O dia em que saí na coluna do Kats – Bolo de Rolo

Aconteceram coisas tão legais nessas últimas semanas que eu preciso dividir com vocês pelo menos duas delas. A primeira foi um delicioso encontro com blogueiros que eu não conhecia pessoalmente, mas converso e troco idéias constantemente via Twitter. Estava nervosíssima, parecia que ia encontrar namorado novo, mas quando cheguei ao bar Pirajá, aqui em São Paulo, não demorou nem 5 minutos pra eu estar completamente me achando AMIGA DE INFÂNCIA da Ana Sinhana (ela faz um trabalho primoroso de costura, de coisas pra casa, carteiras e bolsas), Paty Mimmos (crocheteira de mão cheia, faz bonecos fofíssimos e eu queria todos pra mim) e do Renato (doceiro talentoso e viajante profissional). Além de serem pessoas super divertidas e inteligentes, são os três muito talentosos, e eu recomendo uma visita aos seus blogs pra vocês verem com os próprios olhos o trabalho bem feito que eles fazem.

A segunda coisa foi a coluna deliciosamente bem escrita pelo Marcelo Katsuki para a revista Prazeres da Mesa de novembro falando sobre… essa humilde doceira que vos fala! É essa aqui ó:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O caso é que, depois de mostrar a revista até pro porteiro do prédio, acabei lendo a revista de cabo a rabo (pode comprar sem medo de ser feliz, várias receitas deliciosas e fotos incríveis). Me chamou a atenção uma bela reportagem sobre os doces de Pernambuco, em especial essa receita de bolo de rolo. Pra quem não conhece, o bolo de rolo é um bolo feito de finas lâminas de massa amanteigada, enroladas com recheio de goiabada mole, servido em finas fatias. Pra mim é um dos doces mais bonitos e delicados da doçaria brasileira, além de ser absolutamente delicioso.

Não vou mentir pra vocês: não foi fácil conseguir fazer o tal bolo de rolo – o que está aqui fotografado foi minha terceira tentativa. Não está perfeito, mas fiquei feliz com o resultado, que assim como aparecer na coluna do Marcelo Katsuki, também teve um gostinho de vitória.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolo de Rolo (adaptado da receita publicada na revista Prazeres da Mesa, novembro/2009)

Minhas observações de quem só conseguiu algo fotografável e comível depois de uma tarde inteira jogando massa fora: preferi fazer dois bolos menores a um grande, usando assadeiras pequenas pois achei mais fácil manusear as lâminas num tamanho menor. Agora que treinei bastante, da próxima vez vou fazer o bolão de rolo da receita. Um dos bolos foi recheado com doce de leite comum no lugar da goiabada.

A receita é trabalhosa, mas não é impossível. Só escolha um dia que você esteja com tempo e paciência.

Se você resolver desistir de tudo no meio do caminho, não precisa jogar tudo fora: forme montinhos de massa com uma colher de chá e asse por uns 8 a 10 minutos. Sim, aconteceu comigo, e pude tomar um café com deliciosas bolachinhas recheadas de goiabada ao vinho do Porto…

No blog Rainhas do Lar, tem um tutorial com fotos e dicas de como fazer um bolo de rolo super útil, vale a pena dar uma chegada lá pra ver antes de colocar o avental e arregaçar as mangas.

Ingredientes (para uma unidade de 1,5 kg)

Para o doce de goiaba

  • 1 lata de goiabada cascão
  • 1/2 copo de água (usei 1/4 de xícara pq achei que o recheio ficou muito mole da primeira vez)
  • 1 cálice de vinho do Porto

Para a Massa

  • 250 g de açúcar
  • 250 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 250 g de farinha de trigo

Faça o recheio

Corte a goiabada em cubinhos e bata na batedeira com a água, até virar um creme. Leve ao fogo numa panela pequena, até levantar fervura e misture bem o vinho do Porto. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico encostando na superfície do doce, para não formar película. Deixe esfriar antes de utilizar.

