Cupcakes da Princesa

princess cupcakes

Se você veio parar aqui em busca de um cupcake da Bela Adormecida, Branca de Neve, Cinderela ou Lady Di, me desculpe, mas vai ficar para uma outra vez.

Esses lindos bolinhos verdes são uma adaptação do Princesstårta (bolo da princesa), uma receita típica da Suécia. Segundo reza a história, o bolo foi criado na década de 30 pelo autor de livros de culinária Jenny Åkerström, para homenagear as três princesas suecas, Margaretha, Märtha e Astrid. Hoje, o delicioso bolo com camadas de chantilly, creme de baunilha e marzipan é super popular por lá, em aniversários e também nos cafés e docerias.

E por falar em marzipã, hoje seria aniversário da minha mãe, uma verdadeira adoradora do doce de amêndoas.

Ela foi uma mulher forte, independente, que criou e sustentou três filhos pequenos sozinha, depois que meu pai morreu.  Mas também era suave, divertida e minha parceira em muitas aventuras na cozinha.

Como eu, ela adorava um docinho. Se fosse bem bonito e ainda viesse com uma história de princesa, melhor ainda.

Cupcakes da Princesa (rendimento: 5 bolinhos)

Esses bolinhos são como filhos pequenos – dão a maior trabalheira, mas valem muito a pena! Nenhuma das partes envolvidas no preparo (bolo / chantilly/ creme/ calda de rum) são difíceis, o mais complicado foi a montagem e deixar a cobertura bem lisinha.

O marzipã utilizado para cobrir os cupcakes foi feito em casa, e eu prometo postar a receita muito breve, assim que ela for melhor aperfeiçoada. Pode ser feito tranquilamente com marzipã comprado ou, para uma versão menos tradicional, com pasta americana.

Bolinhos de baunilha (adaptada daqui) – pode ser feito com até dois dias de antecedência

  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá rasa de fermento
  • pitada de sal
  • 50g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedacinhos
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de leite
  • gotas de baunilha


1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque 5 forminhas de papel nº0 em uma forma para muffins.

2. Na tigela da batedeira, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Misture bem.

3. Em outra tigela, misture o leite, os ovos e a baunilha. Reserve.

4. Coloque os pedacinhos de manteiga na mistura de farinha e bata em velocidade baixa até virar uma farofa. Os maiores pedaços de manteiga não deverão ser maiores que ervilhas.

5. Com a batedeira ligada, acrescente a mistura de leite aos pouquinhos. Bata somente até ficar homogêneo.

6. Distribua a massa entre as forminhas preparadas. Leve ao forno por mais ou menos 15 minutos, ou até o palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Deixe esfriar sobre uma grade antes de proceder com a montagem.

Creme de Confeiteiro – pode ser feito com 1 dia de antecedência

  • 1 xícara de leite
  • 2 gemas
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • essência de baunilha (eu usei 1/2 colher de chá)
  • 1 colher de sopa de manteiga

Numa panela pequena, antiaderente, leve o leite ao fogo até aquecer bem, mas não deixe ferver. Enquanto isso, bata bem as gemas com o açúcar e a maizena, até ficar branquinho.

Misture metade do leite quente com as gemas batidas e mexa bem, até dissolver. Passe tudo para a panela do leite e leve ao fogo médio/ baixo, mexendo sempre, até engrossar. Tire do fogo e misture a manteiga e a baunilha muito bem.

Passe o creme para uma tigelinha e coloque um plástico em contato com a superfície, para não formar película. Deixe esfriar muito bem para utilizar.

Calda de rum – pode ser feito com até uma semana de antecedência e quardado em geladeira

  • 1/4 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de rum

Numa panela pequena, junte a água e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Deslique o fogo e junte o rum. Utilize frio.

Para a montagem

  • bolinhos
  • creme de confeiteiro
  • calda de rum
  • 200ml creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • geléia de framboesa
  • 400g de marzipan
  • corante verde (bem pouquinho)
  • corante rosa para as florezinhas, ou flores naturais para decorar

princess etapas

Misture o marzipã com uma gotinha de corante comestível verde. Amasse bem para ficar uniforme. se começar a grudar nas mãos, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro. Reserve embrulhado em plástico para não ressecar.

Corte o topo dos bolinhos para nivelar (figura 1). Retire as forminhas e vire os bolinhos de cabeça para baixo. Corte em quatro camadas finas. Despreze a camada de cima (figura 2).

Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos duros (chantilly).

Sobre o pratinho de servir, ou sobre uma rodela de papelão forrada (eu usei fundos de forminhas de tartelettes), monte as camadas, sempre molhando o bolo ligeiramente com a calda:

  • primeiro a geléia, uma camada bem fininha;
  • sobre a geléia, uma colher de chá de chantilly;
  • mais uma camada de bolo molhadinha de calda;
  • uma colher de chá de creme de confeiteiro;
  • uma camada de bolo molhadinha de calda
  • cobrir todo o bolinho com chantilly, deixando o topo bem redondinho (figura 3)

Faça o mesmo com todos os bolinhos e guarde na geladeira enquanto abre o marzipan com um rolo, sobre uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro. Dá pra ver a espessura na figura 4.

