícara (170g) de açúcar
  • 5 a 6 bananas maduras (não pode estar meio verde, não, senão elas ficam duras)
  • Para o bolo:

  • 2 xícaras (240g) farinha de trigo
  • 1 xícara (90g) maizena/ amido de milho
  • 1 colher de sopa de fermento em pó quimico
  • 4 ovos separados
  • 4 colheres de sopa (56g) manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (200g) açúcar
  • 1 xicara (200ml) leite
  • Faça a camada de bananas

    1. Coloque o açúcar numa assadeira redonda de 25cm (nesse eu usei uma quadrada de 20cm), e leve ao fogo para caramelizar o açúcar, usando luvas para não se queimar. Quando estiver fluido e com uma cor castanha (não deixe escurecer muito para não amargar), distribua o caramelo pelo fundo e laterais da forma. Reserve.

    2. Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento, e distribua sobre o caramelo, com a parte cortada para baixo. Tente colocar as bananas bem próximas entre si e das laterais da forma, assim será mais fácil de desenformar.

    Faça o bolo:

    1. Preaqueça o forno a 180°C.

    2. Numa vasilha, peneire a farinha, a maizena e o fermento. Reserve.

    3. Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal e reserve.

    4. Na batedeira, bata a manteoiga, o açúcar e as gemas até formar um creme claro e fofo.

    5. Ainda batendo, adicione a mistura de farinha em três adições, alternando com o leite. Bata somente até estar homogêneo. Com uma espátula grande, incorpore as claras em neve delicadamente.

    6. Despeje a massa sobre a camada de bananas e asse por 40 a 50 minutos, até estar dourado e o palito sair seco. Deixe o bolo esfriar um pouco, mas desenforme morno.

    BananaUpsideDown 02LOW

    Comments

    1. Eu sei que é palermice, mas tenho uma embirração com bolos de banana…
      Só que vendo este, lindo de babar, já nem sei do que esta a falar! :) :) :)

      Beijinhos e bom trabalho.

    2. Minha avó de vez em quando faz esse bolo! :)
      É bem gostoso mesmo. rs

      Beijos e bom sábado!

    3. Eu amo bolo de banana caramelada!!!!! E esse… está um absurdo de bonito! Eu quero :'(
      Beijos!!!

    4. Aqui em casa faço muitos bolos, cucas e muffins com banana. Gostamos bastante.
      O seu design ficou lindo e convidativo!
      Bjs :)

    5. Minhas bananas não ficam tão arrumadinhas assim, rsrs. Esse bolo é delicioso, com maças também. Grande beijo

    6. Você consegue transformar um simples bolo de banana em algo muito atraente. Para quem já gosta dele, dá até mais prazer comê-lo assim.
      Bom final de semana!

    7. Hummmm, minha mãe sempre faz esta receita :-)

    8. Ficou lindo, até parece uma palmeira no cimo do bolo. Eu não sou de comer bananas ao natural mas adoro bolos ou doces que levam banana, ainda por cima com caramelo que é um dos meus sabores favoritos :)
      Adorei!

    9. Que lindo!
      Não sou muito fã de banana (a fruta), mas adoro tudo o que é feito com banana. Vou fazer.

      Beijos

    10. Oi Paulinha! Tudo bem? Parabéns, o seu site continua sendo o melhor blog guloseimístico da internet!!!
      Você tem uma receita matadora de cheese cake pra compartilhar? Estamos mó a fim de fazer, já que temos belos morangos no super-mercado.
      Um beijo pra você e pro Lelê Felix!!!!

    11. Gostei da forma quadrada! E as fotos estao lindas mais uma vez!!
      Bjs e boa semana!
      Flavia

    12. Tô de teto baixo hoje mas acabo de melhorar só de olhar para esse bolo lindo, Paula!

    13. Paula,
      amo esse bolo de banana caramelada, está tão lindo!!! Parabéns!!!!
      Um beijo e ótima semana!

    14. Nossa esse bolo parece uma delicia, adoro esses bolos com banana.

      Adorei seu site, vou voltar sempre.

      Beijinhos

    15. Estou MARAVILHADA!!!
      Que bolinho tão soberbo…estou a babar só de olhar ;)

      Parabéns por esta delícia :D
      Beijocas
      Sónia

    16. Muito obrigada por colocar na receita gramas ao lado da medida xícara.
      Em Portugal tenho alguma dificuldade em fazer a conversão.
      Vou fazer o bolo de seguida, o meu marido adora tudo que leve banana-

    17. Por favor vêr no post da receita (bem casados) a receita do Tecolameco um doce tradicional dos casamentos na minha família.

    18. Adoro o bolo de banana caramelizada…faz tempinho que não faço…deu vontade agora, a única coisa é que as vezes não dá muito certo a calda e a banana fica grudada na forma ;(, o seu parece uma delicia.
      bjs
      Paula

    19. Fiz e gostei muito!!!
      Esta massa surpreendeu-me muito e este bolinho saiu para comemorar o 1º aniversário dos Paladares da Isa

      http://paladaresdaisa.blogspot.com/

      Bjos

    20. Que maravilha… que apresentação fantástica.
      parabens o seu blogue é um verdadeiro paraíso!

    21. Oi!
      Fui ao mercado comprar frutas ontem e não sei o que aconteceu, mas as bananas chegaram todas “despencadas”… tratei de procurar uma receita e esta pelo visto deve ser maravilhosa… Vou já já fazê-la.
      Bjks.

