Preguiça de férias – Cookies de Castanha de Cajú

Esse mês de férias escolares a coisa vai ficar mais devagar por aqui – vocês já devem ter percebido, né? O nome disso é PRE-GUI-ÇA, vontade de ficar brincando com a filhota, passear no parque, fazer biscoito pro lanche, entre uma encomenda e outra.

Esses biscoitinhos são bem fáceis e gostosos para fazer numa tarde preguiçosa de férias, e ótimos para fazer com as crianças quando acabarem as idéias de brincadeiras. Eu adaptei uma receita de biscoitos de creme de amendoim e usei uma pasta de castanha de caju que estava encalhando aqui em casa – o sabor fica suave e neutro, caberia até colocar uns pedaços de chocolate picados na massa. A textura é bem crocante, daqueles cookies que desmancham na boca, deliciosos.

Cookies de Castanha de Cajú (adaptado do livro Baking- From my Home to Yours)– rende uns 60 biscoitos, então pode dividir a receita se quiser menos.

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ c. chá de fermento em pó
  • pitada de sal
  • 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 xícara de pasta de castanha de cajú (ou de amendoim)
  • 1 xícara de açúcar mascavo,apertado na xícara
  • ¾ xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 ½ xícara de castanha de caju torrada e salgada, picada grosseiramente (ou amendoim torrado)
  • mais ou menos ½ xícara de açúcar,para passar os biscoitos

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e a pasta de caju até ficar cremoso e uniforme. Junte os açúcares e bata por mais uns 2 minutos, até ficar claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.

Junte a farinha e bata em velocidade baixa até misturar -mas não bata demais. Misture as castanhas picadas.

Faça bolinhas de uma colher de chá de massa (pode ser maior se quiser), passe no açúcar e coloque nas assadeiras preparadas, com uns 4 dedos de distância entre elas. Se a massa estiver muito mole, deixe na geladeira por uma meia hora para ficar mais fácil de enrolar.  Achate levemente com um garfo, formando um desenho de cruz e leve ao forno até dourar levemente nas bordas, em torno de 15 minutos. Deixe esfriar um pouco na assadeira e passe para uma grade para esfriar completamente. Guarde em recipiente hermeticamente fechado em local fresco e seco.

* O lindo guardanapo que ilustra as fotos foi um presente da Patrícia Toyama, da Flô di Pá – vale a pena conferir no site dela os outros modelos de guardanapos, panos de prato e bloquinhos de anotações que ela faz artesanalmente.

21 comentários

  1. Adri diz:

    Acertou em tudo, Paula! No sabor, nas cores, nas texturas… Linda foto! Dá vontade de morder o monitor… Muito mimoso também o paninho que você ganhou da Patrícia! Amo as coisinhas dela tmb… Muito talentosa!

  2. Rachel diz:

    Oi, adorei a receita, mas onde acho, ou melhor, o que é exatamente a pasta de castanha de cajú? Já vende pronta ou eu que processo as castanhas? No caso do amendoim, a pasta é manteiga de amendoim? Obrigada! O blog é uma delícia…

    • thecookieshop diz:

      Oi, Raquel – a pasta de amendoim é manteiga de amendoim, amendocrem, etc.
      A pasta de cajú já vem pronta, é igual à de amendoim – já tem para vender em alguns supermercados, mas a minha eu comprei em uma loja especializada para produtos de confeitaria (a marca é Inam).
      bj!

  3. Rosana Marangoni diz:

    Oi,Paula.
    Bem original esses cookies,cada vez que me atrevo fazer, eles esparramam demais…….
    Que brownies maravilhosos de doce de leite…Adorei e a mae do bebe,tambem ,so elogios…Sucesso total.
    Boas ferias para Heleninha ,ehehehe
    Bjs

  4. Iolanda Honorato diz:

    Oi Paula!
    Primeiro de tudo, parabéns por esse blog que é a coisa mais gostosa do universo!
    Queria perguntar para você uma coisa, eu sempre gostei de escrever e sempre gostei de comer, nunca tinha me metido na cozinha até encontrar o The Cookie Shop, resolvi fazer a sua receita do Melhor bolo de maçã do mundo, e ficou uma delícia! Foi aí que eu percebi que eu poderia sim me meter na cozinha sem causar desastres! Então, o que eu queria te pedir, é uma autorização para postar minhas experiências com suas receitas em um blog meu, o que você acha?
    Obrigada 😉

  5. Iolanda Honorato diz:

    Aliás, esqueci de dizer no comentário acima, eu usaria suas receitas mas JAMAAIS dizendo que são minhas, seriam minhas experiências, fracassos, sucessos mas sempre dando a referência do seu blog.

    • thecookieshop diz:

      Claro, Iolanda! Adoro ver as receitas daqui em outros blogs, vou adorar ver a sua versão também!
      Não esquece de me mandar o link pra eu poder te visitar!
      bj
      Paula

  6. Nossa, eu tô maravilhada com seu Blog, com essas receitas, com as fotos lindas… Parabéns!!!!!!
    Utilizei dois de seus posts no meu Blog (espero que não tenha problema) seus créditos estão devidamente colocados!! 🙂 Se quiser passa lá depois e diga o que achou!! Ah e mais uma coisa…já linkei seu blog e estarei sempre por aqui!!! E muitos parabéns pelo seu trabalho, mais uma vez!

  7. Renata diz:

    Paula, fiz sua receita, e foi um sucesso!!
    Recebi uns amigos, e todos ficaram surpresos com o sabor e a crocância dos cookies.
    Obrigada por compartilhar com a gente!!

    Deus te abençoe.
    Renata

Deixe um comentário

