Para aqueles que me seguem – Chocolate Chip Cookies

cookies-dorie

Que coisa curiosa: quando eu comecei esse blog, achei que fosse ser só um lugar pras clientes verem fotos dos docinhos. Quando eu vi, estava escrevendo, viajandão, e as pessoas deixando comentários e tals.  E eu respondi, e deixei comentários nos blogs de quem visitou, e em outros também, e eles voltaram, e por aí vai. Começou um diálogo com gente que eu nunca vi na vida. Gente ótima, que eu falo todo dia e sinto falta quando não falo, e também gente péssima, como uma leitora terrorista que tem me mandado comentários ameaçadores vez ou outra, cada hora com uma personalidade diferente. Tudo muito surpreendente.

Daí teve também esse Twitter, que eu fui parar meio por acaso, e você já deve ter ouvido falar (se não ouviu, segue uma explicação oficial do que se trata aqui).

O caso é que é um negócio meio estranho, onde você segue umas pessoas, outras pessoas te seguem, não necessariamente ao mesmo tempo, o seu nome começa com uma @ (o meu é @thecookieshop) e você fica ali pensando alto em até 140 caracteres. Às vezes, alguém presta atenção no pensamento do outro e comenta, responde ou repassa pros “seguidores”. Sim, é complexo, e sim, eu ainda estou tentando entender. Tem até pessoas famosas falando coisas ali, e um deles é o William Bonner (ou @realwbonner), o apresentador do Jornal Nacional.  Todo dia, ele pede pros seguidores dele escolherem a cor da gravata que ele vai usar na televisão. Surreal? Eu acho.

Daí que eu resolvi imitar o @realwbonner, fazer a minha própria #interativa, e perguntei para os que me seguem se eles preferiam ver aqui uma receita de bolo ou de cookie essa semana. Ganhou o cookie, por um voto. Pro pessoal do bolo: não esquenta não que bolo aqui é o que não vai faltar.

cookies-dorie-2

Best Chocolate Chip Cookies da Dorie Greenspan (adaptado do livro Baking: From My Home to Yours) – rende uns 45 a 50 cookies

Tenho esse livro há um tempão, mas ainda não tinha testado a receita de chocolate chip cookies. Dei uma mudadinha mínima na receita (coloquei canela em pó e amêndoas no lugar das nozes, ficou chique), e achei que eles ficaram realmente deliciosos, crocantes na borda e macios no meio. Eu recomendo que eles sejam devorados ainda morninhos, com o chocolate derretendo e sujando os dedos, quando estão no seu auge. Também ficam gostosos no dia seguinte, mas perdem um pouquinho da crocância inicial.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara/ 200g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo claro
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (troquei por 2 colheres de chá de canela em pó)
  • 340g de gotas de chocolate meio amargo ou chocolate meio amargo picado em quadradinhos
  • 1 xícara de nozes ou pecãs (usei amêndoas), picadinhas

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras com papel manteiga.

Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal (eu juntei a canela em pó nessa etapa). Reserve

Na batadeira, bata a manteiga com o açúcar e o açúcar mascavo até ficar um creme fofo e clarinho. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo por um ou 2 minutos após cada adição.

Reduza a velocidade para o mínimo e junte a mistura de farinha em 3 adições. Misture somente até toda a farinha estar incorporada, sem bater. Misture com uma espátula as gotas de chocolate e as nozes/ pecãs/ amêndoas. Pode deixar essa massa na geladeira, devidamente coberta com plástico, por até dois dias.

Coloque na assadeira em porções de uma colher de sopa (fica um cookie médio/ grande), com uns 3 ou 4 dedos de distância entre elas (os cookies espalham bastante), e asse por 10 a 12 minutos (eu deixei 15), ou até as bordas estarem bem douradinhas. O meio ainda vai estar macio/ mole, mas é assim mesmo. Deixe descansar na assadeira por 1 minuto, retire os cookies cuidadosamente com uma espátula e deixe esfriarem sobre uma grade.

cookies-dorie-3

75 comentários

  1. Gina diz:

    Também prefiro com amêndoas!
    Tem gente que começa um blog sem vínculo comercial e acaba transformando-o. Com você foi o contrário, mas isso tem explicação. Você tem fotos ótimas, criatividade e receitas boas, precisa mais?
    É essa interatividade tão boa, que acaba gerando encontro de blogueiras, como tem acontecido por aí. Em Curitiba, ajudei a organizar o 1° encontro sábado passado e foi ótimo, veja só:
    http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/10/encontro-de-blogueiras-em-curitiba.html
    Bjs.

