A minha vizinha e uma receita de pudim de leite condensado sem furinhos

pudim sem furinhos

Em São Paulo é assim: você pode morar anos da sua vida no mesmo prédio e ainda assim não saber o nome de nenhum vizinho.

Aqui todo mundo está com muita pressa, porque tudo é longe, tem muito trânsito, e pega muito mal se atrasar para um compromisso. Ninguém tem tempo de dar um bom dia mais simpático no elevador, e quem não está ocupado acha que o outro está então já nem puxa conversa pra não atrapalhar.

(A não ser que você esteja com uma criança fofa, um cachorrinho ou carregando bolos de aniversário decorados, nesse caso aumentam as chances de se ganhar sorrisos e um bate papo com um desconhecido, fica a dica).

Agora espia: todo dia 10 da manhã é hora de abrir a porta para entregar o lixo. Não sei muito bem como aconteceu, mas acho que de tanto abrir a porta às 10 da manhã e dar bom dia pra minha vizinha, e de tanto ela dar bom dia pra mim, acabou que começamos a conversar um dia desses. E no dia seguinte batemos mais um papinho rápido. E no outro dia levei uns docinhos pra ela. E no outro dia ela me emprestou uns ovos porque os meus tinham acabado. E no outro ela me mostrou os quadros do filho dela, artista super talentoso.  E num domingo desses passamos a tarde com as portas abertas, os netos e sobrinhos dela e a minha filha correndo de uma casa para a outra e nós duas tomando uma cervejinha encostadas no batente.

No último final de semana minha vizinha me convidou para almoçar na casa dela, na festa de natal da família. Eu fui, meio sem graça, meio com medo de atrapalhar. Cheguei lá com um pudinzinho na mão, mas saí com muito mais que isso, depois de ter sido recebida com tanto carinho, eu e a minha menininha, que até presente ganhou.

Dona Josefa, minha querida vizinha, nem sei se você vai ler, mas vai agora um recadinho pra você: obrigada por ter aberto a porta da sua casa para nós. Sua família é linda e a senhora é uma pessoa especial demais. Te desejo o natal mais feliz do mundo, e um ano novo cheio de almoços com muita gente e com muito pudim de leite.

E pra vocês aí que estão lendo, só posso desejar uma vizinha tão legal quanto a Dona Josefa. Feliz natal!

Pudim de leite condensado sem furinhos (ligeiramente adaptado do blog Colheradas)

Pudim de leite condensado é quase uma unanimidade, então é uma sobremesa ótima para servir num almoço ou jantar com bastante gente. Faça um pudim e alguma outra sobremesa com chocolate e a satisfação estará garantida.

A galera do pudim está dividida em dois times: com e sem furinhos. Eu sou do time furinhos, mas fiquei curiosa para experimentar essa receita que achei no blog Colheradas, e não me arrependi. A receita resultou num pudim lisinho, delicado e cremoso, um pouquinho mais doce do que a receita tradicional (aquela que vem na lata do leite condensado).

Ingredientes

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 6 gemas
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas (a mesma do leite condensado) de leite integral, mas com um dedo menos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma assadeira funda na grade do meio do forno para fazer um banho-maria.

Numa forma para pudim de 20cm de diâmetro, coloque o açúcar e leve diretamente ao bico do fogão para caramelizar. Não esqueça de usar luvas longas, já que a forma vai esquentar e o caramelo quente é MUITO perigoso, queima feio. Quando estiver com aquela cor âmbar característica de caramelo, retire do fogo e vá virando a forma para caramelizar o fundo e as laterais.  Se você acha que não tem prática suficiente para queimar o açúcar direto na forma, dá também para fazer a mesma coisa numa panelinha e depois transferir o caramelo – sempre de luvas. Deixe o caramelo esfriar completamente.

Numa tigela média, desmanche as gemas com um fuet. Junte o leite condensado, o sal e a baunilha e misture bem. Junte o leite e misture até ficar completamente homogêneo.

Transfira essa mistura para a forma caramelizada, passando por uma peneira.

Cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria por mais ou menos 1 hora (o meu ficou 1h30min), ou até firmar (teste com uma faquinha, se sair seca está pronto).

Espere esfriar e deixe na geladeira por umas 6 horas. Para desenformar, passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o pudim. Se estiver difícil de sair, coloque a forma direto sobre o fogo por alguns segundos para derreter um pouco a calda, e vire num prato grande.

pudim de leite sem furinhos

Comments

  1. que óptimo aspecto! comia agora um bocado :)
    Feliz Natal!
    bjs

  2. Eliza Coutinho says:

    Vou testar Paula! Espero que fique lindo como o seu! :)

  3. Pergunta idiota: tem que ser com leite integral, ne? Leite desnatado nem pensar, ne? Soh tentando economizar nas calorias… Adoro seu blog.

