O Primeiro Cupcake a Gente Nunca Esquece

cupcakesvariados

Me dá licença que eu vou falar um pouco da minha vida profissional. Sou (era) produtora de TV. E não é segredo pra ninguém que me conhece que eu não sou uma pessoa muito sortuda em se tratando de empregos. Seguem alguns exemplos:

  • Cargo: estagiária em programa de musicais (ficar o dia todo na garagem da emissora esperando artistas chegarem – muita palavra cruzada e muito bate-papo com o manobrista)
  • Cargo: estagiária de programa de auditório trash (separar brigas  familiares, ser babá de subcelebridades, arrumar elefantes cor de rosa)
  • Cargo: produtora de programa de fofocas (colar fotos de artistas numa tapadeira e inventar perguntas falsas de telespectadores)

Esse metier me colocou em inúmeras situações embaraçosas como, por exemplo, o dia que eu tive que abrir a calça da convidada para ela fazer xixi porque ela estava com o braço engessado. E esperar ela acabar. E subir a calça. E fechar o zíper. E a calça era apertada. E sorrir.

(Já vou chegar no cupcake)

Um desses empregos foi muito marcante pra mim, pelo trabalho que me dava o apresentador do programa. Não estou aqui pra apontar o dedo pra ninguém, mas era um programa que o apresentador levava uma menina de limosine no shopping para ganhar muuuiiitas roupas e no cabeleireiro para ficar com o cabelo beeem lisinho. Pois bem, no dia em que esse programa acabou, resolvemos nos reunir para assistir ao último episódio, eu e minhas colegas de trabalho. Afinal, tanto sangue, suor e lágrimas derramados não poderiam passar em branco. Resolvi fazer uns cupcakes com a cara do apresentador:

NETINHO

imagem de arquivo

Esses foram meus primeiros cupcakes. Talvez eles devessem estar no Cake Wrecks, mas ficaram uma delícia e todo mundo adorou.

Pra quem está começando no mundo dos cupcakes, é uma receita ótima e bem simples. Você só vai precisar de uma forminhas de papel grandes e uma forma especial para muffins (encontra facilmente em lojas de produtos pata confeitaria), senão as forminhas abrem e a massa vaza toda no forno. Tem pra vender umas forminhas que parecem copinhos de papel – essas dá pra usar sem ter a forma de muffin.

Bolo de Chocolate bem Facinho (rende 24 cupcakes ou um bolo grande) – do caderno de receitas da família

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de cacau em pó
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de óleo de canola ou girassol
  • 1 xícara de água quente

Ligue o forno a 180 graus. Coloque as forminhas de papel na forma de muffins.

Na tigela da batedeira, peneire juntos a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o cacau. Misture bem.

Junte os ovos e o óleo, e comece a bater em velocidade baixa. Quando estiver meio misturado, junte a água quente e bata em velocidade média até estar homogêneo. Fica uma massa bem líquida.

Encha as forminhas até um pouquinho mais da metade e leve para assar por mais ou menos 15 minutos. Espete um palito – se sair seco está no ponto.

É importante tirar os bolinhos da forma ainda quentes e colocar sobre uma grade, senão pode formar uma umidade esquisita embaixo.

Cobertura Buttercream de Chocolate – daqui (1/2 receita é o suficiente)

  • 1 e 1/2 xícara de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 250 g chocolate meio amargo picado, derretido e morninho
  • gotinhas de baunilha
  • 2 1/4 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o leite e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Junte o chocolate e bata bem. Aos poucos, vá adicionando o açúcar e bata até obter a consistência desejada. Aplique nos bolinhos já frios com uma espátula. Os meus pequenos apresentadores de TV foram decorados com chocolate granulado para o cabelo e glacê real para os olhos, nariz e boca. As pupilas são cravos-da-índia.

Obs.: Para derreter o chocolate, coloque numa vasilha resistente ao microondas e aqueça em intervalos de 20 segundos, sempre mexendo. Deixe esfriar antes de usar para não derreter a manteiga.

46 comentários

  1. Renata diz:

    Passei aqui pra retribuir sua visita e AMEI suas receitas! Já fiquei com vontade de fazer tudo, mas o primeiro “teste” vai ser a madeleine, que eu AAAAAAAAAAAMO!!
    Adorei, vou te linkar, tá?
    beijinho

  2. Mari diz:

    hahahaha!!! adorei a carinha dos bolinhos!
    e me identifiquei horrores: tb fui produtora de tv, controladora de auditórios adolescentes, babá de apresentador… só me falta achar um outro talento pra seguir a vida, pq cansei desse trampo. e curiosamente, meu sonho tem a ver com comida. coincidência, hein?
    beijo!

