Arroz doce com leite condensado

arroz doce com leite condensado

Andei meio adoentada no último mês – passei por uma cirurgia para tirar umas pedras na vesícula, o que acabou trazendo uma série de restrições alimentares. A pior de todas: proibido chocolate.

TENSO.

Bateu até uma deprê. E não podia chocolate pra combater a tristeza.

Acabei entrando numa reflexão sobre comidas de guerrilha que trazem felicidade instantânea: frango assado da televisão de cachorro, farofa com banana, sopa de ervilha com bacon, pudim, bolinho de chuva. E … arroz doce!

Arroz doce eu podia comer: não era frito, não tinha chocolate e definitivamente fazia parte da minha listinha de comidas-conforto que abraçam por dentro.

Aproveitei uma receita que chegou no meu email enviada por uma marca de arroz – ficou do jeitinho que eu gosto, cremoso e molhadinho, para ser comido quente ou morno.

E vocês, qual a sua lista de comidas anti-tristeza? Contra prazamigas nos comentários!

Arroz Doce com Leite Condensado


(receita enviada pela assessoria do arroz Camil, minhas observações em negrito)
Rendimento: 6 porções

  • 1 xícara (chá) de arroz agulhinha
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 tira de casca de limão
  • canela em pó para polvilhar

Em uma panela, coloque o arroz , o pedaço de canela e a água e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até começar a secar o líquido.

Adicione o leite, o leite condensado e a casca de limão. Misture e cozinhe até ferver.

Reduza o fogo e cozinhe, mexendo algumas vezes, por 20 minutos (pra mim demorou um pouco mais) ou até ficar cremoso.

Coloque em um refratário (ou em potinhos individuais), espere esfriar e leve à geladeira (eu preferi servir morno).

Polvilhe a canela e sirva a seguir.

rice pudding

18 comentários

  1. Nely diz:

    que fofo esta expressão que você usou: “comidas-conforto que abraçam por dentro” ! É bem isso mesmo! A minha é bolo de cenoura, na verdade, bolos em geral… e estou imprimindo esta comida conforto em meu filhote, faço meia receita para variar e ele levar na escola e não comer industrializados. Quero que ele tenha memória de infância do cheirinho dos bolos saindo do forno. bjs

  2. Amanda Pires diz:

    Oi Paula!
    Vou fazer esta receita para o João Paulo, meu filhote que você conheceu quando fui fazer os cursos de biscoitos decorados. Tenho certeza de que ele irá adorar.
    beijo para você!

  3. Marina Ienaga diz:

    Arroz doce não desce!
    Dureza ficar sem chocolate! Tadinha…
    Pensei em strudel… Mas vai muita manteiga na massa…. Acho que é a gordura que vc não pode, né ?

  4. As minhas comidas-conforto são brigadeiro de colher, mingau, panqueca americana, crepe francês (para comer só com açúcar polvilhado), bolo e pão de queijo. Eu costumo fazer arroz doce cozinhando o arroz já direto no leite, vou testar essa receita. Grande beijo!

  5. Já tentei comer arroz doce algumas vezes, mas nunca desceu muito bem… rs Sobre comida conforto, a lista não é muito pequena, mas neste momento lembrei de uma sobremesa que AMO: banana caramelada (picadinha com calda de açúcar sabe?)
    E vc, se cuida, viu? Eu já retirei a vesícula e tive que fazer dieta zero gordura, mas antes da cirurgia.

    • thecookieshop diz:

      Oi Silvia, agora já to sem vesicula, o doutor liberou a dieta e até comi um pastel da festa junina da minha filha 😄😄😄 Também amo doce de banana, bj!

  6. Marianne diz:

    Amo cozinhar mas quando bate uma tristezinha gosto do simples, vou de chocolate quente, mas a sopa de galinha da minha vó não existe nada melhor (Comida de vó né?!).
    Ahh, o q vai ter p o aniversário da sua pequena? 😁😁
    Melhoras!!
    BJ grande.

  7. Que amor essa apresentação em chevron!❤
    Aqui em casa minha vó faz desse jeito, cozinha com água antes, mas eu sempre cozinhei direto no leite (por preguiça hehe). Você acha que dá muita diferença?
    Aliás, acompanho o blog há anos, mas acho que é a primeira vez que comento aqui. Amo suas receitas! Especialmente a de pão de mel! ;D

    • thecookieshop diz:

      Oi Tamires! Acho que nao da diferença, penso q pre-cozer o arroz seria mais por uma questão de economia mesmo, assim gasta menos leite. Obrigada por comentar!! bj

  8. Pingback: Arroz doce com leite condensado | Blá Blá Blá de Mulher

  9. Pingback: 14 receitas para transformar o arroz da sua geladeira em comida de restaurante - Receitas Brazil

Deixe uma resposta

