Tortinhas de maçã da Branca de Neve

Quem tem filho pequeno sabe: é bom escolher com cuidado os filmes e desenhos que vai colocar, porque você estará fadado a assistir junto com ele o bendito quatrocentas milhões de vezes por dia, todos os dias, por meses a fio. Porque tem que ser junto, não adianta colocar o filme e tentar VAZAR porque não rola.

Nesse exato momento, por exemplo, isso está acontecendo aqui em casa com os filmes das princesas da Disney – mais especificamente, o DVD da Branca de Neve está sendo FURADO de tanto uso.

A pequena assiste feliz, até a hora em que aparece a bruxa com a maçã envenenada. Fiquei até com medo dela desistir da fruta, mas o fenômeno curioso foi um aumento no consumo de maçãs aqui em casa.

Com tantas maçãs circulando por aqui, e estando tão lindas quanto as da bruxa, já que estão na época, não resisti e roubei algumas para fazer essas tortinhas, que são diabolicamente deliciosas.

Tortinhas de maçã – da revista Martha Stewart Living (rende 8 tortinhas)

Para a massa

  • 1 xícaras de farinha de trigo, e mais para a superfície de trabalho
  • 1 / 2 colher de chá de açúcar
  • Sal
  • 100g de manteiga sem sal gelada, cortada em pedaços pequenos
  • 1 / 4 de xícara de água gelada

Para o recheio

  • 2 maçãs Granny Smith ou a outra maçã firme (eu usei Gala)
  • 1 / 4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de rosca, de preferência feita na hora
  • 1 colher mais 1 1 / 2 colheres de chá de Calvados ou outro brandy de maçã
  • 1 colher de chá de suco de limão fresco
  • 1 colher de chá de farinha de trigo
  • Sal

Para a montagem

  • 3 maçãs Granny Smith ou outra maçã firme (também usei Gala)
  • 2 colheres de chá de suco de limão fresco
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 / 4 xícara de geléia de damasco, aquecida e peneirada (Eu usei geléia de maçã nas minhas)

Faça as massinhas:

No processador, ou numa tigela grande, misture a farinha, açúcar e meia colher de chá de sal. Adicione a manteiga, e pulse (ou esfarele com as pontas dos dedos) até que a mistura se assemelhe a uma farofa grossa com alguns pedaços maiores.

Regue com a água uniformemente sobre a mistura. Pulse (ou misture com um garfo) até a massa começar a se juntar (não deve estar molhado ou pegajoso, nem seco demais). Pressione a massa em um disco e embrulhe em plástico. Leve à geladeira por 30 minutos.

Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa gelada na espessura que desejar (eu gosto fininha). Corte rodelas um pouco maiores que as forminhas de torta e pressione a massa no fundo e nas laterais das formas, deixando uma sobra para fora, e remende os furos ou rasgos. Apare o excesso de massa usando uma faca, e deixando bem rente à bordinha da forma. Leve à geladeira até que fique firme, pelo menos  uma hora. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 graus.

Faça o recheio:

Descasque e tire o miolo das maçãs e corte cada uma em 8 gomos. Misture com açúcar, farinha de rosca, Calvados, suco de limão, a farinha e uma pitada de sal. Espalhe tudo em uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos. Vire as maçãs e asse até estarem muito macias e caramelizadas em torno das bordas, entre 15-20 minutos. Raspe em uma tigela, e amasse com um garfo até virar um purê. Deixe esfriar.

Monte as tortinhas:

Corte em quartos e tire os miolos das maçãs. Usando uma faca afiada ou uma mandoline corte fatias bem fininhas e misture com o suco de limão. Espalhe 2 colheres de purê de maçã nas massas das tortinhas.Arrumeuma camada de fatias de maçã, pincele com manteiga derretida e polvilhe metade do açúcar. Faça outra camada, pincele manteiga e polvilhe com o restante do açúcar. Asse até dourar as maçãs em torno das bordas, cerca de 1 hora e 5 minutos. Pincele com a geléia para dar brilho. Deixe esfriar um pouco, retire das forminhas e sirva.

* A linda luva usada nas fotos está à venda na loja virtual da Ana Sinhana, ou sob encomenda.

Comentários

  1. Paula, essa história me fez lembrar de quando minha filha era pequena e assistia tanto os mesmos desenhos, que repetia as falas junto com os personagens…
    Tortinhas de maçãs são irresistíveis.
    Bjs.

  2. Tô quase me oferecendo para ver a Branca de Neve com a pequetita só pra comer uma tortinha dessas… :)

    Lindas, Paula!

    Quando a Jéssica era pequena gostava de ver uma fita que meu irmão havia gravado dos Mamonas Assassinas no Programa Livre – nada pedagógico, eu sei, mas ver aqueles tontos com roupas listradas de preto e branco pulando e se jogando no chão acalmava a criança… :)

  3. Nossa que delícia, eu acabei de postar em meu blog os seus biscoitinhos eu amei faze-los e agora estas tortinhas já encheram meus olhos e minha boca; é!, da até pra salivar com estas imagens rrsssrrss. Bom vou ter que fazer né, não tem outro jeito.
    Beijos
    Edna

  4. Lembro-me de assistir aos filmes “A Bela e o Monstro”, “Bamby” e “Alladino”” muitas vezes mas era por causa das músicas :) Ficavam no ouvido he he
    Torta de maçã faz parte da minha vida, não há como não gostar!

  5. Só para dizer que eu tenho uma luva igual tá? :-D Adorei Paula! Aqui em casa eles saíam correndo da sala na hora da bruxa, tooooda vez que assistiam. Bjs

  6. Hahahahaha!!!! Crianças são sempre iguais! ainda não tenho filhos, mas como eu e a minha irmã temos 18 anos de diferença, sei bem como é isso… O filme que ela mais viu foi Nemo, todos já sabíamos as falas de cor! Agora que ela já está com 9 anos não exige companhia para ver os filmes, mas continua vendo duzentas vezes o mesmo filme (agora ela tá na fase do Alice)…
    Adorei as tortinhas, adoro tortinhas de frutas!!
    Beijinhos
    Dani

  7. Estão com um aspecto delicioso! Eu adoro tarte de maçã, bolo de maçã, tudo maçã… Esta receita vai para a minha lista!

  8. estao tao bonitas as tortinhas linda
    eu bem que comia uma agora
    beijinhos

  9. hehehe, adoro usar ‘desculpas’ de desenhos prar cozinhar, o Francisco vive me pedindo pra fazer bolo de desaniversário!! Agora essa torta de maçã vai entrar pra minha lista também! ;D

  10. Diabólico é eu ler (e ver, pior ainda) esse post delicioso 2:33 da manha. Muita fome e nenhuma disposição nen pra levantar e ir na geladeira pegar uma maçã. Aliás adoro tortinha de maçã. Lembram mesmo a infância. Por quê será que toda mãe dá muita maçã pros filhos? Minha mãe me entupia! Enfim… (procura um analista) auhauha Bjao Paula!

  11. ain, q saudade da heleninha!
    eu tmb dobrei o consumo de maçãs qdo vi a branca de neve… hahahaha… e não podia ser qlqr maçã, tinha que ser aquela argentina bem vermelhona!

  12. Teve uma época em que a gente não podia chamar a Bia pra nada, pois ela só respondia se a gente gritasse: “Branca de Neve, vem almoçar”!
    Era esse filme 5, 10 vezes por dia!
    Mas, sabe, depois passa e dá uma saudade… bem melhor do que ter que correr pra levar e buscar na balada, te garanto!
    E a luva… puxa, fico tão feliz de ver minhas crias em cozinhas tão especiais assim… a sua, a da Lu…
    Ai, *suspira*, mãe orgulhosa!
    Bjs saudosos,
    Ana

  13. Que delícia!!! As fotos estão incríveis e a tortinha parece mega apetitosa!

  14. Oiii , eu admiro muito o seu trabalho , você é uma verdadeira artista hahahahah
    simplesmente aguça ainda mais nossos paladares , está de parabéns!!
    mas gostaria de saber que marca e que número da câmera que você usa , porque as imagens são muito nítidas , muito boa … ficarei agradecida em saber :)
    beijos e muito sucesso pra ti .

