Livro: Um Domingo na Cozinha, de Lycia Katan e Daniel Kondo + pão de queijo de liquidificador

pão de queijo de liquidificadorFérias escolares são aquele período dureza do ano em que a gente tem que se virar pra entreter as crianças, principalmente se não rola de viajar. Numa tarde chuvosa acabamos entrando numa livraria de shopping, a filha escolheu um livro e sentamos para dar uma olhada.

Ilustrações lindas e história bacana: uma família bem ocupada e sem tempo para cozinhar compra um robô chamado S.A.N.D.R.O. (Super Auto New-Design Rare Overcooking machine), um robô mestre-cuca, e decidem testar o novo aparelho no dia das mães.

Só que os pratos preparados pelo S.A.N.D.R.O. saem lindos, porém sem sabor, incomíveis! Então a família decide ir junta pra cozinha e acabam produzindo receitas deliciosas e, de quebra, se divertem de montão.

um domingo na cozinhaLevamos o livro pra casa – todas as receitas que aparecem na história estão lá, bem explicadinhas no final de tudo. São todas bem fáceis e as crianças podem ajudar a fazer – a minha pequena achou o máximo e acabamos nós também passando um domingo gostoso na cozinha.

Uma delas é um pão de queijo de liquidificador que minha mãe também fazia quando eu era menina – a receita é bem parecida com a do nosso caderno, então acabei fazendo um mix das duas e ficaram uma delícia.

Livro Um Domingo na Cozinha, de Lycia Kattan e ilustrações de Daniel Kondo

Editora Companhia das Letrinhas

Preço: 39,50

Pão de Queijo de Liquidificador

  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo (canola ou girassol)
  • 1 xícara de parmesão ralado ou queijo meia cura cortado em pedacinhos (mais ou menos 150g)
  • sal a gosto (vai depender do queijo utilizado)
  • 2 xícaras de polvilho azedo

Unte com manteiga 40 forminhas de empada pequenas ou 25 das maiores (eu usei forminhas de mini cupcakes). Reserve.

Aqueça o forno a 200 graus.

No liquidificador bata os ovos, o leite, o óleo, o queijo e o sal. Junte o polvilho aos poucos e bata para misturar.

Encha as forminhas somente até a metade e leve ao forno por mais ou menos 25 minutos, ou ate crescer bem e dourar ligeiramente.

pão de queijo

10 comentários

  1. Ricota diz:

    Nossa, estava atrás dessa receita a um tempão… minha mãe fazia quando eu era pequena, e colocava eu e minha irmã para untar as forminhas (ela sempre foi adepta do trabalho infantil na cozinha… rs).
    Adorei!
    Beijocas

  2. Menina, que é isso? Larga esse bode bem longe! Deixa eu te falar: eu entro todo santo dia no seu blog pra ver se tem atualização. Eu mostro pra TODO mundo pq é simplesmente demais! A sua receita de bombinhas de chocolate me fez ser alçada ao posto de expert na cozinha! hahahah Ficou maravilhosoooo!!!!! Sucesso total. E suas receitas são tão lindas que me dão vontade de cozinhar imediatamente! Adoro os textos, leio tudo! Não pare não, querida! Vc é uma inspiração! Deixe os invejosos de lado!

    Beijão!

  3. Lucia diz:

    Pode paracer coisa de preguiçoso (e é, na verdade, rs) mas essa receita funciona na sanduicheira elétrica, máquina de waflle, máquina de cupcake, omelete, sei lá, hj em dia tem tanta máquina rs.
    E se fizer com queijo que você compra para ralar na hora não precisa nem untar.
    Mas eu prefiro com polvilho doce, acho que fica mais suave, destacando o queijo além de ficar menos indigesto. AMO! Pão de queijo! Mil receitas rs

  4. Olá!!!
    Sou portuguesa e não faço a mínima ideia do que é “polvilho”, mas como gosto imenso de pão de queijo, quero imenso aprender 🙂
    E já agora, não se deixe derrubar por gentinha!!!! (gentinha= toda e qualquer pessoa que não vale a pena!!!) e continue com o seu belo trabalho.
    beijokas

Deixe um comentário

