Sobre vampiros e southern food – Pecan Pie

Outro dia fui fazer uma visita à minha amiga Lilian Trigo – sempre que a gente se encontra volto pra casa com uma sacolinha cheia de DVDs de séries e filmes que ela acha que vou gostar. Tem como não amar?

Então vocês podem culpar a Lilian pela minha ausência aqui no blog, tá? Ela me emprestou a primeira temporada da série True Blood, e eu simplesmente não consegui fazer outra coisa no meu tempo livre senão assistir a todos os episódios, de todas as quatro temporadas.

Atenção, o texto a seguir contém spoilers!

A história se passa numa micro cidadezinha no sul dos Estados Unidos, onde uma garçonete telepata se apaixona perdidamente por um vampiro de 175 anos. Os vampiros “saíram do caixão” e vivem normalmente na sociedade, já que não precisam mais se alimentar de sangue humano – os japoneses (quem mais?) inventaram um sangue sintético que é vendido em garrafinhas e aquecido em microondas.

Apesar do nonsense do storyline, a caracterização da vida cotidiana da cidade é muito realista, e vira e mexe as personagens estão comendo ou falando da deliciosa cozinha Cajun jambalayas, fritters, panquecas de milho fritas em gordura de bacon e tortas, muitas tortas. E lógico que a gordinha (eu), além de se deliciar com a história já fica com a barriga roncando e a cabeça cheia de idéias.

Exemplo: Num dos episódios, a avó de Sookie, a garçonete telepata, é brutalmente assassinada por um serial killer. Depois do enterro, a mocinha volta pra casa, abre a geladeira, e começa a comer uma torta de pecãs, bem devagar e com lágrimas escorrendo pelo rosto: era a última torta que a avó tinha feito pra ela, uma despedida mais definitiva que o próprio funeral.

Imediatamente fui procurar uma receita para reproduzir a torta da vó da Sookie – não sei se ficou igual, mas ficou deliciosa.

Pecan Pie – adaptada do livro Baking, from my Home to Yours

rende 1 torta de 20cm de diâmetro

Para a massa:

  • 100g de manteiga bem gelada, cortada em cubinhos
  • 1 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de água super gelada (ou um tiquinho a mais, se necessário)

Para o recheio:

  • 3/4 de xícara de glucose de milho (ou mel)
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de açúcar refinado
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 3 ovos
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 2 xícaras de nozes pecã

Faça a massa:

Primeiro de tudo, corte a manteiga e deixe no freezer enquanto prepara o restante dos ingredientes.

Coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Pulse para misturar. Coloque a manteiga, tampe e pulse em intervalos curtos, umas 4 vezes, até a mistura parecer uma farofa grossa, como farinha de milho (os pedaços de manteiga na farinha vão estar do tamanho de ervilhas, não tem problema se tiver alguns pedaços maiores e outros menores).

Deixe a água a postos. Com o processador funcionando na velocidade mais baixa, já adicionando a água pela abertura da tampa até a massa “juntar”, mas sem ficar grudenta nem úmida. Não processe por mais de 30 segundos.

Embrulhe em plástico, apertando para juntar as migalhas soltas e formando um disco, mas sem trabalhar a massa (não queremos derreter a manteiga que deu tanto trabalho para ficar em pedacinhos e vai deixar a massa bem crocante).

Guarde na geladeira por pelo menos 1 hora, ou até 2 dias. Depois desse descanso, abra a massa com um rolo até ficar com aprox. 0,5 cm de espessura. Forre um refretário para torta de 20 cm. Corte as beiradas da massa e arrume bem bonitinho (veja dicas aqui). Fure o fundo com um garfo e coloque no freezer enquanto preaquece o forno a 210 graus, uns 15 minutos.

Faça o recheio:

Numa tigela grande, misture a glucose, o sal e os açúcares. Junte a manteiga derretida e misture bem.

Junte os ovos, um a um, batendo com um fouet ou garfo até incorporar bem. Junte as pecãs e misture.

Coloque o refratário da torta sobre uma assadeira e despeje o recheio. Leve ao forno e asse por 15 minutos. Diminua o forno para 180 graus e asse por mais 25 a 30 minutos, até a massa dourar e o recheio inchar, dourar e não balançar mais.

Deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em temperatura ambiente.

12 comentários

  1. Luciana Betenson diz:

    A gente tinha que amiga mesmo, eu fiz um post muito parecido quando comecei a assistir True Blood rsrs… O meu inclusive se chama “True Blood e uma pecan pie” :)))

  2. Josielly diz:

    Que engraçado abri a paginá do site e fiquei olhando para essa torta tentando me lembrar onde já tinha visto uma assim, não consegui me lembrar e passando o olho pelo texto a palavra True Blood explodiu aos meus olhos kkkkkkkk, acho que todo fã da serie é assim, encontra a palavra em meio a zilhões de outras rsrs, quando a serie começou varias amigas minhas de comunidades me indicaram e eu estava tão viciada em Drop Dead Diva na época que comecei a assistir o primeiro episodio e não me interessei muito e não assisti mais, depois de ter assistido a todas as temporadas de todas as series que seguia voltei a assistir novamente e simplesmente viciei, não consegui parar de assistir, cada segundo do dia que tinha tempo até na hora do almoço, mal posso esperar pela 5°temporada. A torta ficou igualzinha, devoraria ela com a mesma gana que a sookie rsrs. Adoro todas as suas receitas, parabéns pelo seu talento. Feliz natal para toda sua familia.

  3. Regina diz:

    A sua torta ficou linda e deve certamente ter ficado muito gostosa. Eu tb curti essa cena da torta no seriado. Gostei de saber que além de cozinheira das boas é antenada tb com vampiros e coisas do genero. rsrsrs.

  4. Dayse Rodrigues diz:

    Nossa! Que engraçado! Achei teu blog procurando uma receita de waffle, (sim de waffle) haha sou bem amadora na cozinha, mas isso nao vem ao caso…
    Comecei a ver as receitas e vi a foto da torta e na hora lembrei da série, estou viciada na série, pois é, aí ficou mais engraçado ainda quando comecei a ler e tu falou da série, mas achei a torda da vó da Sookie meio estranha por dentro, parecia só um creme, mas mesmo assim fiquei com vontade de comer haha
    Parabéns pelo blog, ameii!

Deixe um comentário

