Tortinhas de Blueberry – uma mini receita

blueberry pie

Bake at 350Vou ter que tocar num assunto um pouco desagradável hoje: minhas calças estão ficando apertadas. Não vou mentir pra vocês e dizer que não sei o que aconteceu, que engordo só de olhar, tenho ossatura larga, retenção de liquido, problema de tireóide e todas essas desculpas esfarrapadas. Eu confesso que comi.

O fato é que, bem nesse momento calça justa, eu já estava com esse evento do blog Bake at 350° agendado. Todos os meses, a Bridget lança um tema, e quem quiser participar tem que fazer uma criação culinária dentro da proposta. O tema deste mês foi “torta”.

E como fazer uma torta e dar uma maneirada nos doces ao mesmo tempo?
Devido a um profundo bode aos doces light (me recuso), resolvi reduzir o tamanho da receita ao menor aceitável pelo meu próprio bom senso e traseiro.  Estava com uns blueberries no freezer (fruta é diet, né?) dando sopa e diminui a receita de uma torta grande para quatro tortinhas do tamanho de uma empada. Uma pra mim, uma pro marido e duas precisei me livrar, então demos de presente para outras pessoas engordarem também.

blueberry pie 3

Tortinhas de Blueberry (mini receita para quatro tortinhas tamanho empada)

Se você for convidado para um picnic no campo, num lindo dia de verão, essas tortinhas seriam uma ótima pedida. Eu levaria cada uma amarradinha com um barbante e uma colherzinha junto, a lá Martha Stewart, e ficaria ao sol imaginando como a vida é bela…

Para a massa (adaptada do blog eggbeater)

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (100g) manteiga cortada em cubinhos e congelada
  • água bem gelada, o quanto baste

Para pincelar

  • 1 gema
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • açúcar cristal ou normal para polvilhar

Para o recheio

  • 2 xícaras de blueberries (eu usei congeladas e descongelei em temperatura ambiente antes de usar)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de maizena
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • raspas da casca de um limão
  • 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Prepare a massa

Esta massa pode ser utilizada imediatamente, sem precisar descansar na geladeira.

Na tigela da batedeira, misturar a farinha, o açúcar e o sal. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, vá adicionando os pedacinhos da manteiga congelada, até formar uma farofa (os maiores pedaços de manteiga deverão estar um pouco maiores que ervilhas). Junte a água em fio, aos pouquinhos, e pare assim que a massa não parecer mais tão seca e imediatamente quando ela começar a se juntar.

Passe a mistura para uma superfície polvilhada com farinha de trigo e aperte os pedaços para formar um disco, mas sem trabalhar demais para não derreter a manteiga.

Abra a massa com um rolo e forre quatro forminhas descartáveis para empada, ou quatro buraquinhos de uma forma para muffins. Guarde na geladeira enquanto prepara o recheio. Guarde também na geladeira o restante da massa, embrulhado em plástico, que vai ser usado para cobrir as tortas.

O recheio:

Numa tigela grande, misture com as mãos ou uma colher grande os blueberries, o açúcar, a farinha, a maizena e as raspas de limão. Divida esse recheio entre as quatro forminhas com a massa e coloque pedacinhos da manteiga sobre as frutinhas.

Abra a massa reservada e corte rodelas do tamanho de “tampas” para as tortinhas. Cubra cada uma com a massa e pressione as laterais para grudar bem. Para ficar bonitinho, você pode cortar as rebarbas com uma tesoura e pressionar com um garfo, igual a quando se fecha pastel.

Se quiser fazer a tampinha de treliça, tem um ótimo tutorial aqui.

Misture a gema e o creme de leite e pincele as tortinhas fechadas. Polvilhe com o açúcar. Faça três furos na tampa da torta (se for de treliça não precisa). Leve as forminhas ao freezer enquanto o forno aquece a 180°, por uns 15 minutos.

Coloque as forminhas sobre uma assadeira e leve ao forno. Asse até que doure bem e o recheio esteja borbulhando. Sirva em temperatura ambiente.

blueberry_pie 2

46 comentários

  1. Fernanda diz:

    Ficaram lindas e me lembraram muito das que eu comia no frio do Maine! Uma vez, esquentei muito mais que deveria no microondas, pus na boca e queimei o céu da boca de uma tal maneira que se formou uma bolha ENORME que cobria o céu inteiro!
    Mas, cuspir, nunca!

