A minha amiga secreta é… – Branquinho de Branquinha (Blondie com cachaça)

Há alguns posts atrás, eu comentei que estava participando de um amigo secreto de amigos virtuais que acabaram se tornando reais. Foi uma brincadeira muito divertida que envolvia blogueiros de comida e crafiteiros de mão cheia. A idéia era que os presentes fossem feitos a mão e baseados no talendo de cada um, mas era regra que cada um mandasse uma gostosura, um artesanato/craft e uma receita pro amigo fazer em casa.

Agora a brincadeira se encerrou, acho que todos já receberam seus presentes, então queria dizer o quanto fiquei feliz de ter tirado a Adriana Oliveira (a organizadora do AS). Ela é uma pessoa divertida, inteligente, interessante, de coração bem grande, e acabamos ficando super próximas no decorrer do jogo. Pra quem quiser ver o que eu mandei pra Dri, dá uma olhada no twitpic dela. Dri, amei ter te conhecido e foi um prazer fazer sua caixa de gostosuras!

Tudo começava com uma lista onde as pessoas colocavam o que gostavam e o que não gostavam, se eram alérgicos a alguma comida, etc. Uma curiosidade é que muitos dos amigos colocaram na lista sua “despreferência” por duas coisas: passas e chocolate branco, que eu particularmente também não sou muito chegada.

Estava eu numa tarde em casa e toca o interfone. Disse o porteiro: “é a dona Tatiana”, e escuto ao fundo “diz que é a Tatu!” – sim, a minha amiga secreta veio me entregar o presente pessoalmente!

Dentro de uma caixa fofa de joaninhas vieram os cortadores de família de ursinhos e de bichos, bloquinho em forma de biscoito com cheiro de morango, livro de receitas e os melhores muffins que eu já comi, de coco, blueberry e amora. Adorei tudo, Tatu!

A Tatu é a autora do lindo blog Mixirica, que eu leio e sou fã desde sempre, e tive o prazer de conhecer pessoalmente naquela tarde especial. Na dedicatória do livro de receitas que ela me deu, estava o alerta: “fique longe da página 99,  onde está a receita com mais chocolate branco do mundo!”.

Olha, Tatu, depois que a gente conversou sobre como o chocolate branco pode ser uma coisa ótima em bolos e biscoitos, fui direto pra página 99, e resolvi pagar pra ver. Posso dizer agora que eu posso não gostar dele puro, mas esse seu blondie branquinho com branquinha é delicioso e todo mundo aqui em casa amou, inclusive eu.

Branquinho de Branquinha (blondie com cachaça) – receita reproduzida do livro A Peleja do Alecrim com o Coentro e outros Causos Culinários: Receitas e Cordel, de Tatiana Damberg* – rende 16 pedaços

Este bolo denso, um brownie branquinho, com casquinha crocante e dourada, fica realmente especial graças à adição da cachaça. Maravilhoso e bem fácil de fazer.

  • 200g de chocolate branco
  • 100g de manteiga
  • 320g de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa generosas de cachaça envelhevida
  • 140g de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amendoim torrado (não tinha em casa, então usei castanhas do pará picadas)

Preaqueça o forno (deixei o meu a 180°) e unte a forma com manteiga e farinha (usei uma forma quadrada de 20cm). Derreta o chocolate e a manteiga (em banho-maria ou no forno microondas). Bata a “chocomanteiga” com o açúcar (nessa hora virou uma farofinha). Adicione os ovos e a cachaça e misture bem. Acrescente a farinha e o amendoim.

Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Teste com um palito para ver se está pronto – o palito não deverá sair molhado nem seco, mas com uns gruminhos grudados. Deixe esfriar na forma e corte em quadradinhos.

Um beijo e obrigada aos amigos que fizeram o Amigo Secreto mais divertido de todos os tempos: @anasinhana @asimizo @rhigam @pratofundo @noelleaquino @veiadateia @lubetenson @nathy2 @tiofaso @elisa_kawaii @carolarodrigues @doisespressos @mixiricacombr e adrianaoliveira.

