Bolo de fitas para chá de panela – Devil’s Food Cake

Vai casar? Está organizando um chá de panela? Então corre pro site Chá das Panelas –  tem milhões de dicas de decoração, jogos e organização pra organizar o chá mais bacana EVER.

Uma das dúvidas mais frequentes das leitoras do site era como fazer o famoso bolo de fitas – aquele em que cada moça solteira puxa uma fitinha, e quem tirar a fita com um anel amarrado é a próxima a se casar. A Karen, autora do site,  me pediu para fazer um passo a passo de como montar o bolo – está tudo lá no Chá das Panelas.

Aqui eu posto a receita que usei – tinha que ser de chocolate, né? Porque onde tem um monte de mulher junta, TEM que ter chocolate…

Devil’s Food Cake (adaptado do site do David Lebovitz)
Para o bolo

  • 9 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • pitada de sal
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de café forte e frio
  • 1/2 xícara de leite

Para a Cobertura:

  • 285g de chocolate meio amargo picado
  • 1/2 xícara de água
  • 150g de manteiga, cortada em pedacinhos

Recheio:

  • 1 lata de leite condensado, cozida por 30 minutos na panela de pressão (CUIDADO: a lata deve estar completamente coberta de água, a panela de pressão só deve ser aberta depois que parar de apitar e a lata só deve ser aberta depois de COMPLETAMENTE FRIA)

Calda simples para umedecer o bolo:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água

Faça o bolo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de 20cm (quadrada ou redonda – eu usei quadrada para cortar em forma de coração depois)

Numa tigela, peneite juntos a farinha, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte os ovos, um aum, batendo bem a cada adição. Adicione metade da mistura de farinha e misture bem. Junte o leite e o café, e depois a segunda parte da farinha. Bata em velocidade baixa somente até ficar homogêneo.

Leve ao forno e asse por mais ou menos 30 minutos, ou até um palito sair seco quanto espetado no bolo. Deixe esfriar, desenforme e leve a geladeira por umas duas horas para firmar.

Faça a cobertura:

Derreta em banho maria (ou no microondas, em intervalos de 30 segundos) o chocolate e a água. Quanto estiver bem homogêneo, junte a manteioga em pedacinhos, misturando bem. Deixe esfriar em temperatura ambiente até chegar a uma consistência “espalhável” com espátula.

Faça a calda:

Misture a água e o açúcar em uma panela pequena. Leve ao fogo e aqueça até o açúcar dissolver. Deixe esfriar e use para umedecer o bolo.

Para intruções de montagem, veja o site Chá das Panelas.

42 comentários

    • thecookieshop diz:

      Lu, fica marronzinho e mais pra firme, pra não escorrer pelas laterais do bolo. Aquele branquinho de bem casado ainda não consegui fazer, se alguém souber o segredo podia contar pra gente, né?

      • Rosana diz:

        Oi,Paula.
        Normalmente faço o recheio de bem casados com o doce de leite clarinho.Coloco na panela de pressão ,quando ferver (barulho pressão) deixo 15 minutos ,desligo e tiro a lata deixando esfriar(não continua o cozimento).Ou como aprendi num curso,cozinhar 3 latas na pressão,tirar e esfriar.Depois de frio,coloca numa panela com 3 gemas peneiras,3 colheres(sopa) de manteiga ou marg. s/ sal,cozinha em fogo baixo até o ponto de brigadeiro mole(quando abre fervura),desliga.
        Abraços
        Rosana

  1. Anônimo diz:

    Qd eu fiz meu primeiro chá de panela não tinha isso não………ainda bem que tenho a oportunidade de fazer novamente hahahah e melhor eu mesma poderei fazer………..amei!!!
    Ah gurias esse site onde está o step by step é gaúcho!!!!rsrs(como eu)

    beijoss Ale

  2. Fefa diz:

    Nossa que delícia de bolo!!!! Depois de muito procurar ACHEI o bolo que eu quero para o meu Chá de Cozinha! Muito Obrigada!
    Vou já fazer um como teste para o meu chá de cozinha!!! (sou noiva, mas ainda nao sei cozinhar muito bem…hehehehe)

    Alías, vou dar uma dica muito boa para todo mundo que estiver no mesmo barco que eu, procurando coisas para chá de cozinha e casamento…Descobri uma loja que é simplesmente um MÁXIMO!

