Bolo de Chocolate para… Idiotas?

chocolate cake

A história desse bolo é muito interessante. O chef de patisserie David Lebovitz (eu já falei dele aqui no blog) trabalha fazendo consultoria para restaurantes. Em um desses restaurantes (estreladíssimo, por sinal) o cenário era o seguinte: a parte de refeições salgadas era maravilhosa, incrível, genial, mas os caras simplesmente não ligavam a mínima para as sobremesas. Por mais que o consultor explicasse, ensinasse, apontasse os problemas, os responsáveis pela cozinha pareciam entender menos e menos (ele menciona até que o chocolate ficava bem do ladinho de baldes com alho amassado!). E David, que era apenas um consultor contratado, tinha que ser educado, né? Não podia chamar ninguém de burro, nem dar ordens muito diretas. Então ele criou esse bolo que, segundo ele, é tão fácil, mas tão fácil de fazer, que nem mesmo aqueles bobões conseguiriam estragar essa receita. Daí o nome Chocolate Idiot Cake, ou numa tradução livre, Bolo de Chocolate para Idiotas.

Acho que todo mundo às vezes tem que ouvir uma idiotice e fazer cara de paisagem, né? Veja, por exemplo, as pérolas de alguns chefes que eu tive numa grande emissora de televisão:

Cenário1 – reunião de pauta com o chefe sobre  reportagem no Pantanal, que estava em época de cheia.

Chefe: Paula, quero muita aventura, muita paisagem, muitos animais..

Eu: Ok, chefe.

Chefe: Se bem que na época de cheia os animais ficam submersos, né? Não dá pra gravar.

Eu: Ok, chefe (cara de paisagem)

Cenário 2 – Reunião de pauta sobre reportagem em Pernambuco.

Chefe: Mas tem que tomar muito cuidado, é uma região muito perigosa. É a região do polígamo da maconha (querendo dizer polígono da maconha).

Eu: ok, chefe (cara de paisagem).

Só comendo muito bolo de chocolate, mesmo. E esse, além de ser mega fácil, é delicioso. Tem uma textura de uma mousse densa, que derrete na boca, e ficou muito chique e gostoso acompanhado de creme chantilly.

Chocolate Idiot Cake (do site do chef David Lebovitz)

  • 290 gr de chocolate meio amargo ou amargo de excelente qualidade, picado grosseiramente
  • 200 gr manteiga, cortada em pedaços
  • 5 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 xícara (200 gr) de açúcar

Preaqueça o forno a 180 graus, com uma assadeira grande dentro.

Unte uma forma desmontável de 20cm com manteiga e polvilhe com cacau ou chocolate em pó. Se você suspeita que a sua forma possa deixar entrar água pelo encaixe, forre o lado de fora com papel alumínio para impermeabilizar.

Em banho-maria (eu usei o microondas), derreta o chocolate com a manteiga até ficar homogêneo. Reserve.

Em outra tigela grande, bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e misture bem. Não precisa bater.

Despeje essa massa na forma desmontável, tampe com uma folha de alumínio e coloque na assadeira que está no forno. Coloque água quente na assadeira até chegar à metade da forma do bolo. Asse por 1h15min (o meu ficou 1h40min). Está pronto quando você encostar o dedo e a massa não grudar.

Deixe esfriar bem para desenformar. Sirva em temperatura ambiente com sorvete, chantilly ou creme inglês.

chocolate cake garfo

Post dedicado à Amanda.
45 comentários

  1. Mari diz:

    Lindona, dei risada com vc… hahahaha… depois q um juiz (que hoje já é desembargador… rs) pediu q eu juntasse aos autos de um processo, certidão de objeto e pé da matrícula de um imóvel (pois é), nada mais me surpreende.
    Já o bolo foi uma “idiotice” q amei demais da conta… adoro o David Lebowitz.
    Super beijo,

    Mari

  2. Para mim a sobremesa é a parte mais importante da refeição. O prato salgado é só para marcar ponto e tem que ser bem pouco, não consigo comer muito.
    O bolo é realmente fácil de preparar. O paladar deve ser ultra rico, uma fatia pequena já é suficiente.
    Bjs 🙂

  3. a Casa diz:

    ninguém merece um chefe idiota XD

    fiquei imaginando o chefe com “cara de paisagem”… adoro cenas assim.

    nossa! amo chocolate, principalmente meio amargo! pode ter certeza que vou testar essa receita 😀

    parabens pelo blog!
    beijos
    ;*

  4. Stella diz:

    Olha, eu não tenho forma desmontável. 😦
    Será que pode fazer de outra maneira?
    Achei a preparação fácil mesmo… só me complicou nessa das duas formas no forno.
    Assar em banho maria eu não sei como faz… aqui em casa só tem forma retangular ou de vidro. :/

    Se puder dar uma dica.. 🙂

    Beijo!!

