Quase tudo é mais legal espetado num palito – Mini Alfajores

Uma das coisas mais legais de ter blog de comida é o seguinte: suas amigas, e os familiares de suas amigas, mandam receitas pra você. Numa dessas, acabou chegando às minhas mãos uma verdadeira relíquia de família, um livro de receitas bem antigo, argentino, chamado “El Libro de Doña Petrona”, presente da minha amiga Caroline Figueiredo.

Não conhecia a tal Doña Petrona, e fui atrás de conhecer: verdadeiro fenômeno cultural, Petrona C. de Gandulfo começou sua carreira de culinarista nos anos 40 ensinando a Argentina a cozinhar nos “modernos” fogões a gás e conquistou rádio, televisão e revistas. Este livro que eu ganhei, com suas 701  páginas de receitas, é ainda um dos mais vendidos na terra do tango, mais de 70 anos depois de sua primeira publicação.

Me apaixonei pelo livro, principalmente depois que passei os olhos pela dedicatória, olha só:

“Com essa obra quero ajudar de todo coração às donas de casa, porque sei que desejam sempre brindar seus lares com as coisas mais deliciosas que puderem fazer para seus entes queridos.”

Fica aqui minha homenagem a ela na forma desses pequenos alfajores – e como quase tudo fica mais legal espetado num palito, espero que Doña Petrona não se importe de ter transformado a receita dela em pirulitos.

Alfajores (receita adaptada do “El Libro de Doña Petrona” e do site utilisima.com) – rende 30 mini alfajores

Para decorar os alfajores, eu usei transfers para chocolate, à venda em lojas especializadas para confeitaria – é só cortar um pedaço do papel com o transfer e aplicar sobre o alfajor com o chocolate ainda fluido. Retire quando endurecer. Para fazer os pirulitos, usei palitos próprios, mas podem ser de madeira também – basta introduzir no recheio de doce de leite antes de banhar.

Ingredientes para a massa

  • 90g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 70g de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 colher de sopa de raspas de casca de laranja
  • 1 ovo
  • 180g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio

  • 1 xícara de doce de leite (se for argentino, melhor)

Para cobrir

  • 300g de chocolate ao leite

Faça a massa: Numa tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, o mel e o ovo até virar um creme. Junte a casca de laranja e peneire os ingredientes secos sobre o creme. Misture muito bem (vai ficar uma massa firme, porém meio pastosa). Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por uma hora para firmar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200° e forre duas assadeiras com papel manteiga.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa até fica com 0,5cm de espessura. Corte em rodelas com um cortador de 3cm de diâmetro, se for fazer mini alfajores, ou de 6cm se quiser dos grandes, e transfira para as assadeiras preparadas. Asse por 8 a 10 minutos, mas não é preciso deixar dourar. Os biscoitinhos ficam secos, porém macios. Deixe esfriar na assadeira.

Montagem: Aplique uma colher de café cheia de doce de leite em metade dos biscoitos. Se for fazer pirulitos, coloque os palitos sobre o doce de leite e cubra com a outra metade dos biscoitos que sobraram.

Forre uma superfície de trabalho com papel manteiga e corte a folha de transfer, se for usar.

Derreta e tempere o chocolate. Com a ajuda de um garfo, banhe os alfajores e escorra o excesso – não segure pelo palito do pirulito, pois nesse estágio somente o doce de leite não sustenta o doce o suficiente para banhar. Apóie os alfajores sobre o papel manteiga, aplique o transfer em cada um e deixe secar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos para retirar. Guarde em recipiente vedado por até 4 dias.

Ganhei essa caixa linda em estilo provençal da artista plástica Célia Regina Freitas e achei que combinava perfeitamente com um presente para maternidade ou batizado – quem quiser o contato dela pode me mandar um email, ok?

67 comentários

  1. Adri diz:

    Nhammmmmmmm… Vou pôr na lista dos “para fazer” COM URGÊNCIA!
    Tmb tenho um livrão desses muy antiguos…. Vou ver se tem alguma relíquia desafiadora para usted, hermana!
    Besos!

  2. Claudia diz:

    Nega, agora você “pegô pessâdo” mesmo. Conhece a piada do Judas argentino durante a última ceia? Enfim, tem um “pegou pesado” falado com sotaque portenho no final que é o nó da piada. Mas mini alfajores no palito é uma maravilha tão maravilhosa que não tenho mais nada a dizer além disso: pegô pessâdo! Chapei!

    C.

  3. Silvia diz:

    Adorei a receita e já testei! Deus super certo! Agora preciso de dicas sobre como trabalhar com o chocolate certo para cobertura.
    Obrigada Paula por compartilhar essa doçura.
    Bjs

  4. Quéroul diz:

    jamais pensei que a massa do alfajor fosse tão simples. quero dizer, eu acho tudo muito misterioso, mas acho que até eu seria capaz de fazer… sem os palitinhos, que aí acho que pra isso eu sou estabanada demais. 😀

    ficaram lindos, ai ai.
    =***

  5. Beatriz diz:

    Oi Paula, adorei seu blog! Vamos ao assunto: eu, com toda minha rebeldia, queria saber se seria uma ofensa à história dos alfajores eu recheá-los com brigadeiro, invés de doce de leite, ou até com leite condensado misturado com alguma manha que eu inventar.
    A receitinha parece ser deliciosa!

  6. Stella diz:

    Oi Paula,
    Eu de novo … Como eu já disse, não sou boa em doces mas vivo tentando fazer novas receitas .. metida mesmo. Achei lindo esse mini alfajores mas estou cheia de dúvidas e mais uma vez conto com sua boa vontade para esclarece-las. Vamos lá .. Faço os bolinhos, recheio com doce de leite, coloco o palito, o “outro” bolinho e aí eu mergulho no chocolate. Depois de banhar eu apoio no papel manteiga. Dúvidas:
    o chocolate não vai grudar no papel ou tenho que esperar dar uma leve secada antes de apoiá-lo no papel manteiga?
    O transfer , faço depois de apoiar os alfajores no papel manteiga ? Ele é só de um lado?
    Dá certo se eu fizer um bolo e depois cortar e círculos?
    Beijinhos e obrigada
    Stella

    • thecookieshop diz:

      Oi, Stella, eu não tinha respondido ainda, mas agora vai:
      Não precisa esperar secar o chocolate para apoiar no papel manteiga – depois de seco ele solta do papel com facilidade.
      O transfer é só de um lado, vc coloca o alfajor no papel manteiga, o transfer sobre o alfajor com o chocolate ainda mole, pressiona bem de levinho para aderir em toda a superfície e só retira depois de completamente seco.

      Fazer com bolo dá certo também, mas tem que tomar cuidado para não esfarelar no chocolate derretido – talvez fosse melhor você derramar o chocolate sobre os bolinhos apoiados numa grade, e depois banhar a parte de baixo.

      Depois vc me conta!

      bj

  7. Stella diz:

    Oi Paula
    Engraçado. Qdo escrevi no post do caramelo, a sua resposta veio logo abaixo do meu comentário, mas agora , vc já viu, já publicou e não acho a rua resposta…. Pode me dizer aonde ela pode estar?
    beijinhos e obrigada
    Stella

  8. Stella diz:

    oi paula, voltei…
    a receita – os pirulitos ficaram deliciosos!!!! mais doces do que devem realmente ser pois usei achocolatado no lugar do cacau. Tenho implicancia com cacau, … Pergunta: Caso eu use chocolate meio amargo no lugar do cacau pode dar certo? posso retirar por completo o cacau ou achocolatado ou essa idéia de meio amargo?
    a decor – acho que fiz alguma coisas errada. imaginava que o chocolate derretido ficasse mais líquido e que fosse fácil banhar os alfajores. fiz de dias formas derretido no microondas e outro em banho maria mas ambos não ficaram liquidos. isso, fez com que o acabamento não ficasse delicado, principalmete em volta do “bolinho”. apenas aonde levou o decalque foi que salvou , pois realemente fica muito bonitinha essa sua idéia ! Agora fico aguardando ansiosa as suas dicas para eu poder me aprimorar, e como vc já sabe, tentar mais uma vez! Obrigada, beijinhos
    Stella

    • thecookieshop diz:

      Oi, Stella!

      Que bom que vc gostou!
      Olha, essa colher de cacau não deixa nada amargo, é só para dar um saborzinho e cor. Pode trocar por chocolate em pó ou nem colocar.
      O chocolate da cobertura ficar mais líquido depende muito da qualidade dele. Eu uso chocolate belga, da marca Callebaut, que tem uma ótima fluidez. Os chocolates nacionais normalmente são mais pastosos (têm muito açúcar, gordura vegetal e pouca manteiga de cacau) e não dão um acabamento tão bom para banhar. Alguns são um pouquinho melhores, outros são horrendos, teste várias marcas até encontrar um que vc goste mais de trabalhar.

      bj
      Paula

      • Stella diz:

        Oi Paula,
        Vc sabe aonde posso encontar transfers bem bonitinhos? Os que eu vi aqui no Rio são super sem graça …. Amanhã vou tentar com outra marca de chocolate e depois te falo o resultado.
        Ah, eu li os seus coentários sobre marzipan e glace real. Vc acha que dá certo cobrir alfajores com um dos dois, caso eu queira fazer coloridinhos?
        beijinhos
        Stella

      • thecookieshop diz:

        Oi, Stella
        Aqui em São Paulo eu compro na Central do Sabor, mas tb não tem muita coisa não.
        Acho que pode dar certo com glacê ou marzipã, mas talvez não segurem muito bem no palito, depois vc me conta!

        bj

      • Stella diz:

        Ih Paula
        Aconteceu de novo … O meu comentário está publicado mas a resposta não veio não.
        Será que vc respondeu em outro post? Por favor me diz aonde está ok pois estou Suuuuper curiosa pra ver i que vc escreveu ! Beijinhos

  9. Gabriela diz:

    Parabéns Paulao, que bom que voce gostou da Dona Petrona, seu livro é maravilhoso eu tenho também um da minha mae, eu sou argentina, agora estou morando novamente em Argentina, mas adoro Brasil é a minha segunda casa eu morei lá perto dos 3 anos. Ficaram maravilhosos, pena que nao temos transfer para chocolates aqui em Argentina. Desculpa que nao coloquei os acentos, tenho um computador em espanhol. Maravilhoso seu blog.

  10. Carol Milady diz:

    So quero dizer uma coisa : OBRIGADA !!! Assim, com maiusculas mesmo :-).

    Fiz a receita do jeitinho que você ensina e ficou perfeito. Eu não tinha cortador de 3 cm, então fiz alfajores um pouquinho maiores (4 cm), e minha cobertura de chocolate não ficou tão linda e lisinha quanto a sua (ficaram com um look “rústico” ahahahahaha). Tenho trauma de temperar chocolate, fiquei com medo da cobertura não endurecer, mas ficou durinho e crocante. Meu marido amou, meus colegas ja comeram um monte! Moro na França e aqui é meio dificil encontrar alfajores, acho que vou fazer de presente de Natal para os amigos, de tanto que agradou. Obrigada mais uma vez pela receita!

  11. Jéssyca Pinho diz:

    oi Paula!Sou de Belém – PA.

    Gostei tanto do post que resolvi testar na mesma hora… comprei os ingredientes e jah estou fazendo meus primeiros alfajores (que emoção!). Não vão ficar tão lindos quanto os seus, pois não vou poder fazer como pirulito e com transfer (foi literalmente em cima da hora…), mas estou ansiosíssima pelo resultado! Depois falo como ficou!

    Abraços!!

  12. Érica diz:

    fOiii Gente!! Gostaria que alguem que já testou a receita dos alfajores me tirasse uma dúvida.Fiz a massa,ficou muito saborosa e na hora que tirei da geladeira e fui abrir com o rolo ela ficou mole e não consegui nem trabalhar com ela.Já aconteceu com alguem? To doida pra fazer novamente..Abraços!

  13. Fernanda diz:

    hum… preciso correr para a cozinha depois de ler este post. magnífico… parabéns!
    Só uma coisa, onde na internet a gente encontra esses palitos branquinhos… obrigada
    beijos
    Fe

  14. Eduarda diz:

    Ei Paula, já disse que amo seu blog?
    Essa foi a segunda receita sua que fiz, todas dão certo, isso é muito difícil de encontrar hoje em dia, a maioria das receitas de internet acabam dando errado!
    A primeira foram as tortinhas de maçã, que me inspiraram a fazer tortinhas de limão com merengue e agora esses alfajores fofos!

    As crianças aqui de casa não gostaram do sabor da casca de laranja, substituí-la por baunilha causa algum dano a massa?
    Já os adultos acharam a receita deliciosa. Coloquei numa caixinha fofa e dei de presente para uma amiga, ela amou também!

    Obrigada pelas receitas!
    Beijos,
    Duda

  15. Pingback: Links Love #2 » Happy Batatinha

  16. Tamires diz:

    Poxa Paula estou tentando fazer aqui em casa e utilizei tudo da mesma forma que está na receita, mas quando retirei a massa da geladeira e fui estica la para cortar, a massa permanece da mesma forma que foi para a geladeira, ela não endurece como me indica na receita. Me ajude !!

Deixe um comentário