Massa

A receita original pede que se unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo assadeiras grandes de alumínio – preferi usar as formas untadas e forradas com papel manteiga, e novamente untadas com manteiga. Foi o único jeito que eu consegui lâminas inteirinhas, sem quebrar.

Preaqueça o forno a 180°C.

Polvilhe um pano de prato limpo com bastante açúcar e deixe reservado para desenformar as massas aí.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e cremoso. Junte os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Junte a farinha de trigo e bata até ficar homogêneo.

Espalhe a massa na assadeira com uma espátula o mais fininho possível, mas sem ficar tão fico que dá pra ver o fundo da forma. O que me ajudou muito nessa tarefa foi usar uma espátula de offset, que ajudou a deixar a lâmina de massa mais uniforme, mas uma espátula de silicone também funciona.

Leve ao forno e asse por uns 3 a 5 minutos, até a massa estar assada, mas não deixe dourar. Se assar demais, você não vai conseguir enrolar e vai virar um biscoitão seco.

Depois de muitas tentativas e massas quebradas, eu descobri que nesse momento é melhor esperar um minutinho para a massa descansar antes de desenformar, assim ela não fica tão frágil. Vire a assadeira sobre o pano com açúcar e retire o papel manteiga com cuidado.

Espalhe uma camada muito fina do recheio e, com a ajuda do pano, enrole como um rocambole e reserve.

Daí, minha filha, você vai ter que fazer tudo de novo: forrar a assadeira, untar o papel manteiga, espalhar novamente a massa bem fininha e levar ao forno. Depois de desenformar e passar o recheio, coloque o primeiro rolo sobre o começo da nova massa e enrole com a ajuda do pano.

Basicamente é isso, vá repetindo o procedimento assar, rechear e enrolar até acabar a massa. Embrulhe num pedaço grande de papel manteiga e feche as pontas como se fosse uma bala. Guarde na geladeira até o dia seguinte, corte as pontas para dar o acabamento e polvilhe com bastante açúcar. Sirva em fatias finas.

61 comentários

  1. Amanda diz:

    O famosooooo bolo de rolo! Parece mesmo maravilhoso!
    Mas quer saber o mais legal? Foi ver o rosto da Paulinha!!!!!!!!
    Parabéns pela matéria! Tu merece mesmo! Teu trabalho é fantastico, tu é super criativas, uma simpatia de pessoa!
    So tens a crescer cada vez mais! E que tu continue nos divertindo com tuas historias…
    Grande beijo, muito sucesso, sempre!!!!!!

  2. Ahh, chique hein!!! Mas merece! 😀
    Vou comprar a revista assim que for liberada da masmorra.
    Esse bolo ficou com uma cara boa…. :p~~
    Ando com desejo de fazer rocambole de doce de leite, fazia muito quando era mais nova!hehe
    Ahh fiz o pudim de doce de leite, menina, q delicia, mas o seu marido louco, colocar mais uma colher de doce de leite?? eh muito doce, eu nao consigo!Hehe

    beijocas pra vcs!

  3. Oi Paula! Parabéns pela matéria! É muito bom saber que talentos como você são devidamente reconhecidos!! Leio sempre seu blog… Viciei! Na minha opinião é o melhor de todos os blogs “culináricos” do Brasil! Se um dia eu conseguir fazer metade do que você faz estarei feliz!!
    Parabéns =D
    Beijos
    Aline

  4. Adorei conhecê-la ao vivo, assim como adorei ver a revista ao vivo e comprovo: vc é tão linda quanto na foto e os doces ainda mais apetitosos quando podemos provar!
    O mais bacana, Paula, é saber que vc não desiste na primeira massa quebrada, nem no primeiro empecilho. Afinal, o que faz a receita perfeita senão as tentativas?
    Só quem adora o que faz tem a paciência e a vontade pra tantas camadas de bolo.
    Parabéns pelas pequenas e grandes conquistas!
    Bj, Ana

  5. Dri Simizo diz:

    Oi, Paula!
    Comprei a Prazeres esse fds! Mto bacana! Parabéns =D!!!
    Na época q estava vendo as coisas do meu casamento, procurei por fornecedores de bolo de rolo, mas acabei não encontrando um bom =( Aliás muitos nem respondiam depois do 1o. contato via telefone/email..
    Olha essa ideia da Carolina..para bolos de rolo em casamentos. outra foto.
    Bjs!