Corte rodelas grandes o suficiente para cobrir cada bolinho. Coloque o marzipan cuidadosamente sobre o cupcake e vá massageando com muito cuidado para formar a “meia esfera”. No começo vai ficar um babado nas pontas, mas é só ir ajeitando com carinho que fica bem lisinho. Corte o excesso com uma faquinha bem afiada.

Transfira para pratos de sobremesa. Polvilhe açúcar de confeiteiro e enfeite com florezinhas de marzipan. São melhores consumidos no dia em que são feitos

princess_cupcakes_stand

Comments

  1. São os bolinhos mais lindos que já vi, Paula. Muito delicados, como tudo o que você faz.
    A minha mãe, como a sua, também adorava marzipã e outros docinhos. Deu uma saudade dela agora!

    xoxo

    • thecookieshop says:

      Também morro de saudades da minha quando leio os posts que falam da sua mãe… Mas eu tenho certeza de que elas estão nas nossas cozinhas sempre que a gente precisa delas.

      bjs

  2. Nossa, Paula! Lindos!! Mesmo! Parabéns! =)

  3. Uau, verdadeiramente principescos :)
    Dá até pena comer de tão perfeitos que ficaram mas devem ser super deliciosos. Super caprichados!

  4. Perfeito!!! Como tudo o que sempre vejo nesta maravilha que é o seu blog… cada vez que cá venho fico meia boba olhando a telinha e murmurando muitos “ohhhh’s” :)))

    Beijinhos,
    Carlota

  5. Olá,

    acabei de descobrir o seu blog e adorei as fotos e fiquei com vontade de experimentar as receitas.
    bjs

  6. Paula Calabró says:

    Que lindo! E pensar que eu poderia acabar com ele em 2 dentadas… tadinho…

  7. Paula, eu sou como tua mãe e adoro uma receita com historia! Torna tudo mais bonito não??!!!
    Um bj,
    Flavia

  8. Olá, Paula!

    São maravilhosos estes bolos! Acho que o marzipã dá um certo “status” aos doces e, na verdade, é tão simples! Não acha??!!
    Adoro receitas cheias de história! E fico “perdida” ao ver a maneira como você os faz, com todo o carinho transparecendo! Lindos, como sempre são os seus doces! Parabéns pelo seu trabalho, Paula!

    P.S.: meu pai se chamava Paulo, é o meu herói até hoje! Era a pessoa mais apaixonada por doces que já conheci na vida! Outra formigona é a minha irmã caçula, Paula, sua xará! Será que há uma ligação ao nome??? Brincadeirinha!!!!

  9. Outra receita de matar com certeza, com os olhos e com a boca. Adoro sempre saber a história por trás da origem das receitas. Obrigada pelo presente.

  10. Nossa, que capricho seus cupcakes. Maravilhosos.
    Deve concerteza ser hiper saborosos. Lindos, lindos, lindos.

  11. Vejo toda semana e evito manifestacoes porque afinal, como tia, tudo que vc faz e lindo e maravilhoso… rs
    Desta vez nao deu pra ficar quieta, gostaria que sua mae estivesse se deliciando, tomara que esteja…

  12. Sem muitas palavras pra definir a beleza dessas coisinhas fofas. Devem deixam qq um na dúvida de quanto tempo ficar olhando para só depois tomar coragem em comer. Achei fácil, apesar de um tico trabalhoso, mas o final compensa muito. Parabéns!

  13. Ma-ra-vi-lho-sos :-) adorei o tutorial :*

  14. Paula, que lindos!!! Umas fofuras! Vc.está de parabéns!!! Bjs.

  15. Estava tentando entrar no blog em português e não consegui e entrei no blog em inglês por acaso e deixei outro comentário lá. Conexões são um mistério.

    Esse bolo é tudo! Enfim, um brinde a tua mãe!

    C.

  16. Que obra prima, Paula! Que delicadeza! Me surpreendeu esse cupcake. Achei o nome super fofo, mas as fotos estão demais! Parabéns pelo trabalho, que não deve ter sido nada fácil mesmo.

  17. que lindo. Eu ia ficar com pena de comer. Mas como acho que a beleza é proporcional ao sabor, neste caso, eu faria um ‘esforço’ pra devorar. :)

  18. Nunca acertei fazer o marzipan corretamente, é um problema.

    Ficaram uma graça ele bolinhos.