    • Acredto que a falta de gordura do leite desnatado vá atrapalhar. Eu também prefiro sempre o desnatado mas em bolinho de chuva, por exemplo, tenho que usar bem menos leite. Se eu colocar o mesmo do integral a massa não pega liga.

  4. Menina, que cara maravilhosa tem o seu pudim… tô passada, com água na boca e agora já decidi a última sobremesa do natal. A sua história sobre vizinhos é parecida com a minha e, acredito, com a de um bocado de gente… não conhecemos as pessoas que vivem ao nosso lado, né? O vizinho de porta. Bora fazer uma forcinha para, pelo menos, trocar umas palavras.

    Beijão,

    mariacarambola.wordpress.com

  5. olá! não vejo a hora de fazer esse pudim, mas estou com dúvidas;
    a assadeira funda que é pra colocar na grade do meio do forno, é com água dentro,né?
    aí depois coloca a assadeira do pudim dentro dessa?
    Muito obrigada

  6. Que lindo, Paula! Adorei!!!
    Minha sogra ganhou uma super vizinha e eu ganhei uma amiga que estou adorando conhecer cada dia mais! beijo!

  7. que delícia o teu pudim, fiquei completamente rendida pelo aspecto cremoso :)
    um beijinho,
    Margarida

  8. Eu sou do time dos sem furinhos :) Mas eu como do mesmo jeito, com ou sem furinhos! hahahahahahah ADORO!!!! E esse ficou lindo!
    Quanto aos vizinhos, não tenho essa sorte… Uma já xingou pq a reforma da minha casa estava sujando o quintal dela de PÓ (sim, de PÓ!!! Coisa que iria acontecer comigo se ela fizesse uma reforma na casa dela. E tudo bem, qual o grande problema, não?). Enfim, as pessoas não são nada tolerantes…
    BJO!!!!

  9. Quem tem uma boa sogra, uma boa empregada e um bom vizinho pode levantar as mãos aos céus!
    Sou louca por pudim, mas apesar de cozinhar bem, esta é uma daquelas receitas simples que nem sempre acerto fazer.
    Prefiro sem furinhos e, bem lisinho. Há tempos procurava saber qual o “pulo do gato”, pra se chegar a esse resultado.
    Vou testar, neste natal!
    Falando nisso: Feliz natal, Paula!

  10. A fôrma não tem furo no meio? Dá certo mesmo assim?

  11. Amei a história com a vizinha, que coisa boa.
    O pudim ta lindo lindo.

    Bom ano novo pra ti.
    Beijos.

  12. Coisa maravilhosa de receita e de história…
    Beijijnhos
    Sheila

  13. Maria Eduarda says:

    Vou te passar mais uma receita de pudim sem furinho! Receita da minha familia! Muito simples, bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 latas (de leite condensado) de leite integral e 3 ovos! (1, 2 e 3). Faça uma calda na forma de pudim, deixe esfriar um pouco e coloque a mistura na forma. Coloque 5 dedos de água em uma panela de pressão (medida de água que fique abaixo da metade da forma de pudim), coloque a forma de pudim fechada dentro da panela de pressão, tampe bem e coloque no fogo. Depois que a panela chiar 20 minutos, ta pronto o pudim! Sem furinhos, e um sabor maravilhoso, mesmo sendo feito com apenas 1 lata de leite condensado! Espero que goste, beijos!

  14. Receita maravilhosa! Eu fiz e é o melhor que já comi!

  15. tenho um probleminha, amo pidim mas odeio o gosto de ovo que fica,, mesmo quando eu coloco essencia de baunilia :( o que fazer?

  16. Se eu usar ovos caipiras muda o gosto/cor?

  17. Esse pudim è excelente!!!! Mas eu tiro a pelinha do ovo para não fica com cheiro!!! Amei o seu blog! Descubri ele hj e já estou “horas a fio” futricando!!!! Bjos

  18. Flávio Tadeu Pacheco says:

    Gostei muito da receita e do pudim,é claro.Vi no site Tudo gostoso uma receita de Pudim econômico,com os ingredientes:1 ovo,1 lata de leite condensado e a mesma medida de aqua.É só bater os ingredientes no lidificador,colocar na forma caramelizada e cozinhe na panela de pressão.

Trackbacks

  1. [...] got the recipe from the website The Cookie Shop, the woman is a genius in the kitchen. I “adapted” it a little (it was more being lazy [...]

  2. [...] A minha vizinha e uma receita de pudim de leite condensado sem furinhos. [...]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 938 outros seguidores