    22. Fiz a receita e adorei ficou uma delícia.

    23. Nossa, minha avó sempre fazia esse bolo… Muitas saudades dela. Agora minha mãe sempre faz… e eu também faço!
      É bem simpático e gostoso, quando faço o pessoal da faculdade pede pra eu levar… hehehe… Como tudo e não sobra nada pra ninguém!

    24. O resultado do bolo de banana foi simplesmente demais! Maravilhoso! Gostei também da explicação detalhada, com todas as dicas necessárias para o bolo ficar assim tão lindo e delicioso como o da foto.
      Cada detalhe foi seguido à risca, e eu recomendo a todos que gostam desse tipo de bolo. A única alteração que farei da próxima vez é a quantidade de açúcar para o caramelo. Acho que 1 xícara de acúcar é suficiente, fica uma boa calda, sem excessos.
      Parabéns pelo site e pelos cuidados com cada detalhe.

    25. gostei da receita vou esperimentar

    26. Oi Paula!

      Feito, aprovado e elogiado! Adorei! Minha única contribuição foi incluir essência de baunilha e um pouquinho de rum. Ficu tudo de bom!

      Parabéns pelo Blog e obrigada por compartilhar suas experiências conosco!

      Beijos,
      Stefânia

      • thecookieshop says:

        Tentei deixar um comentário no seu blog mais cedo, seu bolo ficou lindo! Aliás,seu blog é muito lindo!
        bj,
        Paula

        • Oi Paula!

          Obrigada Querida! Eu adoro vir aqui e dar uma olhadinha nas suas comidinhas! Ah, até indiquei para um amigo que a esposa vai ter bebê em breve…adorei as idéias para lembrancinha!

          Beijocas!

    27. marciela da costa says:

      esse bolo e muito gostoso,o meu saiu perfeito.obrigada pela receita

    28. Susana_Angra says:

      Amei seu site, é a primeira vez que eu entro, muito bacana!!! Vc tem caderno de receita seu??? Que tal lançar com as receitas mais práticas e gostosas que vc tem???
      Bjs Susana

    29. Paula,

      conheci seu site hoje, e encontrei esta maravilha de bolo, lindo e delicioso, fiz numa forma anel, olha não ficou tão lindo como o seu…mas prá ter uma idéia , mal desenformei já quase acabou, que bolo fofinho e gostoso….

      tuca.

    30. foi o primeiro bolo de banana que fiz e ficou ótimo ja estou no segundo ,sempre comprava na padaria e ficava imaginando que numca coseguiria fazer igual .tentei e deu certo ,obrigado pela receita nota 10!

    31. eu fiz a receita e adorei ficou uma delicia!!!!!!

    32. meu bolo ficou uma maravilha nem dar vontade de comer com pena

    33. Nooooooooooooossa, em primeiro lugar, ameeeeeeeeeeeei o seu site!!!!!!!!!!!!!
      É notável o seu carinho, o seu amor e a sua dedicação em cada detalhe, lindíssimo!!!!!!!!!!!!!!
      Em segundo lugar, a receita do seu bolo fez um grande sucesso aqui em casa e fiquei super feliz com o resultado. Eu fiz esse delicioso bolo para o café da tarde do último domingo para celebrar um ano de namoro da minha irmã, um bolo lindo com pessoas especiais, foi ótimooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Obrigada por me proporcionar tanta felicidade e parabéns pelo seu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    34. eu ainda nao provei mas vou tentar fazer um desses la em casa !bjim!

    35. Eu estava à procura de uma receitinha bacana ,topei com várias,mas nenhuma delas trazia o que eu esperava para esse domingo à tarde.Então….algumas páginas depois , gostei do que vi e do que li.Na medida!Adorei a dica para um domingo gostoso!

    36. Esse bolo e um espetaculo, fiz para o cafe da manha e a minha filhinha de 1 ano e oito meses adorou ela e louca por banana. Ha eu acrescentei canela na massa do bolo ficou um espetaculo. Beijos e obrigado!

    37. Já sigo este blogue e muito atentamente este post há imenso tempo, está decidido tenho que fazer este bolo…depois conto como foi :)
      Parabéns pelo blogue e 1 beijinho!

      Sónia Torres

    38. Eu fiz ele e ficou maravilhoso.Da pra fze com abacaxi tb.Eu recomendo vivamente parabens!!!!

    39. vou fazer depois eu falo..

    40. eu fiz ficou muito bom so q as bananas grudarao q fiz de errado

    41. ACABEI DE FAZER O BOLO DE BANANA E FICOU DIVINO MARAVILHOSO NOSSA MEN PARECE QUE FUI EU QUEM FEZ
      KKK AMEI A RECEITA

    Deixe um comentário

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 936 outros seguidores

