Trufas sinistras para o Dia das Bruxas

halloween

Na calada da noite, enquanto todos dormiam calmamente, no estranho laboratório secreto de uma bruxa má, um ritual macabro estava em andamento… Mil olhos verdes humanos estavam prestes a serem jogados num cadeirão borbulhante, e um exército de ratos seguia seu caminho para invadir ruas e casas de pessoas inocentes… HAHAHAHAHAHAHAHA

Ok, ok,  eu não sou muito boa com histórias de terror, tá? Desculpaê.

Dia das Bruxas está chegando e, apesar de não ser uma tradição no Brasil, vem sendo comemorado aqui e ali. Eu pessoalmente acho o tema terror muito divertido para qualquer festa, em qualquer época do ano, então preparem aí sua figa, ferradura, bata na madeira mangalô treis veiz e aprenda a fazer as aterrorizantes…

Trufas de ratos e olhos humanos

A massa base para os ratos e os olhos é a mesma: uma ganache bem firme, que pode ser enrolada tranquilamente. Para o formato dos ratinhos, eu me inspirei no livro The Secret Life of Food, de Clare Crespo, que eu tenho há muito tempo e adoro. Essa receita rende uns 6 a 8 ratinhos ou 12 a 15 olhos.

Ingredientes da ganache base

  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • 2 colheres de sopa (30ml) de creme de leite/ natas (pode ser de caixinha)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)

Para os ratinhos

  • 1 xícara de chocolate em pó
  • confeitos prateados para os olhinhos
  • confeitos cor de rosa para o focinho
  • amêndoas para as orelhas
  • papel preto ou marrom para os rabinhos

Para os olhos

  • 350g chocolate branco nobre ou fracionado de boa qualidade
  • pasta americana verde
  • confeitos pretos ou pasta americana preta

Para preparar a ganache

Coloque o chocolate meio amargo picado numa tigela resistente ao calor e derreta no microondas em potência média em intervalos de 40 segundos, mexendo sempre. Ou pode também derreter em banho-maria, se preferir.

Misture bem o creme de leite e a canela em pó até ficar homogêneo. Deixe na geladeira por pelo menos duas horas antes de formar os docinhos.

halloween-rats

Para os ratos:

Corte as amêndoas ao meio no sentido o comprimento com uma faca bem afiada.

Coloque o chocolate em pó em um prato fundo e deixe os confeitos à mão.

Com porções de mais ou menos duas colheres de sopa, forme bolas e afine uma das pontas, até ficar uma “coxinha”, ou gota. Role pelo chocolate em pó e repita até formar todos os ratinhos.

Para formar a carinha e as orelhas, é só pressionar os confeitos e as amêndoas no lugar. Coloque os ratinhos em forminhas de papel para doce e posicione tiras do papel preto enroladinho no lugar da cauda.

Se for dar de presente, uma sugestão é colocar numa caixa com furos na tampa, para os ratinhos poderem “respirar”.

Para os olhos:

Abra a pasta americana verde com um rolo apropriado, em superfície polvilhada com maizena ou açúcar impalpável. Com a ajuda de um cortador redondo bem pequeno (mais ou menos 1,5cm), ou de um bico de confeitar (a parte de trás – eese foi o que usei), recorte círculos para fazer a íris do olho. Reserve.

Com a ganache básica, forme bolas de duas colheres de chá.

Derreta e tempere o chocolate branco nobre, ou se for o fracionado só precisa derreter e usar. Para instruções de como derreter e temperar chocolate para banho, recomendo esse link.

Banhe cada bolinha de ganache com a ajuda de um garfo, coloque para secar sobre uma folha grande de papel manteiga e imediatamente posicione um círculo de pasta americana. Com uma gotinha de chocolate derretido, cole o confeito preto para formar a pupila. Repita com todas as bolinhas.

Depois de secos, eu fiz uns risquinhos com canetinhas de corante comestível na íris, para ficar mais “real”.

Sirva em pares (brincadeirinha).

halloween-eye-balls

Tá olhando o quê?

