Um cookie para o dia dos pais

O quê? Dia dos Pais já é domingo agora?

Ainda não comprou presente? Está sem grana? Eu tenho uma idéia: faça um cookie.

E você me pergunta: “Blé, um cookie, Paula? Mas só um cookie?”

Isso mesmo, mas não é um cookie qualquer. Olhe mais de perto.

Ainda não deu pra ver direito, né? Não é  só um cookie. É um cookie bem grandão. Gigante.

Um COOKÃO.

Dá pra fazer maior ainda, se quiser – a receita rende dois cookies de 20 cm, ou um muito mega power gigante, de 40cm, do tamanho de uma pizza. Fácil, rápido e impressionante.

E, quer saber? Esse formato gigante dá uma textura especial, crocante nas bordas e bem macio por dentro, super saboroso. A mensagem foi escrita com glacê real (receita aqui e aqui), e o coração cortado em pasta americana e colado com glucose. Se faltar habilidade, um cartão bem caprichado acompanhando completa o presente.

Para embalagem, eu usei uma caixa de pizza, papel de seda e fita de cetim.

Cookie Gigante ( adaptado de várias fontes)

  • 240g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 140g de açúcar mascavo
  • 110g de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 250g de gotas de chocolate, ou M&M’s, ou pedaços de chocolate picado
  • 200g de nozes picadas (opcional)

Preaqueça o forno a 200º. Forre uma forma de pizza com papel manteiga e reserve.

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal.

Bata na batedeira a manteiga,os açúcares e a baunilha, até ficar leve e fofo. Junte o ovo e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha aos poucos, e bata em velocidade baixa até incorporar toda a farinha. Junte o chocolate e as nozes (se usar) e misture.

Para o cookie de 20cm, despeje metade da massa no centro da forma e modele com as mãos formando uma bola. Achate um pouco para formar um disco de um ou dois dedos de espessura. A massa espalha bastante quando assa, então a assadeira deve ser grande. Se for fazer o cookie de 40cm, faça o mesmo, utilizando toda a massa.

Leve ao forno e asse por mais ou menos 25 minutos, ou até dourar as bordas (o meio vai estar seco, porém ainda molinho – não se preocupe porque depois de frio o cookie fica firme). Deixe esfriar um pouco na assadeira e passe para uma grade. Para decorar e colocar na embalagem, espere esfriar completamente.

32 comentários

  1. Ana diz:

    Estava à procura de uma receita de biscoitinho e achei o seu maravilhoso Blog. Vc escreve de uma forma muito carinhosa…deve ser uma pessoa muito gente fina! Um beijo de sua nova fã!

  2. Mariana Costa diz:

    Uma vez dei pro meu namorado um em formato de coração com mms vermelhos em volta.
    Mas mandei fazer!
    Como faço o formato e não estraga-lo quando espalhar na forma?

    • thecookieshop diz:

      Oi, Mariana

      Para fazer de coração, só se você timer uma forma ou aro. O redondo não tive problemas, porque ele não fugiu muito do formato que eu tinha feito originalmente.

  3. Richie diz:

    Nao sei se eu já disse isso, mas acho tuas receitas super bacanas, as fotos lindissimas e o blog super bom gosto! E adorei a ideia do cookão! hahaha
    Talvez eu faça um pro meu pai, ja que nao o vi no dia dos pais entao to devendo presente..hehehe

    bjo!

  4. Paula,
    Fiz um teste do cookão hoje para meu filho levar para escola para o Dia dos Professores.
    Coloquei para os degustadores de casa. Todo mundo gostou, mas eu estou na dúvida.
    Achei muito crocante depois de frio.
    É isto mesmo?
    Fiz a receita idêntica, idêntica. Itens pesados na balança, mas eu acho que meu problema é tempo de forno. Meu forno é muito alto. Acabei colocando uma forma dentro de outra para evitar queimar embaixo e impossível deixar 25 minutos. Tive que tirar antes.
    Até o glacê real e o coração de pasta americana deram certo. rss
    Mas estou na dúvida da textura depois de frio.
    Bjs,
    Juci

Deixe um comentário

