Brasil, mostra a sua cara – bolo de coco embrulhadinho

Escrevo estas maltraçadas linhas enquanto espero por mais um capítulo daquela que é a culpada pelo meu sono diurno: a reprise da novela Vale Tudo, que vai ao ar no canal Viva às quinze para uma da madrugada. Veja se isso é horário de uma mãe de família estar acordada pra ver novela, minhazamiga. Ou deveria dizer cherrí?

Não sou muito de novela, mas eu simplesmente não resisto às peripécias de Heleninha Roitman bebum, Maria de Fátima, César Ribeiro, Ivan Meireles e cia. É muita tensão, humor e sedução, tudo regado com o delicioso universo politicamente incorreto dos anos 80. Onde mais a gente pode ver um pai andando alegremente com sua criança no banco da frente do carro, SEM cinto de segurança, e fumando um marlborão na cara do moleque?

E não nego – Raquel Aciolly vencendo na vida vendendo sanduíche na praia e virando uma grande empresária do ramo da alimentação não deixa de me inspirar. 😉

E tem ela, a maior e pior vilã de todos os tempos. Ela te despreza, ela é cruel, ela é:

ODETE ROITMAN!

E hoje, no capítulo 193, ela vai morrer, cruelmente assassinada por uma das personagens da trama, que eu não vou contar porque vai que alguém não sabe ainda, né?

UPDATE: Não foi hoje, gente! Vamos acompanhar! 😉

Em homenagem à Odete nesse dia fatídico, fiz este docinho anos 80 bem CRASSE MÉDIA, que eu adoro. Se ela ainda estivesse viva morreria só de ver esses bolos embrulhadinhos. R.I.P. Odete.


Bolo Embrulhado – rende 32 pedaços (receita do saudoso blog Rainhas do Lar)

  • 4 gemas
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 2 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 4 claras em neve
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de coco ralado

Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo numa assadeira de 20x30cm. Preaqueça o forno a 180°C.

Na batedeira, bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga, até virar um creme claro e fofo. Junte a farinha intercalando com o leite e bata mais um pouco. Junte o fermento e misture bem.

Incorpore delicadamente as claras em neve e transfira a massa para a assadeira preparada. Leve ao forno por mais ou menos 25 a 30 minutos, até passar no teste do palito.

Enquanto isso, misture o leite de coco e o leite condensado. Regue com um pouco da calda o bolo ainda quente. Deixe esfriar bem, corte em quadrados, e passe-os no restante da calda, e depois no coco.

Embrulhe em papel alumínio e deixe gelar.

34 comentários

  1. Vitor Hugo diz:

    Mas que desfeita! Denúncia! Fez depois que eu fui embora. Mancada das grossas. Rogarei pragas: tua pasta americana vai rachar, vai desbotar. Teu glacê real não secarás, teus bolinhos solaram e teu chocolate virará Mockolate. 😛

  2. Noêmia diz:

    Gente, voltei no tempo e fui direto pra minha fase “jovenzinha”!
    Também não adoro novelas, mas essa é uma excessão!
    E esse bolo, o must da minha tenra idade! É a receita mais vista no meu blog!
    Adorei tudo!!!

  3. Márcia diz:

    Paula vc é um barato! Adorei o ‘minhazamiga’ e ‘crasse média’…. tô rindo até agora. Essa novela realmente foi o máximo! Não sabia q tava reprisando no canal Viva… E, meuDeusdocéu eu AMO esse bolo. Obrigada mais uma vez por compartilhar a receita. Vou fazer no próximo final de semana! Beijão!

  4. Ameixinha diz:

    Lembro-me vagamente dessa novela, passou aqui mas em 1988 eu ainda era uma criancinha e nunca fui muito de novelas. Em 1988 existia mais liberdade que agora, nem sequer estávamos presas às calorias que ingeríamos e nem contabilizávamos as veias que iriam ficar entupidas de comer tanto bolo he he

  5. Gina diz:

    Esse bolinho era tradicional das festas dos meus filhos quando crianças. Já até publiquei para matar a saudade daqueles tempos e contar histórias, como gostamos de fazer, não é?
    Bjs.