69 comentários

  1. Luna diz:

    Paula Paula…
    parece que depois de dois comentarios mal educados finalmente vc aprendeu…
    quando se COPIA uma receita se DIZ A FONTE…
    pode deixar que cada vez que vc sair da linha vou estar presente… lembrando que se vc quer escrever sobre comida e ter sucesso, tem que ser séria e criativa e nao tentar enganar os leitores com receitas copiadas…
    to de olho
    Mas tá bom, vai, eu confesso que estou te mandando esses comentários grosseiros porque, na verdade, eu me mordo de inveja das coisas que você faz. Eu sei que não tenho competência pra fazer igual, meus doces ficam sempre meio feinhos e tortos… E eu não tenho mais o que fazer. E eu também não sei ler muito bem, sou meio burra, e finjo não ver que na verdade tem link em todas as receitas do seu blog que foram criadas por outras pessoas. Enfim, sou uma imbecil. Ah, e ainda nem tenho coragem de dizer quem eu sou de verdade, então além de tudo, sou uma covarde!

  2. Maitê diz:

    Nossa …. eu AMEI o seu blog !!!! Quanta coisa linda e gostosa !!!!!

    Super parabéns pela sua criatividade e pelo seu trabalho LINDO !!!

    Passarei sempre por aqui … quem sabe um dia consigo ter 1/10 da sua habilidade.

    Beijinhos

  3. Patricya diz:

    Paula, parabéns são lindos!!
    O tema do niver do meu afilhado vai ser halloween vou fazer esses seus ratinhos fofos tá?!? Quero fazer uns brigadeiros “aranha” também, mas as benditas perninhas da aranha estão me tirando o sono, testei com pasta americana mas ficou meio esquisito, sei lá não tive outra idéia ainda..
    Bjos e mais uma vez parabéns por essas delícias!!!

    • thecookieshop diz:

      Patrycia, me deram uma idéia, vou passar pra vc: de repente ficaria legal doce casca de laranja cristalizada, cortada em tirinhas e banhada em chocolate, (para as perninhas da aranha) o q vc acha? E nesse livro que eu menciono no post, tem umas aranhas com pernas daquele salgadinho “sticks”, passadas no chocolate e depois no granulado.
      bj!

      • Patricya diz:

        Humm, gostei muito da idéia da casca de laranja, acho que pode ficar bem legal!! Vou testar e depois te conto. Obrigada pela dica!!
        Bjo

      • Fernanda diz:

        Adorei sua ideia do sticks para as perninhas, vou fazer uma festa de halloween, uma das receitas é um sanduiche em formato de aranha, e não sabia como fazer as pernas. Parabéns, mesmo a postagem sendo antiga, adorei!

  4. Pity diz:

    Querida Paula! inacreditável sua criatividade! muito legal! em especial, adorei pois além do Dia das Bruxas, sempre gostei de tudo com relação ao Halloween.. fiquei até com vontade de te-los em casa no dia de Finados… que tal pensar num bolo ou cupcake com este tema…

  5. Margarete diz:

    Paula, adorei! Super criativos… Acho que você deve assistir o “Mister Maker” por causa da Heleninha, né??? Os seus doces me lembraram as figuras monstruosas que ele sempre faz… Bjs.

  6. Pamella diz:

    Ficaram lindos os ratinhooos! E a receita parece deliciosa!

    Paula, offtopic, você teria dicas de sites bons para compras de acessórios culinários, online? Trabalho o dia todo e estudo a noite, fica difícil passear na Paula Souza… esses dias comprei forminhas em um site que vi no seu blog e achei ótimo! (Barra Doce). Vc sabe de outros bons?

    Abs,

    Pamella

  7. Pingback: uberVU - social comments

  8. Vania diz:

    Oi Paula,

    Que graça os seus filhotinhos! Se não morasse tão longe iria encomendá-los!
    Mas, o jeito será fazê-los. Obrigada pelo passo-a-passo. Espero que a minha ninhada sai mimosa como a sua! rsrs
    Eu pesquisei sobre o que poderia ser usado para fazer pernas de aranha (um brigadeiro em formato aranha) e achei o link : http://www.receitaculo.com/receitas/6791/
    As perninhas podem ser feitas com uma goma obtida de uma planta, acredito que o nome seja alcaçuz. No wikipédia, vi que o nome em inglês é ´liquorice´. Em francês, para mim é mais achar aqui, chama-se ´réglise´. Eu nunca comi, mas já vi em algumas lojas. Preciso comprar pra ver o que é exatamente.

    http://fr.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9glisse

    Eles foram usados numa das receitas deste blog:

    http://www.flavorcollection.com.br/culinaria/20-doces-de-halloween-divertidos/

    Seu blog é uma fofura, tão gostoso quanto o Chocolatria!