* com autorização da autora

28 comentários

  1. Viu? Que ironia do destino! Adoro chocolate branco e babei nesse blondie com cachaça! Vou ter que fazer…

    Minha amiga secreta nada secreta… Minha maior alegria não foi apenas organizar e ver tudo dando certo. A minha maior alegria é saber que todos ficaram mais felizes e mais unidos! Me sinto cumprindo meu dever na terra – fazer amigos, unir as pessoas e fazê-las um pouquinho mais felizs!

    Beijos

  2. Eu gosto de chocolate branco e passas, mas não em excesso ou em certas combinações.
    Talve o segredo seja encontrarmos receitas que fecham com as nossas preferências.
    Eu ainda não comi blondies, mas achei que estas ficaram com um aspecto excelente. A casquinha na parte superior ficou uma tentação!
    Bjs e Feliz Natal 🙂

  3. Laila Costa diz:

    Paula,

    acabei de achar seu blog através do Chocolatria e estou SIMPLESMENTE ENCANTADA!!

    Já fui no seu Flickr, vi postagens anteriores, fucei na parte de encomendas… tudo c/ um carinho q dá p/ sentir só de olhar!! Parabéns por fazer um cantinho tãão deliciosamente doce! Já assinei o Feed e, pode apostar, serei fiel seguidora!!!!

    Parabéns e continue trazendo coisas liiindas p/ gnt salvar as receitas e testa-las!!

  4. Tânia - De Pato Para Ganso diz:

    Oi Paula, cheguei ao teu blog através do Superziper e adorei. Guria que loucura! Bem, pude ver no Bazar Severina que haviam geléias de framboesa. Eram tuas? Se eram, como adquirí-las? E o preço? Moro em Atibaia/SP.
    Beijinhos.

  5. Ameixinha diz:

    Que lindos presentes!!!
    Definitivamente, não sou fã de passas mas gosto de chocolate branco nos bolos e este branquinho de branquinha (adorei o nome) eu vou guardar para testar 🙂
    Se eu não voltar cá, desejo-vos um óptimo Natal e um 2010 em grande!!!

  6. Laély diz:

    Paula, eu estava aqui, procurando uma receita de últma hora para a sobremesa do jantar, quando dei de cara com esta delícia: de brincadeira, de pessoas, de presentes, de livros, de receita!
    Fiquei babando no livro. Será que encontro por aqui?
    Um feliz 2010 pra você! Sucesso e obrigada por encher nosso mundo de doçuras!

  7. andrea diz:

    Paula,
    Que marca de chocolate branco vc usa? Eu acho que as minhas receitas com chocolate branco sempre ficam com gosto meio de gordura hidrogenada…

    PS: Feliz 2010!!! Que este ano te traga muitos motivos para sorrir! =D

    • thecookieshop diz:

      Nessa receita específica eu usei Galak, daquelas barras grandes que vendem no supermercado, mas normalmente eu uso Nestlé ou Garoto para “baking”, e nunca tive problemas. Eu dou sempre uma olhadinha na embalagem antes de comprar, e evito levar se tiver gordura hidrogenada na composição (o que está cada vez mais difícil de encontrar, infelizmente).
      Na dúvida, use um chocolate que você ache saboroso de comer puro, esse será bom também como ingrediente.
      bj
      Paula

  8. Nazareth diz:

    Simplesmente amei e fiquei com a boca cheeeeia d’água e na cabeça uma dúvida… O que seria cachaça envelhecida??? Será que você poderia me esclarecer, pois não tenho muuuitos dotes culinários, mas sou gulooosa e curioooosa!!!!
    Aguardando… Beijos

  9. Teka Costa diz:

    Olá, adorei teu blog, hoje fiz blondie, pois fiquei aguada quando vi estas fotos, e mesmo uma delicia, todos em casa amaram, levei para minha sogra, que nem gosta de chocolate branco e ela amou, obrigada por dividir.Teka.

  10. Estefani diz:

    Oi lindona. amo seu blog e já fiz vária receitinhas vindas dele. Porém, não gosto de chocolate branco, mas o bofe ama, então… resolvi agradar. Mas, na hora que estava pesando os ingredientes para fazer o dito cujo me assustei com a quantidade de açúcar, TREZENTOS E VINTE GRAMAS (320g)!!!! É isso mesmo? Bj.

Deixe um comentário

