Bolo de leite condensado

Hoje só tenho uma coisa a dizer: às vezes na vida a gente só precisa de um bolinho pra comer com café.

Dica das amigas Patricia Scarpin e Noelle Aquino, esse bolinho é isso aí: fofinho, saboroso e, principalmente, facílimo de fazer.

Bolo de Leite Condensado (adaptado dos blogs Technicolor Kitchen e Mastigando)

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • 1/4 de xícara de manteiga derretida e fria (usei óleo de canola, porque o povo aqui tá com colesterol alto)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo numa forma de buraco no meio de 22cm. Ligue o forno para aquecer a 180°.

Numa tigela grande, misture o leite condensado, os ovos e a manteiga. Peneire sobre essa mistura a farinha e o fermento e misture até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma preparada e asse até passar no teste do palito (mais ou menos 30 minutos). Desenforme frio e polvilhe açúcar de confeiteiro se quiser.

42 comentários

  1. BrunellaB. diz:

    Adorei o blog!
    Encontrei linkado em um blog de uma mãe.
    Adoro receitas de comidas divertidas e bonitinhas e vivo procurando e reunindo para fazer para família, amigos e mal posso esperar para poder fazer para meu filho.
    ótimas receitas! parabéns

  2. Raquel diz:

    Hoje, finalmente, me deu uma baita vontade de comentar e não só admirar suas receitas!
    Tenho uma queda por cozinha(por reitas de doces, principalmente), até, eu conhecer seu blog. Pois, o que era “quedinha culinária”, virou admiração e vontade ter tornar isso, habtual.
    “Por que diabos essa menina está dizendo tudo isso, ao invés de simplesmente dizer que gostou da receita?!” Deve estar se perguntando… Então, para não ficar meloso demais, vou encurtar! Vim parabenizá-la, “pelo quê?”, pelo fato de ter me ajudado a desprezar todo e qualquer comntário que venho ouvindo de que não posso cozinhar porque sou criança (tenho quinze anos),
    Ficar triste com esse tipo de comentário bobo, agora é passado!
    O que faço agora, além de estudar para o vestibular, é testar sempre uma de suas receitas! Ótimas por sinal, adoro como você escreve, suas inspirações e tudo mais, a qualidade das fotos, a estética dos bolos, os guardanapos e pratos lindinhos… adoro tudo! Agora, vou perdir ao meu pai que passe no supermercado(aproveitando que ele está na rua!) para comprar glucose da Karo pra mim! E testar mais uma receita, espero que essa saia boa, amnhã tenho uma tarde de jogos e pretendo levá-lo como lanchinho, já que os biscoitos do fim de semana passado sairam um desastre! Depois da miléssima fornada fui conseguir a testura desejada! Mas o bolo, eu sei que vai dar certo! Um beijo pra sua família que tanto te inspira(seus filhos devem ser super bonzinhos), e continue assim, fazendo tudo isso muito bem e insirando 99999999… pessoas por ai, e quem sabe furturamente não abro um bloguinho simplinho e nos tornamos colegas de blog!
    Raquel.

    • thecookieshop diz:

      Oi Raquel!
      Vou adorar ver seu blog, não esqueça de me avisar quando começá-lo! Acho uma graça ver mocinhas como você já começando na cozinha, viu?

      um beijo!

  3. Hellen diz:

    Adorei!
    O bolo fica realmente delicioso. Na semana passada eu fiz essa receita para o meu filho. Ele queria um bolo verde do Ben 10, então fiz essa receitinha normal, coloquei um pouco de corante e fiz nas forminhas de cupcake. Ficaram o HULK de gostosos!
    hahaha
    Bjs e parabéns pelas receitinhas. Sempre que posso, passo aqui para dar uma fuçada!

  4. Juliana diz:

    Nossa, o seu bolo realmente ficou lindo, mas pra mim não deu muito certo. Tentei fazer a primeira vez nesse sábado.. o bolo saiu grande do forno, quando tirei ele ficou com aspecto cru e murchou. Bem, tentei novamente e deixei por mais tempo, fiz o teste do palito e não grudou nada, mas de novo o bolo abaixou. Foi uma pena.

    • thecookieshop diz:

      Oi, Juliana!
      Será que o fermento que vc está usando está bom? às vezes, mesmo dentro da validade, ele pode perder a força e é melhor comprar um novo. É bom também ficar atenta à temperatura dos ingredientes (a manteiga derretida deve estar fria, por exemplo), e se o forno não está quente demais.
      Espero que vc tente de novo!

      bj

  5. duda diz:

    Tambem nao sou de comentar, mas..
    Ontem eu fiz a receita do manjar, e hoje a desse bolo.
    Tenho uma listinha ja de receitas do seu blog desde o inicio para preparar!
    Estou adorando muito tuuudo!
    Obrigada pela companhia online , amiga desconhecida. ueheuhe
    beijos

  6. Fernanda diz:

    Olá!
    Tentei esta receita este fim de semana.
    Não sei se fiz alguma coisa errada, mas… não gostei. O bolo cresceu, mas ele fica com um aspecto de isopor…
    E o gosto… não é ruim, certamente, mas não é bom, também…

    Prefiro outras várias receitas suas!
    Questão de gosto, não tem jeito.
    Beijos

  7. Anna diz:

    Ahh, ameeeeei a receita, o bom é que não precisa de cobertura, recheio nem nada, pq ele sozinho já é uma deliciaa!! *-*

    a proposito, coloquei ele no meu blog, viu? com os devidos créditos! :))
    beijooos!

  8. Bárbara diz:

    Faltam 45 minutos pro meu aniversário e eu estava sozinha em casa quando me deparei com essa receita. Então corri e fiz esse bolo que tá perfumando a casa toda 🙂
    Cheguei aqui pelo JustLia, uma ótima surpresa!
    Parabéns pelo blog

  9. Lusi diz:

    Cheguei aqui pelo JustLia, uma ótima surpresa! [2]

    Tô simplesmente amando, passei meu domingo quase todo aqui!

    Um dúvida sobre o bolo, precisa bater por muito tempo? Dá pra usar batedeira ou é melhor na mão mesmo? #faltadehabilidademodeon

  10. Nunca comento, mas hoje preciso!!
    O bolo ficou ótimo, fiz com ovos caipiras, ele ficou bem amarelinho! Super fofo, delicioso!
    Só o tempo de forno que foi bem mais que meia hora 😛 (meu forno é novo)
    E só começou a crescer depois que mudei pra 205ºC… na próxima vez já vou colocar em forno mais alto
    Mas já salvei nas receitas preferidas! Parabens e obrigada!!!

Deixe um comentário