  2. Claudia diz:

    Paula,

    a idéia do twitter me assusta só de pensar, não consigo nem imaginar fazer parte, mas o povo ama. Mas se eu estivesse no grupo teria votado pelo bolo e teria dado empate a tua disputa… Agora, tua leitora terrorista me matou de rir aqui, eu simplesmente caí na gargalhada lendo o texto, apesar de saber que essa louca deve encher tua paciência… Ah, os biscoitos são ótimos e minha princesa aqui hoje pediu uma festa da HK, acredita? Não, chapei…

    C.

    • thecookieshop diz:

      Claudia, se vc quer saber, eu tenho curtido cada vez mais o twitter – acabei tendo um contato bem mais direto com blogueiros e pessoas super bacanas, tem me surpreendido. De repente a gente ainda se esbarra por lá!
      bj

  3. Laély diz:

    Pois, é! Eu há pouco tempo virei sua “discípula” e, como não tenho tempo pra colocar em prática todas as receitas, ao menos me delicio com as fotos e o seu texto, leve como um suspiro.
    Também arranjei um “anti-seguidor” mas, felizmente, parou de importunar!
    Boa, esta receita! Na conta certa pra saborear tudo no mesmo dia, como meus meninos costumam fazer quando sai cookie do forno, aqui de casa. A parte de sujar as mãos com o chocolate quente é a melhor, mas esqueceu que não devem ficar sujas por muito tempo, já que serão levadas à boca, pra dar uma “limpada” básica nessa gostosura derretida!
    Abraço!

  4. Carmo diz:

    Ficaram muito lindos esses seus Cookies. A receita que custumo fazer é muito parecida, mas sem as nozes/amendoas, as crianças são um bocadinho esquisitas pra essas coisas, mas da próxima vou experimentar, ficam um pouco mais adultas eu acho!
    Beijinho

  5. ana diz:

    E tem como não te seguir e não se apaixonar pelas fotos e receitas?
    Falo (quase) com conhecimento de causa: é tudo tão gostoso quanto lindo! minha irmã ficou apaixonada pelos cupcakes que encomendei de presente pro niver dela!
    Vou testar a receita dos cookies!
    bjs, ana

  6. Margarete diz:

    Paula, obrigada pela ajuda. Outro dia eu queria ver como funcionava isto e fiquei pensando e perdendo um tempão para tentar entender o bichinho!!! Vou abrir uma conta. Só fico preocupada com algumas atitudes que o povo faz através desta poderosa ferramenta…. “roubar” fotos e dizer que são suas, agora você me deixa intrigada e ao mesmo tempo amedrontada com a história das ameaças… Como diria uma velha frase… NORMAL PEOPLE WORRY ME…. Ah, os cookies estao maravilhosos.bjs

  7. Ameixinha diz:

    Deixei o meu twitter meio abandonado. Tenho que retomar mas é que é twitter e facebook e mais não sei o quê!!!! Não sobra tempo para tanta coisa 🙂
    Essas bolachas devem ficar espectaculares, ainda por cima com o toque aromático da canela!
    Gostei 🙂

  8. Camila diz:

    Como se faz para que os cookies fiquem gordinhos? Os meus costumam se esparramar pela assadeira, será que é forno quente demais? Já tinha pensado em fazer essa receita, mas não encontro açúcar mascavo claro. Será que fica bom com demerara?

    • thecookieshop diz:

      Oi, Camila! Esses cookies não ficam muito gordinhos não. Tem uma receita no blog da Patricia, o Technicolor Kitchen (link aqui), que eu faço bastante, e eles não espalham tanto. Quando eu deixo a massa descansar na geladeira de um dia pro outro eles também ficam menos “espalhativos”. E pode fazer com açúcar mascavo escuro que não tem problema, fica ótimo também.
      bj
      Paula

  9. Diana diz:

    Nossa!! Foi a melhor definição do twitter que eu já encontrei!
    Visito seu blo há algum tempo, mas é a primeira vez que comento. Fico fascinada com suas gostosuras!
    A única coisa que eu não entendo é:
    Por que raios alguém ameaça uma pessoa que faz cookies?!?!
    Será que é por causa das calorias?
    Será que é alguém que tem fobia de cookies por trauma de infância??
    Que mundo estranho!!
    Vou te seguir no twitter, tá?

    • thecookieshop diz:

      Obrigada, Diana!
      Hahaha, mundo MUITO estranho! Deve ser uma pessoa que também ameaça velhinhas que fazem tricô e rouba pirulitos de criança, sei lá. Pode me seguir, mas já aviso que não faço idéia de pra onde estou indo… 🙂
      bj
      Paula

    • thecookieshop diz:

      Pat, no começo eu estranhei bastante o twitter, mas agora que peguei o jeito tem sido uma ótima ferramenta. E eu ia adorar te encontrar por lá! Deu certo seu pacote de biscoitos para “exportação”?
      bj
      Paula

  10. Elvira diz:

    É de dar água na boca… Que maravilha! Uma verdadeira perdição para quem está tentando emagrecer…
    Esse blog é lindo e uma verdadeira gostosura! Vai pros favoritos com certeza… Adorei o bolo cor de rosa da sua filha. Ela deve ter ficado realmente encantada!!!