  19. Que maravilha ficaram estes cupcakes…adoro estes bolinhos, os seus ficaram impecaveis, e pelo jeito foi se tudo não? Tenho no meu blog uma lista de cupcakes, um melhor que o outro,
    bjs
    Paula

  20. Que coisa masi linda! Digno de uma princesa.

    Beijos

  21. Fofo demais!! Se minha sobrinha ver isso (apaixonada por doces e princesas), ela surta! :)

  22. Paula, esse blog é demais!! Que bolinho mas meigo é esse!! A Ameixinha tem razão, da dó de comer!! Amei. Mega beijo

  23. Lindos Paula!!! Pequenas obras de arte.

    Quanto mais vc faz essas coisas maravilhosas mais eu penso q preciso ser um polvo pra fazer tudo em outubro!hehe

    tentaçao!!!

    beijocas

  24. Ai, Paula!
    Saber que você gostou dos meus primogênitos me deixa emocionada!!!
    Os que eu mais gostei foram mesmo os de limoncello, mas sou suspeita, porque adoro limoncello (escrevi com “i” porque não é o original, tenho aqui em casa um fake) e adoro a combinação de côco com limão.
    Quanto a gelatina, acho que ficou com a mesma consistência do seu (pelo menos é o que parece, pela foto). Mas tenho de te dizer que a gelatina sem sabor, em pó, aqui em Portugal, não tem nada de parecido com a nossa aí do Brasil. É mais “fraca” e o sabor (apesar de ser “sem sabor”) deixa a desejar. Poderia ter acrescentado algum sabor à cobertura, mas como os bolinhos já tinham sabores, resolvi deixar apenas com o sabor do açúcar.
    Beijos e obrigada pelo comentário!

  25. Oi, Paula!
    Acabei de receber um e-mail de uma amiga minha, que namora um italiano, e ela me disse que limoncello é mesmo com “i”.
    E eu sempre achei que escrevia errado!!!
    Te envio este esclarecimento só para teu conhecimento, ok?!
    Beijo!

  26. Você se superou nessa… os bolinhos MAIS LINDOS EVER! Nossa… e ainda devem ter ficado tão gostosos!!
    Hmmm… estou esperando ansiosamente a receita de marzipã – adoro!!

    Paula, quase tive um treco esses dias: não sei porque, mas não estava mais conseguindo entrar no seu blog daqui do trabalho… gente, quase volto pra casa no meio do expediente! Hahahaha!

    Muito obrigada pelo comentário no meu blog. Me senti muito chic! Adorei!!!

    Beijos

    • thecookieshop says:

      :D Essas coisas da tecnologia… Deve ter dado um pau mesmo, porque outras pessoas me disseram que não estavam conseguindo entrar.
      Pode deixar que a receita do marzipã sai logo, logo.

      bjs

  27. Esses cupcakes são lindos, lindos. Minha filha se casa no proximo mes e faremos p dar aos padrinhos juntamente c o convite. Bjs.

  28. São lindos demaissssssssssssssss!

  29. Que coisa mais linda!!!!

  30. amei!♥

  31. Olá…esta é minha primeira visita em seu blog que por sinal será a primeira de muitas visitas!
    Adoro cupcakes e este ficou lindo!
    Parabéns
    Abraços
    Mariana

  32. Que coisa mais linda!!! Super delicado!!! Parabéns!!! Estou procurando receitas de cupcakes e achei o seu blog. Estou maravilhada com suas receitas!!!
    Estou criando um blog com algumas receitas também. Está sendo divertido. Por enquanto ele está meio precário, mas é falta de tempo. Vou começar a postar mais receitas e colocar fotos melhores.
    Beijim e parabéns mais uma vez!!!

  33. My love Cupcakes says:

    Queria perguntar para vc, o que seria essa grade, onde posso colocar para secar assim que assar. Porque fica mesmo bem molhado embaixo.
    As

    • thecookieshop says:

      Você pode encontrar em lojas especializadas em material para restaurantes e confeitaria, mas pode ser qualquer grade, até mesmo um escorredor de pratos seco serve.
      Abs,
      Paula

  34. Queria saber se dá certo assar os cupcakes em formas para doces normais ou tem que ser naquelas de papel manteiga (forneável)?
    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    • Dá pra assar em papel normal, desde que não solte tinta Vanessa. Eu uso umas da marca Mago que podem ser levadas ao forno, ou brancas tamanho 0.
      bj
      Paula

  35. Vanessa Costa says:

    Nossa eu fiquei muito feliz de encontrar seu site …. vi uma vez na tv e não recordava o nome dai eu ficava procurando na net e encontrei …….acho lindos seus doces e quando apaixoneiii vc é demais Parabens até ++++++++++++++

  36. Vi seu site muito bom os bolos parecem deliciosos .
    Parabéns.

    xau bjs

  37. Estou muito impressionada com o blog, adorei tudo que vi e li!!
    voce da cursos também??

Trackbacks

  1. [...] até dourar. Espere esfriar e corte em retângulos de tamanhos iguais e recheie como desejado. Usei creme pasteleiro de baunilha e creme chantilly, e açúcar de confeiteiro [...]

  2. [...] Continue lendo e aprenda como fazer em The Cookie Shop. [...]

  3. [...] de maleabilidade. Deu para fazer as rosinhas que estão nesse cupcake dentro do vaso, cobrir os cupcakes da princesa e fazer outras flores com [...]

  4. [...] até dourar. Espere esfriar e corte em retângulos de tamanhos iguais e recheie como desejado. Usei creme pasteleiro de baunilha e creme chantilly, e açúcar de confeiteiro [...]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 963 outros seguidores

