
Essa é uma daquelas receitas que você olha e pensa: será que vai dar certo? Principalmente, porque na lista de ingredientes você encontra nada mais, nada menos que.. purê de batatas!
Num ato de ousadia e audácia (e como sou sou uma pessoa muito curiosa) resolvi experimentar. As outras pessoas que fizeram esses bombons JURARAM que era uma delícia, e que ficava igualzinho a um certo chocolate industrializado que não citaremos o nome, mas é algo parecido com “Sucesso”, ou “Fama”… 😉 (piadinha válida somente em território brasileiro, uma vez que eu não sei o nome de nenhuma marca de bombom de coco dos outros países de língua portuguesa)
E, sim, meus amigos e amigas, fica excelente. Minto: fica um sucesso!

Bombons de coco (achada em vários lugares da internet) – rende aprox. 20 bombons
- 1/4 xícara de batatas cozidas, amassadas e passadas em uma peneira, frias
- 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- gotinhas de essência de coco (opcional)
- 1 a 1 1/2 xícara de coco seco ralado, não adoçado
- 20 amêndoas cruas (opcional)
- 300 gramas de chocolate ao leite para banhar
- Cozinhe uma batata média descascada e cortada em quatro. Jogue a água fora e volte a batata cozida ao fogo por alguns segundos para secar bem. Amasse ainda quente e passe por uma peneira. Reserve até esfriar.
- Numa tigela grande, coloque 1/4 de xícara da batata cozida e 1/2 xícara do açúcar de confeiteiro, assim:

3. Vá misturando e vai acontecer o seguinte fenômeno: a batata vai começar a ficar líquida:
4. Continue misturando, até virar uma calda:
5. Junte o restante do açúcar de confeiteiro e misture bem, até ficar uma pasta mais grossa. Talvez você precise de mais açúcar para atingir esse ponto:
6. Agora é só juntar o coco ralado e misturar tudo muito bem. Eu amassei um pouco com as mãos, porque a massa já estava bem densa. Deve ficar em ponto de enrolar.
7. Eu fiz barrinhas com duas colheres de chá da massa, mas pode até abrir e cortar em retêngulos, se quiser. Coloque uma amêndoa sobre cada bombom e aperte um pouco para grudar (nem todas as minhas amêndoas grudaram, então eu tomei cuidado na hora de banhar no chocolate para elas não caírem).
8. Deixe as bolinhas descansando um pouco e derreta/tempere o chocolate. Ou então, use chocolate fracionado, que não precisa temperar, mas não é tão gostoso.
9. Banhe primeiro a parte de baixo dos bombons, segurando com a mão e molhando no chocolate (tipos molhar rosquinha no chá). Deixe escorrer o excesso e coloque sobre uma folha de papel manteiga para secar. Quando as “bundinhas” dos bombons estiverem secas, apóie-os num garfo e deixe cair chocolate sobre os doces para cobrir a parte de cima e laterais. Deixe escorrer o excesso e coloque sobre o papel manteiga até endurecer, em temperatura ambiente.












Ingrediente inusitado para bombom mas é algo que eu adoro e assumo que sou batateira 🙂
Além do mais, tenho paixão por coco, então acho que ia adorar um bombom desses! Ficaram lindos 🙂
Tenho certeza que vc gostaria deles, Ameixinha! bjs
Nossa, que tentação! 😛
Puxa, ficaram uma beleza os bombonzinhos. E com batata, que incrível. Eu adoro chocolate prestígio e deve ser bem no estilo, melhor, claro…
Abraços,
C.
Ficaram bem parecidos mesmo, Claudia!
Já copiei a receita, Paula! Aliás, fiz a torta mágica de maçã. rs
Bem facinha e gostosa!
Que legal que você fez a torta de maçã! bj!
Paula, achei seu blog ontem, e já li de cabo a rabo!!! maravilhosas receitas! vou copiar várias delas!!! virei sua fã! 🙂
beijocas
Oi, Lucia
Espero que você volte sempre!
bj
quem diria, a batata comum tb quis ter seu dia de batata doce.
(trocadilho lindo esse, não?)
Mas fiquei com vontade, ah fiquei!
😀 Adorei o trocadilho!
Nossa, só a foto ja tenta o leitor, e com essa fácil receita, impossível não fazer. Adorei!
Oi, Dani, se vc fizer, me diz o que achou, tá? bj!
sucessooo!!!
que bacana…batata?
curioso!
bjocas
simone
Pois é, Simone… Depois andei pesquisando, e encontrei bombom feito até com mandioquinha!
bj!
ficaram igualzinhos!
Te mando uns se vc colocar o suco de repolho no youtube!
Nossa, fiquei aqui imaginando como será esse sabor??? Amei!! Beijos
Carol, a batata desaparece completamente, fica uma cocadinha úmida mesmo. Uma delícia!
Oi, Paula!
Poxa, mais uma vez minha dependência ao chocolate ganha mais um aliado!
Aqui em Portugal há um chocolate com o nome Bounty, mas nem chega aos pés do “sucesso”. E, como sempre, eu tinha delírios e sonhava que estava devorando uma dessas barrinhas, de embalagem vermelha com bolinhas brancas e douradas, de “sucesso”. Mas, agora você me salvou!!!!!! Nunca mais terei pesadelos! Obrigada, minha amiga!!!!
Um beijo!
😀 Que bom que assim você pode matar um pouquinho das saudades do Brasil! Não precisa mais passar noites em claro com saudades do “sucesso”!
Um beijo grande
Nossa, que delícia de bombons. Ficaram maravilhosos.
Lindos, lindos.
Obrigada, Elisabete! 🙂
Adorei!
Será que fica bom sem a cobertura de chocolate?
Beijinhos.
Gasparzinha, sem a cobertura eles ficam parecendo cocadinhas, fica gostoso também!
bjs
heehehe paula, nao consigo vir aqui ha um tempinho e venho agora e me deparo com essa receitinha, q delicia!
Isso pra mim vai ser otimo, posso fazer pra festinha das meninas, so nao vou temperar chocolate pq nao sei fazer isso bem, e acho q minha cozinha nao comporta esse tipo de estripulia!eheh
Menina, queria te pedir um favor, tem algumas receitas maravilhosas e nao muito complicadas para festinha de criança? tenho q fazer uma big mesa de doces pq o tema delas eh festa doce, tem que fazer uma mesa de guloseimas enorme e sei la viu, eu penso penso e nao sai nada da cachola, acho q eh o cansaço!hehe Minha amiga vai a sp semana q vem vou pedir a ela pra me trazer algumas coisas, mas nem sei bem o q pedir, mas preciso de um suporte pra cupcake de plastico nem sei onde vende isso, ou se tem!hehe To mais perdida q cego em tiroteio!
E a Helena voltou pra escola? Aqui ta tudo parado!hehe
beijocas, amei a receita, obrigada!
Elen, só agora vi teu comentário, depois te mando um email com algumas sugestões, ainda dá tempo?
bj!
Hummmmmm parecem deliciosos. Deu até vontade de tentar em casa. abraços,
Eu quero um desses!
Uauuuuu adorei esta receita. Vou ter mesmo que fazer, parece fácil e sem dúvida deve ser deliciosa, como todas as usas receitas. Obrigada por partilhar 🙂
Obrigada, Marisa! bj!
Vivendo e aprendendo! Ficaram lindos. I’ll give it a try.
Bjs
Odete, depois me fala se vc gostou! bjs!
Uia que legal!
Vou tentar fazer, parece bom. XD
Aproveita que vc já tem chocolate temperado todo dia!
bj!
Menina….batatas…adorei o segredinho deste docinho fofinho,
bjs
Paula
O mais legal é a batata “derretendo”…
bj!
bem eu nao tenho palavras para descrever estes docinhos. ai que delicia.
beijinhos
Moranguita, eles são mesmo bem gostosinhos!
bj!
Adorei o teu Blog!! 😀
Nossa.. quanta coisa boa e bonita!!
Beijinhos*
Q idéia genial, esse docinho com batata espremida!…Amei. Trabalho c bombons e achei ótima a idéia. Parece muito gostoso.
estou de boca aberta… que coisa fbulosa. maravilha mesmo.
parabens.
perfeitos.
coloquei as batatas para cozinhar,vou tentar.
Amei essa receita.Trabalho com bombons a uns 4 anos e nunca vi uma receita tão inusitada. Vou tentar fazer logo logo. amei seu blog. Virei sua fã.
Há!Encontrei vc no programa do Daniel, rssrsr.
Bjs linda
Pingback: Desvendando o segredo do sucesso – bombons de coco com amêndoas « Casamenteiras
Ai que vontade que dá!!!! Vou fazer com certeza, parabéns pelo site um encanto.
Ahhh como não sou “expert” na cozinha gostaria de saber o prazo de validade destas delicias?
Se depois de prontas devo guarda-las na geladeira se pode ficar fora…
Um grande abraço e sucesso!!!!
Oi, Valéria! Obrigada!
Depois de prontos, os bombons devem ser consumidos em dois dias. Pode guardar na geladeira por mais tempo, mas pode ser que se formem gotinhas de água na casquinha de chocolate.
bj!
Esse 1/4 de xic de batata corresponderia a uma batata média?
Fiquei na dúvida…
A receita é divina…tentação total!
bjs
Suélen, eu cozinho uma batata grande e sempre sobra um pouquinho, mas eu prefiro que sobre do que ter de cozinhar outra batata!
bj
oiiiii
Fiz os biscoitinhos de cortar e eles ficaram uma delicia….
qndo vc diz açucar de confeiteiro, eu devo usar o glaçucar ou o açucar impalpavel??
bjinhos
Oi, Amanda!
Para qual receita? Se for para essa aqui dos bombons, eu achei mais gostoso com o glaçúcar. Para o Glacê real, pode usar qualquer um dos dois, mas o impalpável fica mais lisinho quando seca.
bj!
É BATATA INGLESA OU BATATA DOCE?
Batata inglesa mesmo.
Paula.
Esse bombom e simplesmente MARAVILHOSO
MEGA PARECIDO Ccom aquele famoso,que eu adoro.
PARABENS……
Bjs
Rosana
Pingback: Barrinhas de Coco | Chubby Vegan
Vc: pode me ajudar tambem tenho a festa dos meus gemeos(menino e menina) devo preencher uma mesa enorme de docinhos e guloseimas, a torta sera de 3 andares branca com estrelas azul,vermelha e amarela, q, sugestao vc. me da pois gostaria de fazer bombons, pirulito no palito, mas quando vejo os docinhos nas forminhas cor rosinha,azuzinho,fica muito delicado e fino, do momento q. quero colocar florzinhas nos bombons, lacinhos nos cupcakes, tudo isso nas cores fortes nao fica feio? mas meus filhos farao 7 anos os tons pasteis acho q. fica muito bebe nao? me ajude!!! resumindo do momento q. meu portugues esta um pouco sem sentido!!!
tem como fazer a festa colorida e fina??? : ))) ufffa!!! consegui mi explicar?
Vc já tentou com inhame? pois nao posso comer batata.
obrigada
Maria
A dorei a receita!Minha sugestão é fazer furinhos na casca da batata e levar ao microondas por alguns minutinhos.Ela fica cozida e bem sequinha!