Meio brega, meio chique – Rocambole Floresta Negra

Pra mim, a fruta que tem mais a cara das festas é e sempre será a cereja. Por muito tempo foi minha fruta favorita, pelo sabor e pela raridade, já que só apareciam por aqui uma vez por ano, e bem pouquinhas, porque eram e ainda são superfaturadíssimas.

Prefiro as frutinhas frescas, mas quando criança, achava as cerejas em calda ou ao maraschino a quintessência da ryqueza e poder no quesito adornos para sobremesas. E o auge da finesse, a mais pura elegância em forma de bolo, seria uma belíssimamente decorada torta Floresta Negra.

Como quase tudo e todos na vida, a Floresta Negra teve sua ascenção e declínio, caindo nas garras de confeiteiros inescrupulosos e passando a ser feito não com o mais puro creme de leite, raspas de chocolate do bom e cerejas verdadeiras mas com cremes suspeitos, mockolate e bolinhas de mamão coloridas. E assim assassinaram um clássico ~um minuto de silêncio~.

Com uma lata de cerejas em calda perambulando pelos meus armários, resolvi ressuscitar essa diva açucarada. Fez-se então um Floresta Negra em forma de rocambole, que achei mais prático e mais com cara de Natal, meio brega e meio chique, com um jeitão bûche de Noël.

Rocambole Floresta Negra (rende 8 a 10 porções)

Para o pão de ló

  • 8 ovos, claras e gemas separadas
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher de chá de fermento

Para o recheio

  • 250ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 xícara de cerejas em calda picadas (reserve a calda para molhar o pão de ló)

Para a cobertura

  • 180g de chocolate meio amargo picado
  • 2/3 xícara de creme de leite fresco
  • raspas de chocolate
  • cerejas inteiras

Primeiro, faça o pão de ló:

Preaqueça o forno a 180 graus, com a grade no centro do forno. Unte com manteiga uma assadeira de 30X40cm, forre com papel manteiga, unte novamente e polvilhe com farinha de trigo.

Peneire a farinha, o chocolate e o fermento. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, e depois o açúcar uma colher por vez. Você vai obter uma mistura bem fofa. Junte a mistura de farinha aos poucos e misturando devagar, envolvendo com uma espátula, cuidando para não desinflar a massa. Quando estiver homogêneo, passe a massa para a assadeira preparada e asse por mais ou menos 20 minutos, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme sobre um pano limpo polvilhado com bastante açúcar.

Enrole a massa ainda quente junto com o pano e reserve enrolado até esfriar completamente.

Enquanto isso, faça o recheio:

Bata o creme de leite até formar picos moles. Junte o açúcar e bata um pouco mais até dar ponto de chantilly.

Misture as cerejas picadas e reserve em geladeira até a massa esfriar.

Para a montagem:

Desenrole o pão de ló e mole levemente com a calda das cerejas. Espalhe o recheio e enrole pela parte mais larga. Corte as pontas e passe para o prato de servir.

Faça a cobertura:

Coloque o chocolate picado numa tigela resistente ao calor. Aqueça numa panelinha o creme de leite, até quase começar a ferver. Despeje sobre o chocolate picado e mexa com uma espátula até ficar uma calda homogênea. Despeje sobre o rocambole e decore com as raspas de chocolate e cerejas, ou a gosto.

Mantenha em geladeira até a hora de servir.

Anúncios

22 comentários

  1. Jéssyca diz:

    Muito boa essa receita, em especial o recheio, pois parece não ser do tipo enjoativo. Mas tenho uma dúvida em relação a massa, diminuir a quantidade de ovos prejudica, né? Pois aqui em casa usar muitos ovos nas receitas não é algo muito bem visto, então qual uma massa para substituir a do post, caso diminuir a quantidade não seja possível?
    Obrigada, e parabens pelo ótimo blog!!!

  2. clima65 diz:

    Quando uma receita é considerada brega por algumas pessoas, temos a tendência de nos desculparmos, porque apreciamos a mesma. No fundo, é bobagem, pois gosto não se discute.
    Se for bem feito, gostoso e apresentado com bom gosto, qual o problema, não é mesmo?
    Eu adoro cerejas frescas, mas aqui tb são super caras e se não forem orgânicas não dá para comer, pois o veneno dos pesticidas dá coceira na garganta da gente.
    O rocambole ficou tentador! Aproveite!
    Feliz Natal! 🙂

  3. Kristina diz:

    Me deu uma saudade tremenda deste bolo/rocambole agora que vc deixou com uma cara ainda mais bonita… Hoje mesmo comprei umas cerejas enormes frescas, por aqui nao sao muito caras e de boa qualidade, acho que vou encontrar um destino pra elas… Obrigada pelo carinho com que vc nos deleita com tuas delícias!! Feliz Natal e um Ano de muito sucesso!!! Bjs
    Ah, sabe como se chama o rocambole por aqui??? Brazo de Gitano, ou Braço de Cigano, dizem porque tem a forma de um braço… A verdade é que nunca pensamos assim do rocambole!!! rsrsrsr…

    • thecookieshop diz:

      Oi Marilia!
      Meu marido quem fez esses cigarettes pra mim, ele faz uma camada fininha de chocolate derretido e temperado no mármore e depois raspa com uma espátula – o chocolate vai saindo assim todo enroladinho!
      Mas não é muito fácil de fazer não, eu fui tentar e alguns ficaram bons, outros um desastre!

      bj

  4. Paula, para variar, dando show!
    Então vamos dizer que como quase tudo hj em dia,é um ROCAMBOLE GOURMET…..
    Aki td que é “cheque e famoso”….vira GOURMET…
    Brigadeiro gourmet, palha italiana gourmet, paçoca gourmet, maria mole gourmet……
    Só colocar uns adereços de grife, vira gourmet….
    Bjão
    Rosana M. Xavier

  5. Regina diz:

    Huuuummmmmmmmm…. Não sei pq achei essa cereja solitária com uma carinha malandrinha… rsrsrs. Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e prospérrimo Ano Novo. Obrigada por enriquecer minha vida com coisas boas.

  6. Anônimo diz:

    Além das maravilhosas receitas (principalmente essa, pois cereja e floresta negra são meus pecados capitais – mini cup cake de floreta negra do The Cake is on the Table, por ex), a introdução da Paula é sensacional! Mesmo quem não gosta dos ingredientes, fica com vontade de fazer! Paula, você é um arraso!

  7. Pingback: 13 coisas que vão fazer você concluir que a vida é uma grande mentira |

  8. Pingback: 13 coisas que vão fazer você concluir que a vida é uma grande mentira | Melhor do Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: