Bolo Mármore com Rum

bolo marmore rum LOW

Foto inspirada na revista Living, junho/2009

Meu marido, o Xandoca, está sempre me pedindo um bolinho pra comer com café, sabe? Por ele  era sempre o mesmo: de cenoura com cobertura de chocolate. É sempre a mesma coisa: logo após o anúncio do “vou bater um bolinho”, vem a frase “faz de cenoura?”.

O problema é que desde que eu comecei o blog, preciso fazer sempre receitas novas pra postar – não dá pra fazer bolo de cenoura toda hora, né? E fora que tem um zilhão e quatrocentas trilhões de receitas de bolinhos para tomar com café que eu ainda não fiz!

(Não sei se vocês também são assim, mas às vezes me dá até uma tristeza de saber quantas receitas boas existem por aí  – eu vou precisar de umas três encarnações para testar todas.)

Esse bolo não é de cenoura, mas o Xandoca gostou mesmo assim. Ele sempre acaba gostando, né, amorzinho? 🙂

Bolo Mármore com Aroma de Rum (ligeiramente adaptado daqui)

O método de fazer essa massa é um pouco diferente do tradicional “bate manteiga com açúcar e junta os ovos” – eu até estranhei. Mas deu super certo, a massa ficou bem fofinha, o sabor do rum é sutil mas presente, e não é muito doce. No dia em que foi feito estava ótimo, mas ele ficou realmente mais saboroso no dia seguinte.

A receita pede uma forma grande de buraco no meio, mas como fiz meia receita, usei uma forma de pão ou bolo inglês das grandes.

Para a massa branca

  • 2 2/3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 2/3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 350 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 7 ovos grandes
  • 3 colheres de sopa de rum escuro

Para a massa de chocolate

  • 2 colheres de sopa de rum escuro
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
  • 175 gramas de chocolate meio amargo, derretido e frio
  • 2 xícaras da massa branca

Faça a massa branca

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca (usei de trigo mesmo) uma forma grande de buraco no meio (na receita original eles dizem uma forma de 12 xícaras, que tem 25cm de diâmetro).

Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Misture bem. Junte a manteiga. Bata a mistura em velocidade baixa até ficar uma pasta pesada.

Misture os ovos e o rum juntos numa tigela. Em velocidade média, junte 1/3 dos ovos na mistura de manteira. Bata por 1 minuto.

Pare e raspe bem as laterais da tigela. Junte metade da mistura de ovos e bata por 2 minutos. Repita com a outra metade e bata até ficar homogêneo.

Faça a massa de chocolate

Misture o rum, leite e bicarbonato numa tigela grande, misturando bem para dissolver o bicarbonato. Misture o chocolate e misture novamente. Junte duas xícaras da massa branca e misture até ficar homogêneo.

Método para marmorizar o bolo (ou uma foto vale por mil palavras)

passoapasso LOW

Trabalhando em camadas, vá colocando na forma colheradas alternadas das duas massas. Na segunda camada, coloque massa escura sobre massa clara, e assim por diante (será que deu pra entender?).

Com uma faca de mesa, faça um zigzag de um lado a outro, para mesclar as cores. Mas não misture muito, senão fica tudo marrom clarinho e seu mármore vai pro beleléu.

Pronto, minhas amiga! (como diria Palmirinha) agora é forno por uns bons 50 minutos, ou até o tradicional palito sair seco quando espetado no bolo. Desenforme frio.

marble cake LOW

34 comentários

  1. Stella diz:

    Olha, te dizer que nesses dias frios, um bolinho desses cai super bem!!
    Acho que vou imprimir a receita pra tentar fazer nesse final de semana ou no próximo. Porque a faculdade está acabando comigo, sem tempo nem pra comer um bombom. :~

    Beijo!! E obrigada pelos parabéns! ;D

  2. Eu vivo pesquisando novas receitas. Mas só faço, quando tenho tempo para me dedicar 100%. Nos dias mais corridos faço as receitas já conhecidas.
    Adoro Bolo Mármore! Faz um tempinho que não faço.
    Achei interessante a técnica que vc usou para “marmorizar” o bolo.
    Café com café são uma dupla fatal!
    Bjs 🙂

  3. Tentei comentar 2 vezes mas acho que o internet explorer me boicotou!! Ai tbm me enfezei e vim no firefox!

    Eu quero dizer que esse bolo ta show, eh lindo, via ele as vezes quando pequena q nem o bolo formigueiro, da uma certa nostalgia. Meu marido aqui nao eh fan de bolo, ate come mas quente saindo do forno!hehe Ja experimentou o branquinho com pedaços de goiabada?

    Como sempre vc arrasa com os bolos!

    beijocas

  4. Em casa, tenho que fazer bolo duas vezes por semana, na terça, pra filho levar de lanche na quarta e no sábado, pro lanche do final de semana e sempre dou preferência por bolos simples: de limão (!!), laranja, fubá, côco, cenoura, mas o que mais aparece na cozinha é o mármore, mas nunca tinha feito com rum, vou experimentar!

    Beijos e bom fim de semana

  5. Mari diz:

    Paulinha,
    Que bolo mais lindo!!! Eu adoro bolo mármore… além do visual ser fantástico, ele é muito gostoso… tenho uma receita (peguei num blog de uma amiga blogueira de Portugal) de bolo mármore, em que a massa branca é de laranja… muito bom também.. como fiz no ano passado, vendo o teu, me deu vontade de fazer novamente… risos…
    Quem sabe vc nao o vê em breve no meu blog???
    Ahhhh… essa tua receita também já entrou para a minha lista…. o aroma do rum no bolo deve ser demais de bom!!
    Bjão,

    Mari

  6. Ameixinha diz:

    Paula, vim agradecer o comentário que deixaste no meu blog 🙂
    Bolo mármore é sempre bem vindo com um cafézinho e dois dedos de conversa!
    Bom fim de semana!
    O teu blog é simplesmente fantástico 🙂

  7. Renata diz:

    Paula, o teu blog além de lindo, é algo assim….delicioso!!
    Agora, sem querer ser chata e já sendo, posta a receita de bolo de cenoura!? 😉
    Beijos e um ótimo findi!!!
    Renata

    • thecookieshop diz:

      Renata, até você? Hahahaha, acho que vou ter que postar o bolo de cenoura, acabei tendo que fazer ele mesmo assim – fora que um monte de gente pediu a receita! Bj

  8. Paula eu usei essa técnica de fazer bolo mármore e deu super certo, mesmo eu tendo usado uma forma bem maior do que essa. Agora estou enlouquecida para comprar formas de bolo ingles para fazer essa sua receita e usar a técnica. Deve ficar lindo! E sabe que eu pensei em presentear as amigas com esse bolo, porque ele fica realmente muito lindo.

    Beijão e parabéns pelo blog, as receitas são ótimas e as dicas também.

    • thecookieshop diz:

      Rita, essa receita é originalmente feita numa forma grande de buraco no meio, eu que fiz meia receita e coloquei nessa de bolo inglês. Pode fazer na grande que dá certo!
      bj

  9. maria de lourdes araujo diz:

    AmeiIIIIIIIII o teu bolo, LINDO!! AH MAS SEI KI MAIS KI LINDO ELE TA PRA LA DE GOSTOSO VOU FAZER E TE DIZER O RESULTADO KI VAI SER O MAIS MARAVILHOSO, PODE ENTRA NO MEU BLOG PAPRICA&PIMENTA ESTOU EM FAZE DE COMEÇO LOGO LOGO VCS VÃO SE DELICIAR COM MEUS SORVETES OXOTICOS KKATE DE CEBOLA VERDADE BEIJOSSSSSSSSSSSSSS

  10. maria de lourdes araujo diz:

    DESCULPA OS SORVETES SÃO EXOTICOS K K RS RS E NÃO OXOTICOS KKKKKKKKKKKKK
    ASSIM TB JA É D++++= KKAMEI O BLOG TUDO GOSTOSINHO BELO O BLOG

  11. claudete ianes de camargo diz:

    achei muito interessante esse bolo e vou fazer hoje mesmo … ah quero tambem agradecer suas dicas e receitas porque graças a elas eu sou o que eu sou hoje pois venho acompanhando a palmirinha desde o ano de 2000 e a receita que mais marcou foi a esfiha síria pois foi fazendo essa receita que eu comecei a ganhar meu proprio dinheiro… obrigada palmirinha por tudo te desejo tudo de bom te adoro muito … bjos

  12. marcia diz:

    Vou te dizer uma coisa,fico emocionda so de ver as fotos,sao lindas voce e muito caprichosa,parabens,adoro o modo com que voce escreve parece ate uqe estou do seu lado conversando e tomandop um cafezinho com voce,estou viciada no seu blog e uma delicia,nao precisa nem esperimentar pra saber que e bom.quero ficar igual sua vo,adoro essas receitas o jeito de fazer o capricho ,as pessoas que gostam de cozinhar geralmente sao tao felizes ne? voce me parece uma tbem,porque eu sou muito feliz adoro agradar as pessoas com um bolinho.um abraço fica com Deus.

Deixe um comentário