    Beijos e boa semana!

  11. Amo cookies mas como não fazem parte do meu dia a dia na cozinha, acabo nunca tendo tempo de testá-los. Outro dia, peguei uma receita com chocolate e café, mas não ficaram bons…Estes parecem deliciosos! Não precisa nem estar na TPM para devorá-los!

    bjs

  12. Carolina diz:

    Ai que saudades! De vocês e desses cookies deliciosos!!
    Nossa… fiquei aqui com água na boca !

    Rola de mandar pra mim por sedex, de verdade?!
    Vamos falar disso via msn, beleza!

    Fazer propaganda sua aqui no DF!
    Beijo grandão! Na Heleninha tbm!

  13. Fernanda diz:

    Na boua, você vai me desculpar!!!! Mas este cookie aí é pura covardia!!!! Fiquei aqui a esta hora da noite querendo loucamente experimentá-lo, vou ter peadelo e a culpa é sua viu!!!!!
    Tenha uma linda quarta-feira.
    Bjks,
    Fernanda

  14. Eu não entrei naonda do twitter ainda não, por pura falta de tempo – seria mais uma coisa pra administrar, mas acho bem bacana todas estas formas de comunicação, afinal já dizia Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”rs

    Adoro cookies e em casa quem faz, é minha filha, Luíza, vou passar a receitinha pra ela.

    Quer ganhar presentinho? Então, passa no blog, que eu estou fazendo uma pesquisa pra promoção que farei em novembro.

    beijos

  15. Mari diz:

    Paulinha, esses cookies estão divinos!!!Também preciso comprar esse livro, pelo que vejo as meninas fazendo por ai, ou mesmo comentando, deve ser fabuloso!!!
    Querida, você pode me enviar um e-mail? Vou fazer o chá de bebê do Alberto no dia 06 de fevereiro, e além de convidá-la, quero encomendar uns cupcakes e um bolo contigo.
    Super beijo,

    Mari

  16. Roseane diz:

    Menina…só descobri este lugarzinho hoje! Já está gravado nos meus favoritos, não passarei mais um dia sem vir. Tenho uma pequena cafeteria em minha cidade e sou alucinada por culinária, principalmente do tipo com que vc nos presenteia aqui. Pode me considerar fã. Beijo.

  17. Nat diz:

    Oi Paula!!!

    Adoro seu blog, sempre acompanho seus posts! ^^
    Uma duvida q me surgiu foi quanto à temperatura do forno ao assar os cookies…
    Meu forno é alto (começa dos 200°), por isso eu gostaria de saber se estes cookies podem ser assados a esta temperatura, pq é bem frustrante ter os biscoitinhos queimados por fora e crus por dentro, né? =/

    bjos e bom feriado!!!

    • thecookieshop diz:

      Oi, Nat!
      Muito obrigada! Pode assar os cookies a 200°, mas fica de olho vivo pra não queimar – eles devem ficar prontos em uns 10 minutos a essa temperatura.
      bjs

  18. Lucas Cândido diz:

    Sempre que posso, passo por aqui, mas nunca tinha deixado um coment. Mas parabéns pelo blog, porque além de nos ensinar receitas deliciosas, o faz de um jeito divertido e inusitado. Mais uma vez, meus parabéns, e continue assim.

    p.s.: As histórias da Heleninha são o máximo!

  19. Grisly Steffen diz:

    Olá Paula, seu blog é excelente! Vou testar a receita de cookie, pois deve ficar uma delícia! Acompanho seu blog há um certo tempo, mas ainda não havia comentado. Aproveito para dizer que as suas receitas de cupcakes são demais! Pois eu já havia testado várias outras e nunca davam certo, mas as suas ficaram ótimas! Abraço, sucesso e obrigada por nos inspirar e tornar a vida mais doce!

