Tradições de Natal – Shortbread de Castanha do Pará

Vocês sabiam que eu comecei a fazer cookies e biscoitinhos para dar de presente de Natal para os amigos mais queridos? Fiz a primeira vez num natal há milênios atrás e acabei descobrindo o presente perfeito – não existe no mundo quem não goste de ganhar uma latinha de gostosuras feitas com amor e capricho. De tanto que eu gostava dessa tradição de  fazer biscoito, acabei virando biscoiteira profissional.

Essa receita é ótima pra quem está aprendendo a fazer doces – é um biscoito de pouquíssimos ingredientes e que é assado num grande bloco, para ser cortado só depois que sai do forno em palitos ou tijolinhos. O segredo é a qualidade do que você for usar – tem que ser manteiga da boa, nada de margarina, e você vai provar os melhores amanteigados da sua vida.

Shortbread de Castanhas do Pará (adaptado da revista MS Holiday Cookies) – rende 32 palitinhos

Um abraço enorme pra minha amiga Caroline, que pelo segundo ano me manda essa revista especial de sobremesas de final de ano lá da Califórniaobrigada, querida!!

  • 200g de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de castanhas do pará
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de sal (pode colocar menos se quiser)

No processador (deve dar certo no liquidificador também, mas eu não testei, tá?), bata 1/2 xícara da farinha com a castanha do pará, até virar uma farofinha. Misture com o restante da farinha e o sal e reserve.

Forre uma assadeira retangular de 20 x 30cm com papel manteiga, deixando uma sobra de papel sobrando nas laterais mais compridas – isso vai facilitar na hora de desenformar.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até ficar claro e fofo. Junte toda a mistura de farinha de uma vez só e bata em velocidade baixa somente até toda a farinha estar misturada. Você vai obter uma massa pesada e que não espalha.

Transfira a massa para a assadeira preparada e aperte para deixar uniforme – eu usei um pedaço de plástico filme para não fazer meleca.

Cubra e deixe na geladeira para firmar por 20 minutos. Retire e risque a massa com uma faca – marque onde você vai cortar as barrinhas depois, eu fiz tijolinhos de uns 2cm por 3cm, mas pode fazer palitinhos também. Faça furinhos com um palito para o ar escapar e não formar bolhas.

Leve à geladeira novamente e deixe por 30 minutos – aproveite para preaquecer o forno a 170°C.

Asse por mais ou menos 40 minutos, ou até ficar dourado e firme. Retire da forma levantando as abas de papel manteiga e transfira para uma tábua. Corte as barrinhas nos lugares onde já estavam marcadas as linhas anteriormente.

Deixe esfriar sobre uma grade e guarde em pote tampado em local seco e fresco por até 15 dias.

Anúncios

26 comentários

  1. Emília diz:

    Nhaaam, delícia!! Vou testar essa receitinha com certeza!

    a primeira vez que eu entrei aqui foi para conferir a receita dos biscoitinhos de gengibre ano passado, pq queria fazer e dar de presente aos mais chegados. Desde então creio que meus amigos ficaram ainda mais felizes, já que (tento) reproduzir suas variadas receitas!
    Adoro seu trabalho e já citei seus feitos no blog que eu tenho com as minhas irmãs.
    Suas receitas são capazes de juntar uma família inteira na cozinha e fazer delícias em um final de semana, e não será diferente neste natal!
    Boas (e doces) festas à você e sua família!

  2. Marina Maria diz:

    Paula, ficaram lindos os biscoitos.

    Tava mesmo precisando de uma receita neste Natal, porque o meu truque é o mesmo do seu: presentear com guloseimas que eu preparo. Esse ano estava pensando em fazer uma receita de shortbread cookies que vi no Joy of Baking (http://joyofbaking.com/shortbreads/shortbreadcookies.html). Eu já até testei mas achei a massa difícil de manusear, muito frágil.

    Dúvida: podemos substituir a castanha por nozes ou castanha de caju?

    beijos e boas festas!

  3. Hevelyn diz:

    Menina!

    Adorei a praticidade da bolachinha! Deve ficar mto boa!
    Vc assou em forma de quais dimensões? Untada com papel manteiga?!?!
    Aproveitando Um Feliz Natal pra vc!

    Obrigada!

    Bjs

  4. Rosana diz:

    Paula, que delícia de “biscoito”.
    Adorei ver você e as “amigas”, sábado no bazar.
    Tudo fofo e principalmente, deliciooooso.
    Me deliciei no domingo com aqueles maravilhosos fudges de pistache, quiche de damascos e brie, enfim muito bom.
    Desejo um Natal cheio de luz para você, família e seguidoras.
    E que 2011 ,venha com deliciosas novidades.
    Bjos
    Rosana

  5. Amo castanha do pará então acho que deve ficar ótimo! Por falar nisso, ontem estava fazendo biscoitinhos de natal com o filhote, saí da cozinha e quando voltei, ele tinha jogado mais da metade do corante líquido vermelho em cima dos biscoitos, ficou tudo vermelho, agora está lá tudo sem o glacê e eu pensando se vale a pena terminá-los.rsss

    Feliz natal a você e sua família e um 2011 cheio de deliciosas guloseimas!

    beijos

  6. Paulinha,

    Concordo plenamente! nada como um mimo de gostosuras para presentear e sermos presenteados! principalmente feitos com carinho.

    Este ano não deu para prestigiar o Bazar! Quem sabe na próxima…

    Um natal maravilhoso para vc e sua família e que 2011 continue sendo um ano de muito sucesso!

    bjs

  7. Laély diz:

    Também gosto de presentear com biscoitos. No aniversário do marido, as visitas levaram pra casa um potinho com cookies de chocolate, receita da Nigella.
    Para o natal, fiz alfajores.
    Será que dou conta de fazer esses? Parece fácil e apetitoso!
    E a fofura da Hello Kitty é o quê? Um timer? Sempre caprichando nos detalhes!
    Um feliz natal pra você e que em 2011 possa continuar nos inspirando!

  8. Pingback: Um passeio pela internet | O Cachambi é aqui!

  9. Pingback: Não deu tempo de comprar presente? – The Cookie Shop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: