Minha lente quebrada e os World Peace Cookies

Desculpa aí gente – eu queria era estar postando lindas sugestões para o natal, com pinheirinhos, laços dourados e papais noéis, mas aconteceu uma coisa muito triste: a lente da minha câmera quebrou. Simplesmente se despedaçou ao meio.

E ninguém, ninguém mesmo, acredita em mim que o negócio quebrou sozinho. Talvez seja porque o cara da autorizada tenha reparado que tinha um pouco de farinha no corpo da câmera. E eu comentei que uso o equipamento para fotografar comida. Enfim, o pessoal da loja de fotografia me olhou muito estranho e tenho certeza que perdi o respeito deles para sempre.

(Posso imaginar a cara que fariam para a minha amiga Alessandra, que teve a surpresa de descobrir que uma família de MINIARANHAS  estava morando na sua câmera)

Anyway, as fotos desses biscoitinhos estavam guardadas para uma época menos festiva do ano, mas não vejo porque eles não possam fazer parte do cafezinho pós almoço de natal, ou até mesmo servir como um belo presente, embalados numa caixinha ou lata caprichada – são meus biscoitos de chocolate favoritos, afinal de contas. Se quiser dar uma incrementada ainda maior, banhe os cookies em chocolate que você vai ver o que é felicidade na vida.

Pode dar uma googlada no nome dos danados que vocês vão ver como são bem famosos, porque além do sabor intenso de chocolate e da textura amanteigada, eles levam um pouco de flor de sal na massa – parece esquisito, mas são de chorar de bons, especialmente se os ingredientes forem de ótima qualidade.

World Peace Cookies (do livro Baking, From my Home to Yours) – rende mais ou menos 36 cookies

  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de cacau em pó
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 140g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2/3 xícara bem apertados de açúcar mascavo claro
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de flor de sal (ou 1/4 de colher de chá de sal comum)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3/4 xícara de chocolate meio amargo em gotas ou em pedacinhos

Numa tigela, peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato juntos. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga por 2 minutos em velocidade média até que ela fique cremosa. Junte o açúcar mascavo e o açúcar, o sal e a baunilha e bata até ficar clarinho e fofo.

Junte a mistura de farinha de uma vez e misture em velocidade baixa, somente até não haver mais vestígios de farinha. Não bata demais pra não trabalhar a massa em excesso.

Junte os pedaços de chocolate e misture para distribuir na massa.

Numa superfície de trabalho, divida a massa em duas partes e forme um rolinho com cada uma (de mais ou menos 4cm de diâmetro). Embrulhe cada um em plástico filme como se fossem salames e  leve à geladeira por 3 horas (pode ficar 2 dias na geladeira ou congelar).

Forre duas assadeiras com papel manteiga e preaqueça o forno a 160ºC-170°C.
Com uma faquinha afiada, corte rodelas da massa de mais ou menos 1cm de espessura, bem gordinhas. Se eles despedaçarem, dê uma apertadinha na massa para juntar de novo.

Asse por 12 minutos – eles não irão parecer prontos, e se apertados com a ponta do dedo estarão ainda macios, mas é assim mesmo. Deixe esfriar por 5 minutos na assadeira e transfira para uma grade para esfriarem completamente.

28 comentários

  1. Daiane diz:

    Eu tenho uma teoria a respeito dessa coisa de lente quebrando do nada.

    Na verdade não é do nada. E fotografar comida é uma tarefa que exige muito do macro da câmera, né? E com foco manual, o “close” sai ainda com mais “força” pra lente.

    Então, não acho que tenha sido nada além de uso mesmo

  2. Hum, Paula, parecem apetitosos! Hoje mesmo tava procurando uma receita boa de biscoitos de chocolate para levar na confraternização do trabalho. Agora, parece que tudo que sai desse livro é bom, né? Acho que vou me dá-lo de presente de Natal!

    Beijoca!

  3. Aline Nóbrega diz:

    Rss.. miniaranhas estavão morando em um impressora velha daqui de casa. Levei ela pro escritório pra mandar consertar e vi uma aranha grotesca. Quando vo mecher na impressora encontrei suas filhinhas =D

  4. margareth diz:

    mesmo assim esta bom, pq me deu vontade de fazer rsrsr.
    ah! por falar em cameras, vc pode me da uma ajudinha
    to precisando de uma para tira fotos dos meus bolos
    mas n sei qual é a boa.
    boa tipo preço e a imagem.
    bjsssss.

  5. Cristiane diz:

    Paula preciso de uma dica sua (se possível, é claro!).
    Fiz a receita seguindo tudo à risca! Fiz os 2 rolinhos de massa e levei à geladeira por mais de 3 horas. Forrei a assadeira com papel manteiga e cortei os rolinhos de massa com pouco mais de 1 dedo de largura para formar os biscoitos… após assados fiquei triste pois os biscoitos espalharam e não ficaram altinhos como o seu. Como vc faz pra ficar altinho assim? Assa em forno alto? Assa em forno bem baixo? Assa em forma com molde? O que vc faz de especial?
    Apesar de mais finos os biscoitos ficaram uma delícia! Um abraço.

      • Amanda diz:

        Aproveitando a deixa da manteiga…rsrsrs
        É margarina sem sal, tipo aquela do tabletinho?
        Quero muito fazer sua receita no fds, mas como não sou muito íntima das práticas culinárias fiquei na dúvida.

      • Cristiane diz:

        Oooi! Obrigada pelo retorno! Eu usei manteiga sem sal. Vou tentar de novo então. Eles ficaram deliciosos… o único problema é que espalharam! Bjo

      • thecookieshop diz:

        Oi Cristiane, eu falei num outro comentario, mas vou te falar tambem: evite usar assadeiras de teflon, use de aluminio grossas, os biscoitos assam mais uniformes e espalham menos.

        bj!

  6. Nica diz:

    Adorei a cara dos biscoitinhos, como não tinha essência de baunilha, substiuí pela de amêndoas. Embora tenham ficado deliciosos, espalharam na forma e não ficaram altinhos como o seu. E eu usei manteiga mesmo (com sal)! Nada de margarina…Alguma ideia do por que? Abraço

    • thecookieshop diz:

      Oi Nica!
      Não tenho idéia do que pode ter acontecido, até fui checar a receita, mas está tudo certo. Vc usou papel manteiga? A massa estava geladinha? O forno estava preaquecido? Vc pesou os ingredientes direitinho?
      Amos tentar descobrir!
      Bj

      • Nica diz:

        Puxa, acho que fi tudo direitinho…Papel manteiga, massa geladinha, forno preaquecido, etc…Deixei uma parte da massa para assar amanhã, vou ver se tenho um resultado diferente. Depois te conto como ficou. E qualquer coisa faço a massa toda de novo, até acertar, rsrsrs! Bjos

      • Nica diz:

        Paula, hoje finalmente pus o que sobrou da massa no forno. E ficou bem melhor, esparramou bem pouquinho. Acho que da última vez talvez eu estivesse com o forno quente demais? Porque embora estivesse na temperatura mínima já tinha assado muitas outras coisas. Pode ser que tenha sido isso? Enfim, agora deu certo e todo mundo amou e esse biscoito é um perigoooo! Bjo

  7. Pingback: World Peace Cookies | Receitas da Formiguinha

Deixe um comentário