    Ela se chama BarraDoce (www.barradoce.com.br) e tem tudo!!! Forminhas para docinhos, papel crepon e fitas para bem-casados, noivinhos, latinhas para fazer lembrancinhas …. ufi…um monte de coisas!

    Beijos

  3. Oi Paula!

    Semana que vem é aniversário da minha amiga e estou para fazer um bolo de presente.
    Já tenho ele todo pronto na minha cabeça, mas queria decorar com uma cobertura de chocolate branco.
    Será que se eu trocar o chocolate preto pelo branco na cobertura do Devil’s food cake ela pode ser aplicada no meu bolo?
    Sabe me dizer se mantém a mesma consistência?
    Talvez a diferença de gordura entre os chocolates faça ela ‘desandar’, não?

    ps. o bolo está lindo!

    Beijos

    • thecookieshop diz:

      Oi, Rafaella!

      Não dá pra usar chocolate branco nessa receita na mesma proporção, ficaria muito liquido. Tem uma receita de ganache de chocolate branco no blog Prato Fundo – eu nunca fiz, mas confio no Vitor! 😀
      bj
      Paula

  4. teresinha diz:

    Amiga quero ver tudo sobre esta mARAVILHA . NO FIM VOCE DIZ QUE A MONTAGEM ESTA NO SITE MAS EU NÃO CONSIGO ENTRAR NO SITE,sOU GAÚCHA AQUI DE aLEGRETE E ME ENCANTO COM O TRABALHO DE VOCÊS BJOS

  5. Bianca diz:

    Achei muito lindo este bolo e já até comprei a forma em formato de coração para fazer, mas não achei os confeitos de coração. Você poderia me dizer onde acho? Muito obrigada e seu blog está cada dia mais lindo e delicioso!!!!
    bjus!
    Bianca

  6. Jane diz:

    Virei sua fã!
    Mais uma receita tirada daqui feita com sucesso total. Ficou delicioso, alto e fofo e o melhor de tudo a parte de cima ficou retinho (sem o centro do bolo afundar ou um lado ficar mais alto que outro, sabe?!)
    A única mudança que fiz foi troca cacau por chocolate em pó e o recheio para ganache de maracujá.
    bjs

  7. Germana diz:

    Olá. É a primeira vez que acesso seu site e fiquei encantada, principalmente com a matéria do bolo de fitas, pois fizemos isso nos meus 15 anos. Ai, que nostalgia boa….

    Vou até fazer referência no meu blog sobre seu site e esta matéria, ok?

    Amei!

    Beijos.

  8. Pingback: Bolo de Fitas para Chá de Panela « Eu (L) Casamentos

  9. Amanda diz:

    Eu quero muuuuuito testar esse bolo no chá de panela de uma amiga em janeiro, mas não consigo abrir o site de mantagem do bolo. Vc pode me passar por email ou por aqui mesmo???
    Feliz Natal!!!
    Bjks,
    Amanda

  10. anitamaxb diz:

    Oi querida, eu tenho tentando fazer bolos com coberturas de buttercream, mas não sei, aqui no brasil parece impossivel, outro dia fiz uma de cream cheese ficou mole, ñ serviu. essa cobertura aí sua parece bem gostosa, mas tenhos umas dúvidas.
    1. fica boa mesmo p cobrir bolo?
    2. pq leva agua e a manteiga mistura derrita ou em temperatura ambiente?

Deixe um comentário

