Projeto SalvaCão – ossinhos de suspiro

Eu nunca tive um cachorrinho, mas na minha casa sempre teve espaço pros gatinhos. Minha mãe era apaixonada por animais, especialmente gatos, então vira e mexe a gente acabava com um vira-latinha em casa.

Aprendi com ela que bicho não se compra, se adota.

Admiro demais as pessoas que se mobilizam pra recolher um animal que está na rua e viram suas vidas de cabeça pra baixo pra arrumar um lar, donos bacanas e um ambiente saudável pros peludos. Uma dessas pessoas é a veterinária da minha gata, a Dra. Janaína.

Na minha última visita ao seu consultório, reparei na presença simpática da Doralice, uma doce cadelinha, bem magrinha, que se movimentava numa “cadeira de rodas” e usava fraldas de bebê. A Dra. me contou que a Doralice tinha sido abandonada por seus donos, doente, e seria sacrificada no Centro de Controle de Zoonozes, se não fosse pela boa vontade e rapidez dela e das outras meninas do Projeto SalvaCão.

Mas o que é esse projeto?

Nas palavras delas:

Nós (Lele, Dave, dra. Janaína – e Dri e Fernanda, do Segunda Chance) nos juntamos e agora temos este projeto, que ajuda a recolher das ruas, cuidar e divulgar para adoção os cachorros abandonados/machucados.(…) O objetivo é poder sempre resgatar e manter 2 ou 3 cachorros de rua em tratamento, continuamente. Sendo adotados, pegamos outros na rua, tratamos, mandamos para adoção, e assim por diante.

Todos juntos somos fortes.

Taí gente: nem todo mundo pode ir lá, pegar o bichinho, levar pra casa e arrumar um lar, mas todo mundo pode ajudar essa galera a continuar esse trabalho bem bacana. É só entrar neste link e colaborar com a vakinha do projeto, com qualquer quantia. Vai lá, que eu espero aqui com a receita dos suspirinhos na volta, tá? 🙂

 

Ossinhos de Suspiro – (rende 30 ossinhos)

Nunca tinha conseguido fazer suspiros assim crocantes, branquinhos e sem rachaduras – então fui pedir ajuda pras universitárias doceiras no Facebook. Azamigas Alessandra e Cris deram a dica: forno bem baixinho e porta meio aberta, para secar o merengue sem dourar. Deu certinho, viu queridas?

A idéia de fazer os ossinhos com suspiro veio de uma foto que vi numa revista no Halloween do ano passado – fica aí a dica também para festas mais aterrorizantes.

Ingredientes:

  • 4 claras
  • 250g de açúcar refinado
  • essência de baunilha ou raspinhas de limão a gosto

Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapetinhos de silicone (silpat) e reserve.

Prepare um saco de confeitar com um bico perlê grande, com abertura de 1 a 1,5cm, e apóie dentro de um copo alto.

Bata na batedeira as claras em neve, até obter picos firmes. Acrescente o açúcar aos pouquinhos, sem parar de bater, até ficar bem firme e brilhante. Junte a baunilha ou as raspinhas de limão e misture bem. Passe a massa do suspiro para o saco de confeitar e faça os ossinhos (ou pingue bolinhas) nas assadeiras preparadas.

Coloque as assadeiras no forno e ligue na temperatura mínima (deixei o meu a 100°C), e coloque uma colher de pau na porta para que ela fique entreaberta. Deixe secar por 1h30 a duas horas, checando de vez em quando para ver se não está dourando.

Desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem lá dentro completamente. Guarde em pote com tampa por até 3 dias.

26 comentários

  1. Pôxa, muito legal vc divulgar ações do bem como dessas pessoas, e infelizmente o abandono e maus tratos aos animais são vistos em qualquer lugar… eu sou veterinária em uma cidade pequena, e sempre recolhemos e cuidamos de animais abandonados , mas sempre há muito o que fazer… é muito importante a concientização: Em vez de comprar, adote! Se for simpatizante procure ajudar, existem diversas formas…doando rações, medicamentos, ou divulgando… parabéns pela iniciativa!!!