  15. A história é hilária. Minha mãe relata o mesmo que você. Nós (eu e meu irmão) praticamente a traumatizamos. rs
    A tortinha é uma graça. Achei muito boa a receita. Devidamente anotada para ser preparada.
    Bjs. Bom final de semana

  16. Querida !
    Minha primeira boa ação do dia : elogiar você.
    Lindo seu blog/site. Sua dedicação, fotos e capricho.
    Parabéns !
    Abraço

  17. Pois é, dizem os entendidos que as crianças pedem tanto o repeteco das estórias, porque isso tem a ver com o processo cognitivo delas, ou seja, é a partir disso que elas começam a criar a representação mental do mundo. Também tivemos de ver todas as estórias clássicas zilhões de vezes. Mas o campeão do repeteco aqui, foi um tal de ‘Galinho Chantecler’, que é provavelmente o desenho mais chato do mundo, rsrs.
    Agora essas tortinhas – tão simples – parecem deliciosas e eu vou levar essa receita.

    Beijinho e bom fim de semana.

  18. Paula, como vai? minha cara, ando testando suas receitinhas com frequência, então me surgiu uma dúvida: qual a melhor manteiga para se usar em confeitaria? vc tem sugestão de marcas que oferecem melhor resultado?
    Um beijo pra vcs, Silvia

    • thecookieshop diz:

      Silvia, qualquer manteiga de boa qualidade que você goste para passar no pão normalmente é boa também para cozinhar – mas tem que ser manteiga mesmo, não vale margarina, ou aquelas com menos colesteral, etc.

      bj!

  19. oi Paula, adoro o teu blog e todas as tuas creaçòes.
    eu estou morando na Italia e como a crise tà pegando estou pensando em começar a vender cupcakes online. Aqui ainda è um artigo pouco conhecido, pelo menos no Piemonte…
    vocè poderia me dar algumas sugestòes??
    bj
    Celia

  20. Paula,
    mais uma receitinha bonita de se ver e com certeza gostosa de se fazer/comer.
    Estava com saudades de ver seu blog.
    Bjs
    Anna Paula.

  21. Caroll Chaves diz:

    Oi!! Paula estou com um super problema, ontem eu fiz alguns cupcakes, a massa está ótima bem fofa o pessoal aqui de casa achou um dos melhores que eu já fiz. Eu não sei se eu exagerei na quantidade de manteiga…. pois eles conforme esfriaram desgrudaram das forminhas e o de chocolate é o mais problemático porque ele se parte todo.
    O que posso fazer para deixar o bolinho unido na forminha? como aqueles que você fez de hello kit

    Ps: Eu já uso a forminha de metal sob a de papel para segurar mais.

    Obrigada.

  22. Ficou com otima aparencia. Eu tb quero 1

  23. Oi Paula adoro o teu blog e acho genial você compartilhar teus segredos aqui. Já votei várias vezes! :D
    Me tira uma dúvida, dá certo usar forminhas com fundo fixo? Gostaria de testar as que tenho aqui há séculos.
    Um super abraço

    • Oi, Tarrane

      Dá para usar sim, só fica um pouquinho mais difícil de desenformar, mas como essa massinha é bem amanteigada, deve desgrugar fácil.
      bj

  24. Estou com a mesma duvida da Carol, nao sei se exagerei na manteiga, mas, a minha massa fica potima delicosa, mas, estão desgrudando da forminha, vc pode me ajudar ?

    • Chaiane, esse é um dos grandes mistérios da humanidade – pode ser a receita que vc está usando que tem muita gordura (diminuir um pouco a manteiga da receita ajuda), a forminha q está muito aberta (tipo esgarçada) antes de assar os cups, ou o que acontecia comigo: eu usava uma receita qu encolhia um pouco depois que saía do forno, acabava desgrudando das forminhas. Analise e veja se é seu caso!

      bj

  25. Acabei de tirar do forno essa tortinha,
    Só que fiz numa fominha média e o recheio inspirado nas maçãs caramelizadas do Outback, ficou simplesmente maravilhoso.
    Amei a receita, a massa é super fácil de fazer e fica deliciosa. Queria saber se com a massa que sobrou eu posso fazer alguma coisa, tipo biscoitos e tal…
    Porque sobrou bastante massa…

    Estou completamente apaixonada pelo seu blog, a próxima receita são os Alfajores!
    Beijos,
    Duda

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 761 outros seguidores