    Realmente é complicado cozinhar e não beliscar antes, durante e após…
    Temos que ser fortes.

  2. Gina diz:

    Pois é, você tocou num ponto que todas nós detestamos… rsrs! Costumo fazer 1/4 ou 1/5 da receita, caso contrário acabo comendo…
    A tortinha ficou uma graça e o detalhe da colher é um charme. Só não está dando para fazer picnic com esse frio louco.
    Tenho muitas cerejeiras em frente de casa e lembrei-me de um costume dos japoneses de fazer picnic embaixo delas. Ano passado houve descendentes que fizeram isso, em plena Curitiba, não é uma graça?
    Bom final de semana.

  3. Talita diz:

    Que blog lindo! Estou muito feliz por ter encontrado o Cookie Shop! Você faz fotos lindas e as receitas parecem realmente deliciosas! Quero fazer o mais rápido possível essas tortinhas. Só acho que trocarei as blueberries (pois não as tenho) por morango (que por um acaso estou com 1kg). Será que dá certo? Achei linda a delicadeza com que trançou as tiras da cobertura. Te adicionei em minha lista de blogs favoritos, espero que não se importe!

    • thecookieshop diz:

      Eu acho que dá certo com morango, sim, Talita, só tem que ver uma receita para ajustar a quantidade de farinha ou amido, porque morango solta bem mais líquido que blueberry.
      Eu te agradeço pelo link, não me importo nem um pouco! 🙂
      bj

  4. Paula, ce nao tem noçao de como invejo essas tortas q os americanos comem assim enchendo a boca e eu nunca proveiiiiiiiiiiiiiiiiii, agora to triste!!! hehe
    Nunca fui boa nesse lance de abrir massa, vou ter q aprender isso pq ate com empadao sou um problema. Preciso equipar minha cozinha, isso eh q da nao casar, ninguem da presente pra gente!!
    Mas olha, sobre o bumbum maior, fica triste nao, eh acumulo de sabedoria!! E os maridoes adoram normalmente!hehe
    Putz, fiquei com vontade!

    beijocas e como vai a Helena?

    • thecookieshop diz:

      Hahah, ai dos maridos se eles não adorarem, né?
      Compra um bom rolo de abris massa, grandão, que voc~e vai conseguir fazer qulaquer torta, Elen!
      bj

  5. Cinara diz:

    Lindas as suas tortinhas, Paula! Suas fotos, como sempre, estão impecáveis… E morri de rir com seu texto: eu também compartilho o que faço na cozinha, para que os outros engordem também! :oD
    Beijos!

  6. Anandha Liz diz:

    ameeei a receita, com certeza vou fazer. Queria sugerir que você fizesse um post de uma receita de bolo de cenoura, eu tenho uma aqui em casa mas nunca dá certo, obrigada. beijinhos (:

  7. thecookieshop diz:

    Oi, Anandha!
    Quase todo bolo de cenoura que dá errado é porque a receita pede para bater tudo no liquidificador. Eu só bato a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador até ficar cremoso, e depois junto os ingredientes secos (farinha, fermento) à mão numa tigela grande ou na batedeira mesmo. O liquidificador aquece demais o fermento e trabalha em excesso o gluten da farinha, e o bolo pode não crescer.
    Pode fazer a sua receita assim que vai dar certo!

  8. Pingback: Tortinhas de Blueberry – uma mini receita | Casamenteiras

  9. Pingback: Peripécia que deu errado: Tortinhas de morango « Peripécias Culinárias

  10. Vanessa diz:

    Achei seu site hoje, enquanto procurava receita de tortinhas com blueberry…
    Gostei de suas fotos e da receita… acabei de tirar as minhas do forno…. e simplesmente amei… são saborosas… maravilhosas… já estou pensando em fazer com outros recheios.

    Parabens e muito obrigada por compartilhar essas delicias conosco

  11. Claudia diz:

    Hum…estou pensando em testar a receita, mas pensei em outras frutas para usar de recheio além de mirtilo… alguma sugestão? Só consegui lembrar de maçã…rs
    Bjos
    Obrigada pelo blog lindo!

  12. Pingback: Doces Unidos da América | Let's Party Blog

Deixe um comentário