  20. Dear Paula,
    Você deve ser a enésima pessoa que me tenta explicar o twitter!!hahahahaahha….mas adorei a sua explicação , não sabia que o nicknames começavam com @…dããnnn…that’s me.
    Voto na gravata rosa, voto no cookie e no bolo, voto em você!rs
    bjocas, parabéns pelos cookies. Eles me parecem deliciosos.
    si

  21. tio silvio diz:

    ja estou esperando meu pacote vip de natal….
    e NÃO aceito desculpas furadas.

    ps. plus extra plus.
    estou separando ingredientes para sessões de cookie shop la em campos.

    marzipan legitimo (svenka) e home made strawberry vodca.

    more to come..

    bjs

  22. ayagui diz:

    fiz essa receita mas não deu muito certo! Aos 15 minutos de forno nada de bordinha dourada. Esperei até os 20 e tirei. Eles murcharam e viraram discos pretos moles! Na segunda fornada deixei bastaaaaante tempo, nem contei, esperei o cookie inteiro ficar douradão. Daí saiu melhor, ficaram bem duros mas ainda sim crocantes. Ficou gostoso também. Voltei a fornada desastre pro forno e os cookies reviveram. Fiquei bem feliz daí… mas a ideia da receita original pra mim não deu certo 😦 reitero a necessidade de um curso de doces!!!!

    • thecookieshop diz:

      Andrea, não precisa de curso de doces, não! Esses ajustes de tempo e temperatura de forno só por tentativa e erro mesmo, porque cada forno é diferente. Pelo que vc está me descrevendo, acho que seu forno é como o meu, um pouco fraco, então se vc fizer os cookies na posição de 200°C deve funcionar melhor.
      Um beijo!
      Paula

  23. Mariana diz:

    Ai virei fã do seu blog, testei várias receitas de uma vez, conheci quando você saiu na revista.
    Testadíssima e aprovadíssima a receita aí de cima, pode se jogar de cabeça pois é fácil e todo mundo vai gostar…
    Até a próximo post.

  24. Daipitty diz:

    Oi Paulinha…. eu acabei de ver você falando de seu blog no programa de Daniel, minha mãe é louca por receitas, eu até faço algumas com ela, mas a boa mesmo é ela, eu estava no computador baixando uns filmes e ela falou: olha o André! Eu olhei na hora pois sou louca por ele, é um gatinho e ótimo cozinheiro você é sortuda de ter ficado em frente a esse maravilindo rsrsrs. Vi você falar o nome do blog the cookies shop e na mesma hora olhei e gostaria de ti dizer que você é muito boa no que faz, parabéns eu amei suas receitas, muito boas mesmo.

  25. Amanda diz:

    Oiii

    To amando cada vez mais o seu blog, sempre q posso faço uma receitinha basica…

    To passando pra te perguntar uma coisa…..eu moro em Minas Gerais e tenho uns parentes que moram lá no Pará e eu gostaria mto de mandar uns biscoitinhos, queria saber qual seria o prazo de validade dos cookies,dos biscoitinhos de leite de pó e os de cortar, e é claro se eu posso manda-los pelo correio….

    aki na minha casa eu nem preciso me preocupar com isso, se eles fikrem 3 horas no pote de biscoito é mta coisa, normalmente quando sai a ultima fornada as outras ja acabaram…rsrsrs…

    Mil bjinhos

    • thecookieshop diz:

      Oi, Amanda!
      Os biscoitos de leite em pó e de cortar duram bastante em pote tampado, em local fresco e seco – por volta de um mês. Já os cookies, mais ou menos uma semana. Para mandar por correio, melhor que seja por Sedex, que chega no dia seguinte – os outros serviços dos Correios que custam mais baratinho demoram muito, e podem levar mais de 30 dias para chegar.

      bj
      Paula

  26. Derisi diz:

    Olá,
    estou escrevendo para agradecer por esta e outras receitas.
    Sinceramente, acho que não é só pelas receitas, mas pela forma cuidadosa com que são apresentadas. Tudo muito delicado e com um carinho muito grande. Parabéns.

  27. Clau A. diz:

    Oie… menina… já faz um tempo que tinha visto o seu blog… mas eu sumo um pouco e perco referência de localização…rs
    Mas aí eu adicionei vc nos links do meu blog e pronto…de tempos em tempos volto…rs

    Adoro as receitas…. só falta coragem e vergonha na cara pra fazer em casa…rs

    Acho que vou testar os cookies… e passar para as amigas, quem fizer primeiro passa pra degustação…rs

    Obrigada pelas dicas…

    bjos

  28. karol diz:

    Olá, ando visitando seu site diariamente e é tudo taaaao maravilhoso!
    Tira uma duvida?
    Qual o tempo que um biscoito “sobrevive”, fique crocante, sem estragar? Me refiro aos com glace real.. nunca fiz o teste.. vc ja fez?

  29. ana diz:

    Uma pergunta querida. eu já fiz algumas vezes cookies, porém quando estão frios eles nunca ficam macios no meio. sempre vejo as receitas dizendo que eles ficam macios no meio…aí fiquei na dúvida, será que eles sempre ficam macios no meio só enquanto não esfriam? pq depois de frios ficam gostosos sim porém não permanecem com o meio macio.

Deixe um comentário