  6. Laély diz:

    he, he! Pode até ser que a Odete fizesse cara feia com o “bolo embrulhado”, mas seria só alguém virar as costas para que ela entrasse de cara no bolo, ainda lambendo os dedos no final. rs

  7. Paula, querido. tudo bem?
    Que tudo , AMO esse bolo “cafona”.
    Também AMO pudim de padaria,akele com farinha,e torta de liquidificador então.Hummmm!
    Vão me dizer que não tem um time de gente como eu????
    Bem para acompanhar o delicioso bolo molhadinho, só um cafezinho, ou “groselha”, nossa essa foi forte!
    Sabe outro dia recebi uma encomenda dese bolo, e como sou “chique bem”, repaginei o visu.
    Fiz com cobertura de um creme delicioso de baunilha e côco,cortei e embrulhei no papel trufa grande na cor prata e coloquei a volta toda, a etiqueta da cromus (para cones).Ficou um LUXO!!!!!
    Espero mais gostosuras……
    Bjs
    Rosana

  8. Danielle B.F diz:

    ADOREI!
    Isto tambem tem cara de festa infanil dos anos 80
    Por falar em anos 80, muito bom ver Vale Tudo, nossa…da uma saudadeeeee (nao da inflacao claro, mas daquela epoca sem noção srsr).
    Parabens pelo blog e por tudo

    Danielle

  9. Sam diz:

    Noooossa!!! Esse bolinho saiu direto da minha caixa de bolo da She-Rá! Hahahahaha… que cafonada gostosa!!! Adorei! Também estou acompanhando a novela e doida para a cururu morrer! Bjs

  10. Paula do Homero (prima) diz:

    ehhh Paula,

    Que delícia, esse bolo a tardinha com café. … Molhadinho. A classe média brasileira sofre de um bom gosto!!!! rsrsrs Bjs Paula (do Homero primo)

  11. Vontade MEGA de comer esse bolo! Paulitcha, coisa linda! Tão macio… Nham!
    Tô gripadérrima e segunda fiquei em casa, podrona, de cama, dopada de remédio, mas consegui ver o Afonso pegando a Maria de Fátima na cama com o Cesar (“eu não transo violência”). 😀

  12. Mar Lucia diz:

    Eu tb fico acordada só p ver Vale Tudo.
    Acompanho seu blog e nunca deixei recadinho mas não poderia deixar de dizer que suas receitas dão água na boca….parabéns por ter mãos maravilhosas p fazer essas delícias!
    bjs

  13. Karina diz:

    Olá, amei a receita, tô pensando em fazer pro meu aniversário, que vai ser no boliche, é muito prático!Mas rende realmente 32 pedaços?Sao bem pequenos não?Abraço!

  14. Puxaaaaaaa!!! que tudo….Finalmente encontrei alguém como eu!!
    Adoro essa novela e adoro fazer e comer esse bolo também…sempre me fazem encomenda dele e todos adorammm…
    Voltando a novela…também ficava acordada até tarde só pra assistí-la mas quando não conseguia via a reprise no dia seguinte ao meio dia, adoro ver o visual retrô dos atores e atrizes e volto no tempo…todos tão novinhos…e o Antônio Fagundes, magrinho, é tudo… o maior galã da época…
    Adoro seu blog, e aproveito um monte das suas receitas, pois como faço doces pra vender tenho sempre que me renovar e me manter atualizada!!!!
    Beijos milllll….
    Silvana, sua fã…

  15. Isolda diz:

    Oi! Tenho visitado seu site/blog e fico encantada com tudo. Ja inclusive experimentei algumas receitas. Agora tenho uma pergunta: qdo vc diz um vidro de leite de coco, qtos ml vc quer dizer? Onde moro tem muitas marcas de varios tamanhos. Obrigada, iIsolda (Chicago,US) ps: matei muita saudade c a Odete ai emcima!

  16. Emilia diz:

    Parece delicioso, vou fazer com certeza, Mas… me desculpa a inginoranssa, mas é realmente necessário embrulhar em papel alumínio? (Sobre a Odete, não gosto da maneira como o personagem retratou empresários como corruptos. Tenho mais fé nos empresários do que no Governo. Enguanto os primeiros podem acabar na cadeia, o segundo é intocável, faz o que quer e não presta contas a ninguém. E viva o Capitalismo!)

Deixe um comentário