    Felicidades,

    Vania

    • thecookieshop diz:

      Oi, Vania!
      Puxa, obrigadão por ter feito a pesquisa! Aqui no Brasil é meio difícil de achar esse doce (em português acho que é alcaçuz o nome), só tem naquelas lojas de balas importadas, e realmente seria o ideal para perninhas… 🙂 Ele tem sabor de anis.

      Boa sorte com os doces!
      bj
      Paula

      • Vania diz:

        Oi Paula,

        Você pode me dizer quanto tempo dura as trufas?
        Posso fazê-las hoje e deixá-las na geladeira por uns 3/4 dias?
        Eu achei a réglisse preta, tem gostinho de anis mesmo mas é meio enjoativo…muito doce…porém, só para finalizar a decoração, acho que é válido 😉

        Bjos

      • thecookieshop diz:

        Dura bastante na geladeira, em recipiente com tampa pra não pegar cheiro. Se forem os ratinhos, o chocolate em pó pode melar por causa da umidade, daí vc polvilha mais um pouco na hora de servir. Os olhos não precisa guardar na geladeira, só deixar em ambiente fresquinho e seco, senão a pasta americana derrete.
        Que bom que vc achou umas perninhas pras suas aranhas!
        bj

  9. Noêmia diz:

    Oi, Paula!

    Tem uma indicação ao seu blog, lá no meu! Indico de coração, pois é o que eu sinto! Mas, se não tem o gosto por postá-lo, não me incomoda! A minha felicidade está completa, apenas lhe indicando!
    Um beijo!
    :o)

    • thecookieshop diz:

      Nô, vc é uma querida, adoro você e seu blog, e fico muito feliz e lisonjeada com a sua indicação. Vc é um pessoa muito bacana e especial.
      Um beijo grandão
      Paula

  10. Johanna Pessuto diz:

    Oiii olha mto lindo seu blog amei demais me dá fome só de pensar!!!
    Gostaria de pedir pra vc se eu posso usar suas imagens no meu twitter sabe? Como plano de fundo pq são tão lindas, e apesar de achar as imagens no google elas obviamente tem dono então gostaria de pedir primeiro ;T

    ;*

  11. Fabricia diz:

    Paula,
    Que coisa mais fofa sua ninhada. Uma leitora do meu cantinho se inspirou na sua idéia e me encaminhou a foto. Até postei a foto dela pois não tem como resistir à esses ratinhos sapecas. Ela fez de brigadeiro … Parabéns pelo trabalho, pelo blog e pelas receitocas divinas …. Beijos para ti.

  12. Pingback: Cupcake de laranja com cobertura de ganache de chocolate « Peripécias Culinárias

  13. Janaina diz:

    Olá Paula!!! Adorei seu site. Muito bem feito, criativo, com lindas fotos, com ótimas receitas e divertido. Parabéns!!!
    Estou vendo idéias para fazer o niver da minha filha de Hallowen, e amei seus olhos e seus ratinhos, vou tentar fazer, sem dúvida. Será que daria certo, fazer ratinhos bancos de leite ninho?
    Você vai colocar novas idéias este ano?
    Bjs mil

    • thecookieshop diz:

      Oi, Janaina! Acho que ficariam ótimos de leite ninho, depois se vc passasse no açúcar de confeiteiro vai ficar igualzinho!
      Devo colocar sim algumas idéias para esse ano.

      bj

  14. Carol Nolasco diz:

    Olá! Acompanho seu blog há muito tempo…
    Parabéns! Um sucesso.
    Estou com uma dúvida: como seu ganache de chocolate branco ficou tão branco? a bola branca do olho está realmente branca. não ficou com aquele tom amarelado do chocolate branco.
    beijos e obrigada.

  15. Pingback: >UMA RECEITA DE BRIGADEIRO= DUAS IDÉIAS PARA O HALLOWEEN | NATSUKASHI

Deixe um comentário

