Pede, moleque! – praliné de amendoim (ou pé de moleque)

Me deu a maior dor de dente outro dia e saí correndo para o consultório mais próximo de casa que consegui encontrar. A vida tem dessas coisas, e o dentista, Dr. Waldemar, foi um achado: além de super competente (indico de olhos fechados pra quem estiver precisando, viu?) era ótimo de papo. O que é uma coisa muito útil num consultório de dentista, pelo menos pra mim que tenho pavor do barulhinho da broca, ajuda a relaxar e o tempo passa mais depressa.

Já na primeira consulta o assunto caiu em.. comida, fazer o que? O assunto preferido de 9 entre 10 brasileiros, pelo menos os que eu convivo 😉

E o doutor, que é de família legítima mineira, me contou a história da origem do nome pé de moleque. Reza a lenda que as doceiras faziam o delicioso docinho de amendoim e colocavam suas travessas para esfriar nas janelas das casas. E o cheirinho logo atraía os moleques do pedaço, que passavam zunindo e roubavam o doce, os fanfarrões.

E as doceiras, furiosas, gritavam: “PEDE, MOLEQUE!”

Porque né? Doceira que se preza não recusa um bocado de doce pra ninguém, é só pedir com educação. 🙂

Praliné de Amendoim ou Pé de Moleque (não sei quantos rende, porque comeram quase todos e não deu tempo de contar, sorry) – adaptado daqui

Esse pé de moleque é um pouco diferente. Foi adaptado de uma receita americana, mas ficou com gostinho bem brasileiro, por causa do açúcar mascavo e, claro, do amendoim torradinho. O caramelo não fica duro, e sim um pouco açucarado, derrete na boca. Muito gostoso.

Você vai precisar de um termômetro culinário para caldas para prepará-los, ok?

  • 1 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de amendoim torrado, sem pele
  • 3/4 xícara de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada generosa de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Forre duas assadeiras com papel manteiga ou tapetes de silicone e reserve.

Numa panela média,misture os dois tipos de açúcar, o bicarbonato, o sal e o creme de leite e leve ao fogo até o termômetro marcar 112°C.

Neste ponto, junte a manteiga e misture até homogeneizar. Junte o amendoim, retire do fogo e com a ajuda de uma colher de sopa vá pingando os doces nas assadeiras preparadas, COM MUITO CUIDADO. A mistura é extremamente quente e pode causar queimaduras sérias. Tire as crianças da sala.

Neste ponto é preciso ser rápido, porque o caramelo aos poucos vai endurecendo, e os pralinés não ficam tão bonitinhos.

Deixe esfriar completamente e guarde em potes ou latas por até 5 dias.

Anúncios

14 comentários

  1. Ah, que coisa mais linda… me lembrou o pé de moleque que minha mãe fazia. E é ótimo para dar de presente. Dúvida: se usar o creme de leite de caixinha vai alterar demais o resultado? Ou a gordura do creme de leite fresco é essencial?

    Beijoca!

  2. Paula, hummm deve estar uma “gostosura” que trem bão.
    Nem preciso perguntar, se você ,pegou uns, colocou nas suas caixinhas fofas e foi até o Dr. dentista mostrar suas “artes”,pq convenhamos “adoramos dar presentes….”.
    Nossa minha mãe fazia um com karo, (faz até hoje), e me lembro que jogava na pia de mámore untada, ia levantando os cantos aos pucou,(estava ainda puxa-puxa) e cortava commmm ,faca e MARTELO de carne,pergunte qto tempo durava ….
    Bjão
    Rosana

  3. carol romagnolli diz:

    Ola Paula, tudo bem?
    Vc saberia me dizer o porque de usar bicarbonato nessa receita?
    Bicarbonato com caramelo me lembra honeycomb, seria pra dar o mesmo efeito “aerado”?
    Parece deliciosamente tentador!!! beijocas Carol

  4. Regina diz:

    Oi ja fiz pés de moleque a muito tempo me lembro vagamente de usar vinagre açúcar e bicarbonato
    Nossa!! Ficava delicioso!!! parei de fazer porque eu só parava de comer quando acabava rsrsrs .
    Então esqueci como se faz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: