Pinheirinhos que alegria – biscoitinhos spritz de Natal

Muito cedo pra começar a fazer biscoitinhos de Natal?

É que fui dar uma voltinha no shopping ontem, e a decoração já estava a todo vapor – as árvores, enfeites, estrelas e pinheirinhos… Não deu pra esperar mais, voltei pra casa, montei a árvore e fui pra cozinha, armada do “biscoito-fácil” da minha sogra e coloquei a mão na massa.

Esses biscoitinhos são bem fáceis de fazer, principalmente se você tiver o aparelho. Se não tiver, dá pra formar as massinhas com um saco de confeitar com bico pitanga, ou até fazer bolinhas e achatar com um garfo.

O sabor é bem delicado, e a textura é de um amanteigado, derrete na boca. Se quiser mais doce, pode polvilhar com açúcar cristal antes de ir ao forno.

Biscoitinhos Spritz de Natal (adaptados daqui)

  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 gema
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/4 colher de chá de essência de amêndoas
  • 2 gotinhas de corante alimentício verde (opcional)
  • açúcar cristal colorido, confeitos de açúcar etc para decorar

Aqueça o forno a 180°.

Peneire a farinha com o sal e o fermento e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo e claro. Junte a gema e as essências e bata muito bem (se for usar o corante, coloque agora).  Junte a farinha e misture somente até a farinha estar incorporada, sem bater demais.

Passe a massa para o aparelho de biscoitos ou para um saco de confeitar e forme os biscoitinhos diretamente sobre uma assadeira sem untar. Polvilhe com o açúcar cristal ou confeitos coloridos e leve ao forno para assar até dourar de leve as bordas. Deixe esfriar nas assadeiras e guarde em pote tampado por até 15 dias.

23 comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Pinheirinhos que alegria – biscoitinhos spritz de Natal « The Cookie Shop -- Topsy.com

  2. Pingback: Árvore de Natal de comer? — Como Faz?

  3. Gina diz:

    Os confeitos deram um realce bem gracioso ao biscoitinho.
    Menina, o Natal ainda não entrou em mim. Acho que é porque estou empolgada com o lançamento do cd do meu filho no final do mês e vou pro show. Não consigo pensar em mais nada… coisas de mãe.
    Ficou lindinha a decoração!
    Bjs.

    • thecookieshop diz:

      Oi Claudia!

      Essa maquininha é uma de plástico, baratinha – tem o link para o site do fabricante no texto, tá? Foi fácil de manusear sim, só pegar o jeito.

      bj

  4. amiga obrigada,adorei o seu blog e vc nao sabe o bem que esta me fazendo,era louca para aprender a fazer esses biscoitos ,pois tenho o aparelho americano e nao sabia qual receita usar ,e quero fazer para presentear minhas amigas no natal e para minhas netas,com bonequinhos do gengibre e tudo mais,pois tenho tambem as forminhas de cortar,me ensina a fazer aqueles babados no cupcake,e com gla real? e qual e o bico que usamospara ficar lindo daquele jeito? beijo no seu coraçao,me responda por favor

  5. Pingback: Dicas de posts « Cristina Tonon

  6. Pingback: Enfeites de natal biscoitinhos spritz | ArtesanatoBrasil.Net - o Melhor do Artesanato Brasil passo a passo para download.

  7. Leda De Domenico Pinheiro diz:

    Já fiz alguns biscoitinhos de gengibre para enfeitar árvores natalinas, e como faz anos que não faco mesi,gostaria mto de receber estas receitas variáveis para este fim natalino..obg achei lindos e com certeza saborosos…abracos..

  8. Pingback: Não deu tempo de comprar presente? – The Cookie Shop

Deixe um comentário