  6. Pamella diz:

    Parece delicioso, mas desafiante! Não consegui acertar nem os cupcakes direito! Só tenho me dado bem com biscoitos ultimamente.
    Aliás, não sei se saberia me dizer porque às vezes os cupcakes ficam bonitinhos no papel, mas às vezes o papel se solta todo (ficam muito feios quando isso acontecee!!). Com a mesma receita! Tem a ver com o calor? Umidade? O que eu estou fazendo de erradooo? Snif! =(

    • thecookieshop diz:

      Pamella, às vezes acontece comigo e eu também ODEIO! 😀
      Para evitar que isso aconteça, eu deixo os bolinhos esfriarem muito bem (deixe na grade por algumas horas) antes de guardar em pote com tampa ou na geladeira, porque é com certeza a umidade que faz as forminhas desgrudarem. Também tente mudar de marca de forminha, tem marcas que são muito lisas e desgrudam sempre. Mas ainda estou em estudos em relação a esse problema, hehe…
      bj
      Paula

      • Pamella diz:

        Muito obrigada pela dica! E parabéns pela matéria! O blog é mesmo MA-RA-VI-LHO-SO, assim como todas as receitas e fotos… Dá muuuita água na boca! =)

  7. Noêmia diz:

    Paulinha!
    Já tinha visto a foto do encontro, a foto da coluna do Kats (e lhe dado os parabéns!) e a foto do Bolo de Rolo no Twitter. Mas tenho de repetir aqui, pois você merece todos os elogios! Parabéns, por estar mais “perto” dos amigos de twitter, por ser citada pelo Kats e pelo maravilhoso Bolo de Rolo!
    Beijos e muito, muito sucesso sempre!
    🙂

  8. Milena diz:

    Paula,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo blog maravilhoso!!! E, como boa pernambucana que sou, te dizer também que o bolo de rolo é o nosso manjar dos deuses! Sempre que vou a São Paulo, levo comigo uns 03kg, no mínimo, para parentes e aderentes 🙂 E vale deixar uma dica: a combinação com queijo do reino é simplesmente perfeita!!!
    Um grande abraço,
    Milena

  9. mmmmmm… que delícia! nunca provei bolo de rolo. gostava de rocambole qdo eu era menina, mas hj em dia não gosto de doces tanto assim. mesmo assim, acho que um bolo desses com chá inglês deve ser DELICIOSO!
    parabéns, tá um primor! nem me arrisco… não sou tão habilidosa assim para tentar!
    AMO-TE!

  10. Laély diz:

    Oi, Paula!
    Fico ansiosa para ver que novidade, sempre nos traz.
    Eu acho bolo de rolo uma delicadeza, mas desanimo quando penso que pode dar trabalho ou, que seja coisa para doceiras profissionais, com as “paulas”.
    Apesar de ainda não conhecer a Ana pessoalmente, ainda, a considero como amiga de infância, também.
    Taí. Vou procurar a revista, porque eu sou muito curiosa.
    Quem sabe, tomo coragem e faço o bolo? No lugar de goiabada, eu faria uma adaptação,também regional, e usaria geleia de cupuaçu.
    Abraço!

  11. Mari diz:

    Adorei! E fui lá caçar a receita dos Oreos, achei classudérrimo fazer em casa!
    Menina, preciso confessar que, em pleno processo de liquidação de quilos excedentes, eu evito vir aqui com frequencia. Mas quando venho sempre me arrependo pela demora e penso, como eu não li isso antes?
    Não sei se agradeço ou fico irritada 😉
    (brincadeira, só agradeço! sou muito a favor de comida, sempre…)
    beijo!

  12. Olá Paula,
    Eu sou de Recife e aqui todo mundo adora bolo de rolo. Mas o mais incrível é que apesar de ser uma receita local, poucas pessoas sabem fazer um excelente bolo de rolo. Isso acontece pq o bolo tem que ter camadas muito fininhas (que é bem difícil…) e a goiaba tem que ser de excelente qualidade.
    O seu parece estar uma delícia!!!
    Beijão!

  13. Mas você é muito linda! Tô aqui numa de “girl crush”, Paula. 😉
    Parabéns pelo artigo, você merece muito mais – o céu NÃO é o limite pra uma mocinha tão delicada, talentosa e querida. Aproveitando, me dá um autógrafo? Ou melhor, me dá dois: assim eu vendo um no E-Bay quando estiver precisando de uma graninha. 😉

    Amei o bolo de rolo – eu já tinha lido que é o cão pra fazer… E eu adoro o danado. 🙂

    • thecookieshop diz:

      Pat, é tudo Photoshop (brincadeirinha!) 😀
      Obrigada pelas palavras, eu adoro seu blog desde sempre, e agora adoro vc também, que é de verdade um pessoa muito bacana!
      Eu tenho certeza que vc dá conta de fazer o bolo de rolo!

      Eu até posso te dar um autógrafo, mas ele deve estar valendo no máximo uns 25 centavos, hahahaha

      bj

      Paula

  14. Lindona esse seu BLOG é um veneno pra minha volta ao regime!!!
    Eu venho aqui pra ver suas lindezas delícias e dou de cara com meu doce/bolo favorito?
    Bolo de Rolo é de comer de joelhos de tão bom!!!
    Precisamos muito conversar hein?

    Bjs

  15. Bolo de rolo é lindo mesmo, com certeza da um trabalho, mas o resultado é gratificante, deve ser saboroso mesmo, quando será que vou experimentar? Acho que não tenho a paciencia de fazer tão bem feito, nunca vi nada igual em Curitiba, a receita original é do Nordeste isso??
    parabens pela revista (também gosto dela),
    bjs
    Paula

  16. Fabiana diz:

    Paula,
    Que legal quando levamos as amizades que fazemos aqui no mundo virtual, para o mundo real.
    Também sonho um dia, em ir a um encontro de blogueiras, mas sou tão timida…que acho que entraria muda e sairia calada..rs..rs..
    Parabéns pela matéria na revista!
    E o seu bolo de rolo, está divino!
    Adoro esse bolo, mas acho que não consigo fazer.
    Sempre compro prontinho, e hoje em dia, tem de chocolate, doce de leite, mas o meu eleito ainda é o de goiabada.
    bjs

    • thecookieshop diz:

      Fabiana, fiquei muito muito feliz com o selinho, obrigada, viu? Desculpa a demora pra te responder, ando super atarefada nessa época de natal, mas antes tarde do que nunca, né?

      bj

      Paula

  17. Paula, amo bolo de rolo (será que crio coragem pra fazer?)…tbém sou como vc, persistente até conseguir obter o resultado desejado (sou capricorniana, rsrs). Parabéns pela aparição na revista! Que seje a primeira de muitas!!! Vou correndo na banca comprar a minha.
    bjs

    • thecookieshop diz:

      Moranguita, eu gosto muito de goiabada, mas para vc ter uma ideia, lembra bastante aquele doce espanhol de membrillo, sabe? Acho que é marmelada em português. Um dia voc~e tem que provar.

      bj

  18. Maísa diz:

    Paula, do céu!!!
    Que trabalho maravilhoso que você tá fazendo!!!!!
    Adorei o blog. Adorei os textos, adorei as fotos e com certeza vou adorar os docinhos.
    Qualquer horinha eu te dou um alô, ok?
    um super beijo e parabéns.
    Maísa Zakzuk

    • thecookieshop diz:

      Giovanna,

      Esse bolo de limão é meio inventado, não tenho a receita escrita, mas é um bolinho simples de baunilha, recheado com leite condensado misturado com o suco de dois limões e coberto com duspiro. Depois, eu passo o maçarico para ele ficar tostadinho.

      bj

      Paula

  19. Pingback: Presentes da Cozinha: Biscoitos Recheados de Chocolate ou Creme de Amendoim « The Cookie Shop

  20. Carla Pontes diz:

    Gente! Ontem eu comentava com uma amiga no twitter que eu amo Bolo de Rolo! Sou pernambucana e ADORO ir até a Casa da Cultura em Recife e comprar essa iguaria deliciosa. Estive em Recife, sim, não moro mais lá, em setembro e trouxe de lembrança para minhas amigas essa delícia! Todas babaram e muitas se aventuraram na cozinha com a receita da minha mãe… Mas não é fácil enrolar as camadas finíssimas dessa massa amanteigada… eu amo tanto esse bolo, tem sabor de infância, de bagunça na cozinha. Minha mãe manda todos os meses para mim, pois aqui em SP eu não consegui encontrar um tão bom quanto os de lá.

    Parabéns pelo blog! Amei tudo, as receitas, as cores, os sabores e todos os sentidos que foram despertados em mim. Esse será meu novo blog de cabeceira!

    Beijos… Meu twitter @cspontes

  21. Lucas Cândido diz:

    Sou simplesmente apaixonado por esse bolo de rolo. Minha família é de Natal, e toda vez que vou por lá me empanturro disso. Obrigado por trazer esse doce pra mais perto de mim. 😀

  22. Quelly diz:

    Você está realmente de parabéns! Hoje descobri você por um acaso na tv, mas acho que ainda vou ver muito suas dicas. Estou trabalhando na atualização de um site de uma loja da minha cidade que faz um bolo de rolo de limão que é um show! Você precisa conhecer… Parabéns novamente!

  23. Dilci diz:

    Oi Paula, nem sei ao certo como cheguei no seu blog, mas eu adorei! você tem a redação muito leve e direta, faz com que pensemos que estamos conversando com uma amiga. Sou Recifense/Pernambucana de coração, corpo, alma, cabelos. Heheheh Me orgulho muito da minha terrinha. É muito bom vê uma pessoa talentosa como você elogiando nossa culinária. Eu simplesmente amo bolo de rolo, não sei fazer, mas tenho a facilidade de encontrá-lo em qualquer padaria da esquina 🙂
    Estarei sempre dando uma passadinha por aqui e com certeza vou gostar do que vou encontrar.
    Como dizemos aqui em Pernambuco, um ‘xero’ pra você. 😉

  24. Vivian diz:

    Oi Paula! Assim como a Dilci, aí em cima, não sei como cheguei no seu blog, mas faz uns anos que entro sempre! Confesso que até hoje só fiz o bolo de maçã (que realmente, é o MELHOR DO MUNDO!), e os gingerbread cookies. Mas super babo toda vez que vejo as fotos do pudim de doce leite!
    Enfim, sei que você publicou esta receita há bastante tempo, mas eu sempre via e nunca parei realmente para LER o modo de preparo. Você coloca a massa assada no pano de prato só com açúcar mesmo? Não há necessidade de ser úmido? Estou pensando em tentar… mas fico tão frustrada quando passo um tempão tentando fazer algo com tanto amor e da errado!
    De qualquer forma, parabéns pelo seu trabalho! É lindo! Por favor, não pare de compartilhar conosco algumas de suas receitas, você não pode privar o mundo de ser adoçado com suas belas fotos e deliciosos sabores!
    Beijos e sucesso sempre!

Deixe um comentário

