Como fazer um salame (de chocolate)

Adoro sobremesas do tipo “parece mas não é”, acho pura diversão. Dá pra ver aqui e aqui, que eu gosto de brincar com a minha comida, né? (até dei uma entrevista para a Revista Festa Viva sobre o assunto – veja aqui)

Eu estava para fazer salame de chocolate já há algum tempo, mas o meu maior problema é que eu não curto muito o sabor dos biscoitos industrializados, tipo maizena, maria, etc.

Sei lá porque, também nunca tinha pensado em usar biscoitos caseiros – o cérebro não tinha feito a sinapse, já que eu tenho sobras de biscoitos aqui todas as semanas, principalmente rebarbas de massa de amanteigados, os que eu uso para os biscoitinhos decorados. Acho que deve ficar delicioso com outros tipos de massa também, já pensou um salame de chocolate com pedaços de cookies, ou de gingerbread?

Fui procurar uma receita mais tradicional, já que o salame de chocolate é uma sobremesa bem típica da Itália, e eu não queria usar leite condensado. Como não consegui me decidir, fiz um mix de duas receitas que achei bacanas, do site Panelinha e do blog La Mia Vita Dolce – o resultado foi ótimo e, como rendeu bastante, vários amigos acabaram ganhando um salame de presente.

Como a receita não vai ao fogo, é um doce ótimo para fazer com as crianças, diversão garantida para uma tarde chuvosa.

Salame de Chocolate (rende 4 unidades)

  • 226g de chocolate meio amargo ou amargo (quanto melhor o chocolate, mas gostoso fica o doce), picadinho
  • 150g de manteiga sem sal
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (ou 1 colher de sopa de rum, se preferir)
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 300g de biscoitos quebrados (usei esta receita aqui, mas pode usar comprado se preferir)
  • 1 xícara de nozes ou amêndoas picadas (usei castanha do pará)

No microondas ou em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga e mexa bem para homogeneizar. Reserve para amornar.

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar bem clarinho e dobrar de volume. Junte a baunilha (ou o rum) e bata mais um pouco.

Misture o chocolate em pó ao chocolate derretido. Junte a mistura de chocolate aos ovos batidos e misture bem.

Junte os biscoitos picados, com migalhas e tudo, e as castanhas. Misture bem. A mistura vai estar ainda cremosa.

Abra um plástico filme ou papel alumínio sobre uma superfície de trabalho e, às colheradas, faça uma forma comprida com a massa. Enrole o plástico ao redor da massa e torça as pontas, apertando bem, para formar o salame. Repita até acabar a massa. Coloque os salames numa assadeira e leve à geladeira até o dia seguinte para firmar.

Sirva gelado, em fatias.

30 comentários

  1. Talita diz:

    Oi, Paula! Achei a receita super diferente dos salames que já vi por aí… Mas deve ficar delicioso, ainda mais com biscoito caseiro.
    Fiquei lisonjeada com seu comentário no blog. Sabe que quando estava fazendo os ursinhos, comentei com meu esposo que morro de vontade de fazer o curso de biscoitos decorados com você? Quem sabe um dia consigo… Fico sonhando por enquanto.
    Parabéns pelo capricho de sempre.

    Beijos pra você e pra sua pequenininha – que já é uma mocinha, não?!. =)

  2. A primeira vez que vi uma receita de salame eu deveria ter uns 17 anos (não faz tannnnto tempo assim), mas na hora me deu vontade de fazer… Esse ficou com uma cara incrível, preciso fazer isso logo! Sou muito faminto, já to com água na boca só de imaginar esse doce aqui em casa!
    Beijos

  3. Barbara diz:

    Oi Paula!
    Só para agradecer mais uma vez o Show da aula de sábado!
    Eu e o Gabi faremos biscoitos no final de semana, e com certeza, com as sobrinhas de massa, faremos salame!

    Obrigada, e beijokas!

  4. Oi Paula! Sabe que eu comi esse salame de chocolate anos atrás, quando era criança, e nem lembrava mais… lendo seu post lembrei desse dia, que delícia! Deu muita vontade de fazer. Você sabe se ele congela bem? Pensei em já deixar pronto pro Natal.

    Beijoca!

  5. Anônimo diz:

    Ola, acrescento frutas secas, como, damasco e passas, e tamb’em cascas de laranja cozidas previamente em calda de acucar, e fica muito bom, acho que quebra um pouco o sabor forte de chocolate, enfim so uma ideia. Fiz o seu bolo de ma,c~a, ficou muito bom, acho que vou trocar uma xicara de acucar branco por mascavo da proxima vez.
    Abc, Leila

  6. Pingback: Receita de Sexta 15: Salame de chocolate | Magro de Ruim

  7. Pingback: Salame de chocolate | Blog de Casamento

  8. Pingback: InspireBlog – Lifestyle » Salame de chocolate

Deixe uma resposta

