Coma seus vegetais – Bolo de abobrinha e nozes

TPM, alguém aí tem? Eu tenho. Forte, raivosa e assassina.

Estou aqui olhando pra tela tentando escrever esse post, por exemplo. E só tenho idéias mau-humoradas, vontade de reclamar, largar tudo e ir pra cozinha pegar um chocolatinho.

Ouvi dizer que já existiram casos de mulheres absolvidas de assassinato em júri porque estavam na TPM quando o crime foi cometido. Não sei se é verdade, e estou muito irritada pra dar um Google, mas pra mim faz um certo sentido. Ainda bem que resta alguma consciência nesse corpinho abalado hormonalmente, então vou poupar vocês do meu mimimi e vamos falar do bolinho, que é o que interessa.

Vamos dizer que esse é um bolo perfeito para casos agudos de TPM – já que dá pra comer um doce e também sua porção diária de vegetais simultaneamente. E tem nozes, então já garante um pouco de fibras e aqueles tais ômega 3. E não tem gosto de abobrinha, e sim um sabor reconfortante de canela.

Calorias? Nesse blog não se toca nesse assunto.

Bolo de abobrinha e nozes (do blog Simply Recipes – rende 2 bolos)

  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 1 1/3 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 3 xícaras de abobrinha ralada (mais ou menos 2 abobrinhas grandes)
  • 2/3 xícara de manteiga derretida sem sal, ou óleo de canola
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de noz moscada
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 xícara de nozes picadas (opcional)
  • 1 xícara de passas (opcional)

Preaqueça forno a 180°C. Unte duas formas de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa tigela grande, misture os ovos,o açúcar e a manteiga derretida. Junte a abobrinha e polvilhe o bicarbonato. Misture bem.

Junte a farinha de trigo em três adições. Mexa para incorporar. Junte as nozes, a canela e a noz moscada, misture sem bater, e divida a massa entre as duas formas.

Asse por 30 a 40 minutos, até passarem no teste do palito.

Ah, já ia esquecendo: A Patty Martins, do blog Aqui na Cozinha, está divulgando todos os locais de doação e como está a situação das vítimas das enchentes em Pernambuco – vale dar uma chegada e ver como é possível ajudar.

23 comentários

  1. Quéroul diz:

    legal que o bolinho quer mostrar os verdinhos que tem nele… fica uma coisa assim, fofa. (porque eu não quero enfurecê-la e dizer que o bolinho Bruce Banner seria uma boa metáfora pra essa tepeêmica fase, a qual compartilho nesse momento :/ ).

    quero muito um bolo de abobrinha. tenho visto receitas e a curiosidade aparece. eu amo abobrinha…

    😉
    melhoras aí.

  2. TPM é dose e sempre passa por aqui. A fome por chocolate só aumenta nestes dias.
    Gosto muito das receitas do Simply Recipes tb. O bolo ficou com uma muito boa! Eu nunca provei com abobrinhas, mas sempre ouço dizer que fica muito bom.
    Embora eu não morra de amores por abobrinhas, gosto muito de usar raladinha em tudo que é possível.
    Bjs 🙂

  3. Rosana Marangoni diz:

    Paula,vixe, TPM e fogo mesmo,chaterrrrrimo.Mas TUDO PASSA…
    Nossa esse bolo e a minha cara, tudo com nozes e maravilhoso.Adoro vegetais,combinacao perfeita,vou incluir nas minhas preferidas.
    Bjs
    Rosana

  4. Catarina diz:

    Por aqui a TPM é pura carência, só quero mimos do meu amor! (Que coitado, fica cansado de tanto pedido de abraço e beijinho, lolol)
    Mas falando do teu bolinho, parece muito saudável e saboroso!

  5. A minha TPM não é tão violenta, mas eu fico louca, loooouca por doces, Paula – louca do tipo de enfiar uma colherada de açúcar (baunilhado) na boca. 🙂
    Amei esse bolo – deve ficar super úmido! Delícia! Lembrei de uma receita na Gourmet Traveller que vi semana passada, no site deles, de bolo de chocolate com beterraba.
    Beijo, querida!

    • thecookieshop diz:

      Imagina Lívia, eu sei como é – tanta gente vai copiando que às vezes é impossível saber a fonte, mas obrigada pela gentileza de me responder e de colocar os créditos! Seja benvinda e espero que volte sempre!

      bj
      Paula

  6. Ana Paula diz:

    Eu já andava há tempos querendo fazer um bolo de abobrinha.. mas sempre fiquei com o pé meio atrás (aquela idéia meio boba de que legumes e doces não tem nada a ver). MAs agora vendo esse bolinho.. e eu aqui morrendo de fome no café da manhã… entrou na minha listinha querida!
    Bjs

  7. Marly diz:

    Paula,

    É verdade que já absolveram mulheres que ‘perderam’ a cabeça por causa da TPM, os hormônios podem endoidar algumas, rsrs. Já esse bolinho ficou com um aspecto super desejável.

    Beijão

  8. Graças a Deus eu não tenho TPM, ao menos nunca senti nada assim tão insuportável. Não sei se os que estão ao meu redor já sentiram…Rs A frase “Calorias? Nesse blog não se toca nesse assunto.” é ótima! Hahahaha…Depois que eu parei de contar calorias estou mais feliz e até emagreci! Isso é um pouco neurótico.
    Fique com Deus,
    Abç

  9. Deise diz:

    Paula,
    Esse bolo deve ser maravilhoso hein! Sobre o o que tu comentou da tpm em mulheres criminosas, li um livro chamado “as mulheres mais perversas da história” , onde constam relatos assim.
    Beijos

  10. Joana Bronze diz:

    Mentira que não tem gosto de abobrinha???

    Vou tentar hein? rsrsrs =D

    Adorei seu blog! A sua explicação do cupcake foi a melhor, ainda mais pra mim, total iniciante! rsrsrs

    Beijos e keep posting!

Deixe um comentário