  5. Elen diz:

    Paula, adoro suas receitas, certamente amei esse bolo, queria pedir um favor se nao se importar.

    Pesquisei demais e nao achei uma receita como gostaria,e vc eh craque no assunto nao sei se vc tem mas acredito que deva ter uma ideia. Achei receita chocolate branco com macadamia, achei de pasta de amendoim, chocolate com pedaços de pasta de amendoim, mas uma legal de amendoim com pedaços de chocolate nao.

    Please,sera que pode ajudar uma pobre mae com desejo?? 😀
    ( to gravida nao, eh desejo de lumbriga mesmo! hehe)

    Beijocas,

    obrigada

  6. Ahahaha, que história, ein?! =)

    E que foto linda! Dá vontade de ficar o dia inteiro olhando! Aposto que este bolo deve ser milhões de vezes mais gostoso que aquele “o melhor bolo de chocolate do mundo”.. Comi hoje e fiquei tão frustrada.. =/ Com certeza eu devia ter encomendado um desses!

    Bjão Paula!

  7. Eu fiz!
    Provado e aprovado! Ficou delicioso! Mas no meu forno super-hiper-exagerado, ficou pronto em 50 minutos e eu até acho que em uma próxima vez, tenho que deixar menos tempo no forno pra ficar mais macio, porque ele chegou a dar uma rachadinha na superfície.
    Ficou maravilhoso! Ontem foi aniversário do marido, por isso eu fiz e servi com morangos e cerejas frescas, pena que não tirei fotos.

    Beijos

  8. iolanda diz:

    gente!!! eu ach oq esse bolo deve ser a receita de um que eu AMO, que eh a torta de chocolate amargo do restaurante viena!!
    fica com textura de mousse??
    nossa! quero muito fazer!!!
    beijos!

  9. Mariana diz:

    Paula,
    Adorei sua receita! Aí resolvi fazer adaptada para uma grande xícara, a famosa MUG , dividi a receita em dois…3 ovos porque 2 e 1/2 fica complexo…e acrescentei as 190 grm de chocolate amargo com 80grs de chocolate picado na massa. Servi com morangos. Menina…Obrigada viu!!!!
    se quiser ver a foto vai la no meu bloguinho porque não sei mandar esse trem por aqui não.
    Parabéns pelo BLOG!
    Beijos

  10. Maysa diz:

    Paula, a-d-o-r-e-i o seu blog e já add nos favoritos – e olha que estou de dieta, kkkk – . Vc acha q é possível fazer essa versão diet desse bolo?
    Queria fazer para minha mãe, mas ela é dabética. Como todo bolo diet fica ruinzinho e esse bolo parece ser tão fácil de fazer, talvez desse certo para fazer uma versão sem açúcar. Tipo o chocolate diet e o adoçante no lugar do açúcar.
    Vc acha que dá certo? Ou teria alguma sugestão de bolo de chocolate diet.
    Bj!
    Maysa

    • thecookieshop diz:

      Maysa, acredito que fique bom numa versão com adoçante, pois o açúcar aqui não é tão essencial para a formação da textura do bolo. Só use um chocolate meio amargo diet de boa qualidade, pois é esse o sabor que vai predominar no final. Depois vc me conta o que sua mãe achou!
      bj

  11. michelle diz:

    Olá, estava procurando blogs sobre culinária e achei o seu e adorei estou aprendendo a fazer bolo agora rsrsrr depois dos 20, vc pode me dar uma dica de qual marca de chocolate usar??? estou aguardando a resposta para testar o bolo… bjus adorei seu blog esta me ajudando bastante Mia

  12. Ana Sakamoto diz:

    olá,
    quando este post era novo, vi seu bolo e não esqueci dele. Tanto que no último dia 12, mais de dois anos depois, precisei de um bolo rapidíssimo e que exigisse poucos ingredientes para a comemoração caseira do aniversário do meu pai.
    Lembrei do seu bolo na hora. Tive um pouco de receio pois tentei fazer uma receita semelhante do livro Confeitaria Passo a Passo da Larousse, que foi um desastre total. Mas dada a beleza e o alto teor chocólico do bolo, decidi encarar a sua receita… e deu certo! Deixei na casa da minha irmã e ela colocou em geladeira. Ela disse que fica bem gostoso também.
    Parabéns

  13. Talita Santos diz:

    Olá.

    Perdoe a ignorância da pergunta mas, como nunca vi isso, fiquei com medo de interpretar errado e fazer errado. É pra colocar água mesmo na massa do bolo dentro da forma?

    • thecookieshop diz:

      Não, Talita! A forma do bolo vai dentro de uma forma vazia, e é nessa forma vazia que vai a água – isso se chama banho maria. Dá um google images que você deve achar alguma foto.

      Bj

  14. Pingback: Cuecas na Cozinha >Bolo de Chocolate Delicioso

Deixe um comentário