  3. Fernanda diz:

    Olá, tudo bom? Achei seu blog por acaso, vasculhando o Google atrás de receitas de cupcakes. Agora, estou aqui no trabalho (são 14h51), presa e angustiada, morrendo de vontade de voltar para casa para testar algumas de suas receitas!
    Que ódio de ser proletária!

    Só me fala uma coisa: se eu não quiser fazer a cobertura de chocolate, basta eu suprimir o choco da receita?? Será que fica bom??

    Muito obrigada e sucesso com seu blog!
    Continuarei o visitando regularmente.

    Beijos

    • thecookieshop diz:

      Oi, Fernanda! Espero que vc volte sempre!
      Olha, existem receitas de buttercream de baunilha que são parecidas com essa (sem o chocolate + essência de baunilha), mas eu pessoalmente não gosto, acho muito doce e com muito gosto de manteiga. Por que vc não tenta uma cobertura de chantilly ou marshmallow?

  4. Paulinha, chará???
    Será que pode me falar se este creme do buttercream fica durinho e posso fazer pitangas sobre o cupcake? Como na primeira foto acima com vários cupcakes coloridos?
    Preciso fazer pro niver da minha sobrinha, qualquer coisa manda resposta para meu e-mail ou deixa nos meus comentarios?
    bjão,
    Paula

  5. Paula, querida, não tinha visto este post ainda e confesso: me fez sentir um alívio imenso (perdoe o meu egoísmo).
    Trabalho como assist. exec. – vulgo secretária – e tenho que lidar com cada situação… Há horas que tenho vontade de me jogar lá no meio do Rio Pinheiros, de tanta raiva/frustração.

    Os cupcakes ficaram lindos e pra ser sincera aquele “ser” nem merecia algo tão fofo assim. 😀

    Beijoca!

    • thecookieshop diz:

      Pat, sei bem como é: minha mãe era secretária executiva, e é bem parecido com produção. Todo mundo quer coisas absurdas e pra ontem! É um exercício de paciência!
      bj

  6. Adorei diz:

    Adorei… Me sinto menos péssima em não gostar do que faço…
    Montei um blog pra poder desabafar a poucos dias tanto nos dias felizes quanto nos tristes, e hoje escrevi justamente sobre o meu trabalho, mas já leio vários blogs a algum tempo e justamente hoje achei o seu, vou fazer os cupcakes de formigueiro (adoro cozinhar, coloquei a foto deles no meu blog mas ainda não consegui colocar a origem das fotos), e se tudo correr bem vou fazer pro meu chá de cozinha…
    Adorei o blog, e estes cupcakes estão lindos, pela descrição ficou a cara dele msmo, rsrsrsrs, já coloquei nos meus links o seu blog…

    xoxo

  7. Sofia diz:

    Olá!

    Eu tentei fazer esse cupcake e o que aconteceu foi o seguinte: a primeira vez que eu fiz usei um açucar light (pra cada xícara de açucar normal eu coloco apenas duas colheres de sopa desse) porque a minha mãe é louca pra perder uns quilos, mas como não se segura, pede pra eu usar essas coisas lights, enfim… eles cresceram um pouco demais, mas ficaram tri bons e tal…

    Enfim, eu queria tentar com açucar normal! E por mais que tente a coisa não sai direito, eles não endurecem ou ficam muito tempo no forno e saem meio… digamos assim… diferentes do que eu imaginei…

    Então não sei o que tá dando errado, teria algumas dicas? =/

    Obrigada!

  8. MARCELLE SANUTO diz:

    A.D.O.R.E.I!!!!!
    Ainda não fiz a receita mas estou enluquecida com todo o blog. Acabei de ver a matéria no Dia-a-Dia da Band e logo entrei pra conferir… Estou no 6º mês de gestação e a casa tá em obras. Fica difícil cozinhar tranquilamente nesta situação. Então pensei: será que as encomendas tb vem pro Rio?? Tô doida pra provar de tudo um pouco.Deve ser a gravidez. rsrsrs
    Forte abraço!!!

  9. Ana Paula diz:

    Oie! assisti sua reportagem hoje de manhã na band. AMEI, tanto a idéia qto o site, parabéns!
    Tenho uma sugestão para o sua bolo de chocolate facinho, ao invés de colocar água quente, coloque café coado fervendo, sabe aquele café que foi feito de manhã e está na garrafa? Então põe pra ferver e coloca no bolo…. o bolo fica mais escuro e com um fundinho de café!! Até as crianças adoram!!!

  10. Amanda Cristina diz:

    Oiiii

    Vi a reportagem na Band, e logo entrei no blog, adorei tudooo……ja li o blog inteirinho…
    Adorei todas as receitas, ja to doida pra fazer todas, como nao dá pra fazer todas de um vez resolvi começar pelo cupcake, só fiquei com uma duvida,na Cobertura Buttercream de Chocolate eu tenho que usar manteiga ou eu posso usar margarina??

    Mil beijinhos e até a proxima

  11. Debora diz:

    Adorei o seu blog, suas histórias, seus comentários e a maneira em que vc conta a sua história. Além do mais, obrigada por compartilhar receitas gostosas e fotos lindas!!!! Parabéns

  12. Oie…
    Adorei seu blog, parabens! Procurava uma receita de cupcake e cai de para-quedas… aqui!
    Estou organizando uma formatura infantil, e surgiu a ideia de cupcakes, no lugar daquele pedaco de sempre. Bom, o negocio eh a quantidade. Sao 600 bolinhos. Para facilitar minha vida, penso em congelar os fofuxos. Como sei que cobertura de pasta americana nao suporta temperatura baixa, que desanda, penso que recheio e cobertura de brigadeiro seria uma boa, ja que vai estar bem quente. O que acha? Teria alguma sugestao? A formatura vai ser no RJ, em pleno dezembro (marmore do inferno). E a apresentacao? Pensei em deixa-los nas mesas dos convidados (mesas 06 lugares) com velinhas,pensei tb em ambalagem individual… duvida cruel… ou no lugar deles 06 trufas e um mini-bolo decorado com velas de 06 fatias (deixou de ser mini, ne?) O que fazer? Socorro!!!!! Desde ja obrigada! E muitos parabens pelo blog, continue assim, eh bom pra vc que bloga e pra nos…morei na africa virei blogueira lah, sei bem o que eh isso, inclusive fiz um site tb de culinaria africana, se puder aparece lah. (www.brasilnaafrica.blogger.com.br)
    obs. meu teclado esta desconfigurado, por isso a ausencia de sinais.
    Beijos no coracao!
    Sucesso!
    Georgia Fortes

  13. Luciane diz:

    Oi Paula!
    Tava navegando e achei você. Que blog divertido e gostoso hein!!@
    Gostei do seu bom-humor e sua delicadeza com o açúcar… é uma terapia
    prá mim também usá-lo.
    Ameeeiiii.
    Sou de Brasília e vou te acompanhar agora… beijos.

  14. Diana diz:

    Eu AMEI esse post!
    Eu sou webdesigner junior, gosto mto do q faço, mas AMO fazer doces. Seu blog é uma inspiração! E esse post me fez pensar q eu posso sim, um dia fazer todas essas delicias, quem sabe? Estou começandoa comprar as coisinhas p fazer meu primeiro cupcake (tipo um momento mto importante na minha vida ;P) e seu blog e este post foram maravilhosos! Obrigada!

  15. Li diz:

    Oi, adorei o blog.

    Eu estou pensando em começar a fazer cupcakes para vender na universidade, mas antes quero fazer um teste de aceitação entre os familiares e amigos, porque nunca fiz cupcake na vida. Será que você poderia me tirar algumas dúvidas?
    Só dá para usar forminhas de papel específicas para cupcakes ou forminha de empada serve? E as formas metálicas (que recebem as de papel), também dá para substituir pelas de empada?
    Dá para rechear os cupcakes com pedacinhos de chocolate?

    Obrigada e muito boa sorte com os bolinhos!
    ;*

  16. Flávia diz:

    Ola, Paula!
    Descobri seu blog ha pouco tempo e estou adorando! Fiz a minha primeira receita de cupcake este final de semana, usando esta sua receita aqui…o bolo ficou perfeito…mas a cobertura ficou muito doce, e nao muito consistente (tentei usar os bicos pra fazer desenho). A minha pergunta é: posso colocar menos açucar pra deixar a cobertura menos doce? E tem como deixar a cobertura mais consistente? Obrigada!!!!!
    Bjos,
    Flavia

  17. Cristiane diz:

    nossa parabens, estou tbm nesse caminho, de varios empregos frustrados e agora se Deus quiser e abençoar iniciando nos cupcakes, testeo umas receitas do Sabor de vida da Chef Ana, CupCake de chocolate com pimenta, tem no youtube, ela usa oleo de milho, a massa fica mais pesada e nao cresce mto, e pode por a massa ate quase na bordinha sem dó, pq ela nao cresce mto, porem fica mto gostosa, eu fiz sem pimenta, e testei uma outra da Chef do Senac, com manteiga, tbm tem no youtube, ficou mais leve, aerada, parece uma massa com coco,super 10, porem o segredo e nao assar ate tostar ou dourar, deu o tempo de cozimento de 20 1a 25 min, cheirou bolo assado pode tirar do forno, a chef Ana da a dica no video, valeu gente, brigadao pela força tbm to começando. bjo grande, fiquem com Deus

Deixe um comentário