  2. Adrielle diz:

    Super fofos os ossinhos!
    Realmente, essa iniciativa em defesa aos animais é muito linda, e deve ser sempre divulgada! Concordo plenamente também com o pensamento, cachorro não se compra, se adota (a minha mesmo é adotada, a linda Meggie, que traz alegria pra minha casa)! Cachorro é tudo de bom!

  3. Stéphanie diz:

    Poxa, lindos demais os seus suspiros!!
    Os meus sempre ficam dourados, mesmo com o segredo da porta do forno aberta, porque infelizmente a maioria dos fornos aqui do Brasil tem temperatura mínima de 180o.C D: o meu da Brastemp de dois fornos é um desses :/
    O projeto de salvar os cãezinhos é maravilhoso, eu super apóio!! Infelizmente eu não posso adotar pois vivo em apartamento e já tenho uma gatinha que foi adotada (pegamos ela em uma vila, porque os moradores queriam matá-la! olha que maldade). Moro com meus pais e irmãs, e ninguém me deixa adotar mais gatinhos de rua, se eu pudesse pegaria todos (por isso vivo falando que quando ficar velhinha vou ser aquela velha maluca dos gatos que todas as crianças da vizinhança tem medo! hahaha).
    Mas nossa, ficaram lindos mesmo!! Seu blog é maravilhoso e fofo, acabei de encontrar e vou voltar sempre! Parabéns!
    Beeijos,
    Stéphanie

  4. Fernanda diz:

    Acabei de testar a receita e deu super certo. Antes assava por 15 minutos com forno preaquecido e temperatura alta, e eles ficavam sequinhos por fora, mas molenguinhos por dentro. Seguindo a sua receita, ele ficou todo sequinho, adorei! 😀

  5. Ameixinha diz:

    A minha mãe é igual e eu puxei a ela, até adotei um pato que veio numa chuvada de Abril 🙂
    Comprar animais é um negócio abominável. Nunca consegui fazer suspiros porque o meu forno é a gás e irregulável. É algo que adoro, tenho que experimentar com o forno entreaberto.

  6. Acabei de fazer os meus suspiros, do jeitinho que vc ensinou. Ficaram branquinhos, sequinhos se crocantes, como nunca antes tinham ficado.
    Só que aqui em Maceió não vende o perlê grande, me virei com o maior bico que eu tinha, mas não era perlê. Não ficaram nem de longe bonitos como os seus ossinhos.
    Acabei de encomendar meu bico pela internet. Quero refazer a fornada na festa da minha filha com tema de bruxinhas. Daqui pra lá eu pego o jeito na modelagem. MInhas filahs estão comendo suspiros sem aprar. Hoje o apetite delas pro amoço vai ficar prejudicado. Mas nem eu resisti e comi um bocado. Ficam bons mesmo. Só aumentei 50g a quantidade do açúcar, pois gostamos d esuspiros bem docinhos.
    Obrigada por compartilhar sua receita e esta ideia magnífica!
    Cheiro,
    Claudinha.

  7. Juliana Pasqua diz:

    Queridaa, simplesmente AMEI o seu blog!
    Estava à procura de uma boa receita de cookies e dei a sorte de achar seu site. Além das receitas incríves, super fofas e saborosas, temos os seus textinhos, que são uma delícia de ler! Além de dicas importantes como esta de ajudar os animaizinhos e um layout super gracinha!
    Faço sempre os cookies e depois destes suspiros fofinhos, acho que vou me aventurar a fazer outras coisinhas! Acho que o pessoal por aqui vai gostar. =)
    Obrigada, querida, continue com toda esta criatividade e talento!

    Beijos,
    Juliana

  8. Pingback: Ossinhos de suspiro para a festa das bruxinhas | Feito a Mão

  9. Pingback: Dia Mundial dos Animais | Sua Casa Sua Festa

  10. dorly diz:

    Oi Paula! Fiz o curso de Biscoitos com voce e gostei muito! adorei todas as dicas do ponto do glace, estou ainda acertando o ponto..mas, um dia chego lá..queria te perguntar: é possivel fazer um glace na cor ouro ou prata? quero usar nos biscoitos…como faço? outem que pincelar depois?? agradeceria muito se me desse uma dica! beijos e obrigada!! Dorly

Deixe um comentário

