Experimentando coisas novas – Barrinhas de amêndoas e geléia de maracujá da caatinga

Alguém disse outro dia no twitter (não consigo me lembrar quem foi agora, quem souber me avise) que não se pode confiar em gente que se recusa a experimentar novos sabores. Na hora eu achei graça, mas isso é mesmo uma característica que eu não consigo entender em algumas pessoas – o não provei e já não gostei.

Eu adoro provar novidades – não posso ver uma fruta exótica, farinha esquisita ou receita diferente que já quero logo ir testando, coisa que já me levou a momentos felizes e outros nem tanto (como o inesquecível dia em que provei testículos de peru à milanesa, por exemplo).

Nas minhas andanças internéticas em busca de inspiração, acabei me deparando com um site bem interessante, que também tem esse espírito guloso/aventureiro: o Kakee. A idéia é bem legal – os donos do site tem a missão de rodar o Brasil e o mundo em busca de ingredientes e produtos regionais, artesanais ou simplesmente deliciosos e disponibilizar tudo numa loja virtual, tudo bem organizadinho.

Eu me apaixonei pelas geléias  (tem desde hibisco até capim santo com limão) e acabei comprando essa aqui:

Foto: Kakee

O sabor é bem diferente do maracujá azedinho – aliás, não se parece nada com maracujá, tem uma leve acidez, um fundinho de doce de abóbora, bem fraquinho, mas só provando mesmo para saber.

Barrinhas de amêndoas, açúcar mascavo e geléia de maracujá da caatinga (rende 12 barrinhas brandes)

O açúcar mascavo combinou divinamente com a geléia de maracujá da caatinga, ficou um sabor bem brasileiro – mas a receita dá certo e fica gostosa com qualquer geléia, com ou sem pedaços de frutas.

  • 1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 1/2 farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • pitada de sal
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4  xícara de açúcar refinado
  • 1 gema
  • 3/4 xícara de amêndoas picadas
  • 1/2 xícara de geléia de frutas de sua preferência
Unte com manteiga uma assadeira quadrada de 20cm. Preaqueça o forno a 180°.
Numa tigela, peneire a farinha de trigo o fermento, a canela e o sal. Reserve
Na batedeira, bata a manteiga e os açúcares até ficar cremoso e mais clarinho. Junte a gema e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Junte toda a mistura de farinha de uma vez e bata em velocidade baixa somente até a farinha desaparecer na massa – vai virar uma farofa, não é para ficar uma massa coesa. Junte as amêndoas e misture com uma colher de pau.
Esfarele metade da massa na forma e aperte de leve. Espalhe a geléia sobre a massa (é uma camada bem fininha para não ficar enjoativo), mas não deixe chegar até as bordas para não grudar. Esfarele o restante da massa sobre a geléia e leve ao forno até dourar, uns 25 a 30 minutos.
Espere esfriar e corte em barrinhas ou quadrados.
18 comentários

  1. Ameixinha diz:

    Há coisas que eu não provo mas não é porque acho que não vou gostar, é porque me metem nojo 🙂 Tipo as enguias ou lampreia, pode ser maravilhoso mas eu não quero nem chegar perto daquilo he he O mesmo com insectos e tudo que rasteje… dispenso.
    Já o resto eu gosto de provar e não dizia que não a essa geleia 🙂 As barras têm óptima cara!

  2. Eu acho que blogs como o seu deveriam ter uma pagina de inicio, toda peta, com caveirinha e tudo dizendo: blog proibido para mulheres gravidas. Meu Deus, tô aqui BABANDO! Nao sei nem o que vou tentar fazer primeiro… hihihihihi…

  3. Paula, que delícia estas barrinhas!
    Adorei sua visita e comentário no meu blog, muito obrigado pelos elogios.
    Concordo com você, mesmo as tortinhas tendo dado errado, aprendi como NÃO fazer a massa! rsrs.
    Beijos

Deixe um comentário

