Picolé de nectarina e iogurte

Vou confessar uma coisa pra vocês: eu sou uma esnobe no que se trata de sorvetes. Sorvete de supermercado só se for daquelas marcas que custam um milhão de dólares e tem um milhão de calorias, se me vier com sorvete baratinho eu ignoro total. Se for sabor napolitano então, eu até me ofendo.

Não é minha culpa, gente: vocês repararam como os sorvetes de hoje não são mais iguais aos de antigamente? Dá pra sentir a gordura hidrogenex e o emulsificante de longe, fica difícil ser feliz assim.

Se o seu bolso está vazio como o meu e ainda não deu pra realizar o sonho da sorveteira própria, o negócio é se virar com um honesto picolezinho caseiro. Segura a minha mão e vem, gente, que vocês não vão se arrepender.

Esse sorvetinho foi adaptado de uma receita do site da Patricia Scarpin – se você tiver sorveteira, se joga. Senão, pode fazer picolé que fica perfeito, delicioso, maravilhoso, cremoso. Se não tiver os moldes, pode colocar a mistura em copinhos pequenos com um palitinho que também fica fofo e dá super certo.

Picolé de Nectarina e Iogurte (rende aproximadamente 12 picolés) – adaptado daqui

  • 6 nectarinas maduras (pode ser pêssego também)
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 xícara de açúcar (pode colocar menos ou mais, a seu gosto)
  • 2 copinhos de iogurte natural
  • moldes para picolé ou copinhos pequenos
  • palitos de madeira para sorvete

Descasque as nectarinas e retire as sementes (para descascar, mergulhe as frutas em água fervente por 20 segundos e puxe a casca, que sairá com facilidade). Corte em cubos.

Numa panela, junte a fruta e a água e leve ao fogo baixo por 10 minutos, até a nectarina ficar macia. Mexa de vez em quando. Junte o açúcar e deixe esfriar bem.

Bata a mistura fria no liquidificador com o iogurte. Eu bati só um pouquinho para ficar com pedacinhos de fruta. Prove se está bom de açúcar e distribua a mistura entre os moldes de picolé ou copinhos. Leve ao freezer por 30 minutos e coloque os palitinhos de sorvete. Leve ao freezer por mais 4 horas.

Para soltar dos moldes, passe por água corrente com cuidado.

21 comentários

  1. Agora já sei o que farei para alegrar o domingo da minha turma aqui em casa!
    A cor do sorvete é linda e dá aquela impressão de verão saudável… Vou me jogar nas nectarinas!!!

    Acho que também deve ficar muito gostoso e bem fresquinho se substituir um pouquinho da água por suco de laranja, só pra dar aquele fundinho mais ácido… Vou tentar as duas versões e depois escrevo pra contar como ficou!

    Adorei a receita!

  2. lisia antonello diz:

    Poxa to triste já escrevi tantas coisas pra vc e nunca obtive resposta,o que acontece????É clube da luluzinha somente amigas podem entrar????Gostaria muito depoder participar adoro cozinha,posso ser sua amiga tbm????
    Um beijo e bom ano pra todas vcs.

  3. ana maria diz:

    Infelizmente tenho que concordar: os sorvetes industrializados estão péssimos, extremamente aerados e totalmente sem gosto! Um lixo!

    Atualmente aderi aos yogos (sorvetes de iogurte) com frutas. Não tomo nenhum outro.

Deixe um comentário

