Para quando todo o resto deu errado: Blondies

best blondies

Essa foi uma semana daquelas. Sabe quando tudo – absolutamente TUDO – resolve dar errado? Vamos colocar em forma de itens para melhor efeito ilustrativo:

  • pão de ló n°.1 –  no lixo (murchou)
  • pão de ló n°.2 – no lixo (cresceu muito e vazou da forma)
  • pão de ló n° 3 – danificado no transporte (esses três foram no mesmo dia)
  • pudim de doce de leite – quebrado ao ser desenformado
  • minha primeira entrevista para um canal de TV falando sobre o blog – cancelada porque peguei uma gripe e estou com febre e cara de sapo boi.

Não me pergunte porque os doces deram errado – não eram receitas novas – sinceramente não sei explicar.  Será que a Ofélia, Palmirinha ou Tia Nastácia já tiveram semanas assim?

Para essas horas, só apelando para aquela receita que não tem como dar errado, por mais azarada (bate na madeira mangalô três vezes) que a gente esteja.

Blondies (adaptada do livro Chocolate Temptations)

Numa definição bem sucinta, blondies são brownies sem chocolate na massa. Sendo um pouco mais explicativa, é um bolinho denso, mais pesadinho, que lembra bastante a massa dos cookies no sabor e na textura. Dá pra colocar chocolate cortado em pedaços, nozes, castanha de cajú, passas, o que vc gostar mais na cobertura.

  • 140g manteiga sem sal
  • 400g de açúcar mascavo claro (como não temos esse tipo no Brasil, usei 250g de mascavo e 150g de açúcar refinado)
  • 1 coher de chá de essência de baunilha
  • 3 ovos, ligeiramente batidos
  • 300g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada grande de sal
  • 50g de nozes quebradas (usei nozes e pecãs)
  • 50g chocolate branco picado grosseiramente (usei ao leite)
  • 50g de chocolate meio amargo picado grosseiramente

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma forma de 30 X 22cm com papel alumínio.

Numa panela grande, aqueça a manteiga em fogo médio somente até derreter. Junte o açúcar, mexa bem, e retire do fogo. Deixe esfriar por um minuto e junte a baunilha e os ovos, misturando bem.

Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura da panela e misture somente até ficar homogêneo – não bata nem misture demais.

Passe a massa para a forma preparada e espalhe bem com uma espátula. Distribua os chocolates, nozes e cia. uniformemente sobre a massa e leve ao forno por 25 minutos, ou até que esteja firme (o meu levou 30min.)

Deixe esfriar por alguns minutos na assadeir. Levante o blondie pelo papel alumínio e coloque sobre uma grade para que esfrie completamente. Corte em quadrados. (rende 48 pedaços)

blondies


55 comentários

  1. Gina diz:

    Já fiquei com vontade de comer esses blondies. A começar pelas fotos maravilhosas, depois pelos ingredientes que você usou. Gosto mais das pecãs do que das nozes chilenas.
    Bom final de semana!

  2. Ainda não fiz blondies. Acho uma boa sugestão para a época de Natal.
    As vezes várias receitas saem erradas ou com algum probleminha. Fico furiosa, mas acho que acontece com todo mundo.
    A cobertura destas blondies ficaram super apetitosas!
    Bjs 🙂

  3. leticia diz:

    oi! paula!
    mas o bolinho é fotogênico, hein??? deu vontade de dar uma mordida na tela do micro!!
    vou tentar fazer aqui, sei não pq os meus dotes culinarios sao limitados, mas depois desse post preciso pelo menos tentar!
    bj
    leticia
    (ex-faap)

  4. Verena diz:

    Tenho esse problema com pão de ló, estraguei 2 esses dias , minha mãe diz que quando está chovendo, alguém coloca o dedo na massa ou você está menstruada o bolo não cresce… Imagina se isso é verdade. XD

    Parece bom os blondies, mais uma receita pra acabar com as nozes pecans que se multiplicam no sitio.

  5. Stella diz:

    Dá vontade de comer a foto. 🙂
    Olha, eu tive 4 experiências com brownie (de chocolate mesmo) e apenas uma foi perfeita. Das outras três, um queimou, um ficou cru no meio e o último o problema foi no preparo mesmo… fritei o chocolate na hora de derreter. Pois é… a pessoa é problemática.
    Mas parece válido de tentar fazer. x)
    Beijos!! E bom domingo!

  6. leonor diz:

    Olá!!

    Há dias em que o azar parece que nos persegue para todo o lado!… Já não me lembro de ter uma semaninha dessas mas também já me aconteceu!
    Eu fico fora do sério quando sou obrigada a deitar comida fora!!..é irritante e frustrante!

    Para compensar, parece que estes blondies vieram para o sucesso e vai ver que a sorte veio para ficar!
    Espero que consiga resolver o contratempo da entrevista!!

    Beijo

    • thecookieshop diz:

      Leonor, se você que é você já teve semanas sassim, eu fico bem mais tranquila! 😀
      A entrevista não deu pra salvar, mas não tem problema…
      Um beijo!

  7. Amiga, três bolos no mesmo dia??? Eu também tenho alguns dias assim…e quando a gente não está bem não adianta, cozinha é feeling good! Se tenho encomenda e o negócio está difícil eu rezo e vou na fé, muita fé para dar certo!
    Mas os seus blondies ficaram lindos!!! Adorei!
    Um beijo grande!

  8. Victória diz:

    Paula… é claro que todas as pessoas que cozinham têm os dias em que nada dá certo!!!! O importante é que a maioria das vezes dá certo e, eu prefiro olhar por esse lado…
    Lindas as fotos e esses blondies?!? devem ser maravilhosossssssssssss
    melhoras da gripe… ( não é a “A”, é?)
    bjoca

  9. Blondie era uma banda dos anos 70 que eu adoro e ando com as músicas no meu Ipod.rs Mas este bolo aí deve ser di-vi-no! Paula, tenho que dizer que vc está sendo culpada por eu estar sabotando a minha dieta, viu? Fiquei louca pra fazer.
    Então, vc teve uma semana ruim, é? Sabe que todas as vezes em que uma receita não dá certo, eu fico pensando: será que isso acontece com todo mundo? ou só comigo? Sinto por vc, mas fiquei mais tranquila em saber que nem sempre as coisas dão certo. Pronto, me resignei. haha!

    Beijos

  10. Paula, acontece com todas nós, não? A minha sogra diz que é “mão de m…” – e a sensação é essa mesmo, tudo em que tocamos dá errado. Mas que bom que você não perdeu o ritmo e insistiu – as blondies estão lindas!
    Espero que esteja melhor da gripe!
    xx

  11. Margarete diz:

    Paula, já anotei esta receita para fazer. Adorei. Amiga, não desista, tem dias que é assim mesmo. Um dia lembro que fiz um bolo de cenoura, o danado cresceu, cresceu, ficou lindao no forno. Desliguei o forno e o mocinho foi baixando, baixando… Ficou horroroso. Chorei tanto. Eu sempre ficava irada, chorava e pensava naqueles que não tinham o que comer. Acho que superei este medo, mas que cozinha é ‘feeling’, ah, isto é mesmo! Se eu não estou bem para entrar, nem tento, pois sei que a comida ‘capta’este bad mood. Bjs.

  12. Esta foto está tentadora! Fiz blondies há uns anos atrás e acho que a receita não era boa, pois ficou muito sem-graça. No entanto, vale sempre a pena dar uma segunda chance, quando se trata de receitas clássicas. Já anotei!

  13. Olá,

    Cheguei ao seu blog através da Talita e já dei uma vista geral….adorei! Resolvi comentar aqui, pois tbém faço bolos sob encomenda e na sexta feira quando tudo parecia correr bem, dois bolos deram errado…um o chantily desandou depois de confeitado (culpa do fornecedor que mudou o teor de gordura) e outro que não firmou o creme, justamente pq minha funcionária esqueceu de fazê-lo mais firme pois os morangos soltam água…No final do dia, acabou dando tudo certo, e a missão foi cumprida…mas a responsabilidade é enorme e tem dias que chego a passar mal…é parte do oficio!
    bjs e Parabéns!

  14. Renata diz:

    Oie, descobri essa receita de dar água na boca! Quero muito fazer mas tenho uma dúvida. Se ele é como um brownie, a textura também fica igual? Deixo no forno exatamento como faria com um brownie, com uma casquinha durinha e o miolo mole? Obrigada! Re

  15. Pingback: Na cozinha « Maricotinha na janela

  16. Mari M diz:

    Oi, cheguei no seu blog pela Mari do Pequeno Guia Pratico e virei super fan (nao tenho til). Já fiz muffin de nozes e pera, tres leches e o blondies, com resultado positivo de 66%, porque o de tres leches ficou bem ruinzinho. Vou tentar de novo, quando comprar mais leite evaporada… Mas o comentário aqui é porque te linkei lá no meu blog com esse blondie, porque ficou de primeira classe, sim senhora. Parabéns pelo trabalho, seu blog pra mim deve ser declarado de interesse público!

  17. Silvia diz:

    Gente, fiz essa receita no último final de semana e trouxe para os colegas de trabalhos. Precisei reeditá-la na segunda-feira porque não deu para quem quis. Os elogios foram muitos. Realmente, a receita é fácil, de impacto e deliciosa.

  18. Nica diz:

    Achei esse blog hoje e geeente…foi olhar e começar a pensar no que fazer, que ingredientes na dispensa…Fiz essa receita porque me pareceu fácil e rápida e ficou maravilhosa! Muito obrigada! Adorei as delícias daqui.

  19. Pingback: Não deu tempo de comprar presente? – The Cookie Shop

  20. Pingback: Blondies Três Chocolates | Tertúlias de Forno e Fogão

Deixe um comentário

