Bolo de limão mais fácil do mundo – sem batedeira

bolo limão quadrada

Esse bolo foi uma das primeiras receitas que postei aqui no blog. Resolvi repostar porque ele ficou tão perdido no passado que até eu tinha esquecido dele – o que é um pecado, porque é uma receita extremamente fácil e muito, muito saborosa. No post de seis anos atrás falei sobre a versatilidade dessa massa, e tem lá muitas variações possíveis pra quem quiser outros sabores.

*E ATENÇÃO* —-> Essa é pra você que só vem aqui pra olhar as fotos e mandar a receita pra sua mãe fazer: que tal dessa vez você colocar a mão na massa e fazer alguma coisa pra ela pra variar hein? *ESTAMOS DE OLHO 6_6 *

É um ótimo bolinho pra quem nunca fez nada na cozinha, já que não precisa nem de batedeira. Bom também pra fazer com as crianças.

E pras alunas do curso de biscoitos decorados do último sábado que provaram o bolo e pediram a receita, tá aí pra vocês queridas❤.

Bolo de Limão e Iogurte

adaptado do livro “Baking, from my home to yours” de Dorie Greenspan

  • 1 e 1/2 xícara  (195g) de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • pitada de sal
  • 1 xícara (200g) de açúcar
  • raspas da casca de 1 limão (pode ser tahiti ou siciliano)
  • 1pote de iogurte natural – 170g (com o desnatado o bolo fica mais molhadinho)
  • 3 ovos grandes
  • 1/2 xícara de óleo de canola ou girassol, ou pode medir também no potinho do iogurte, um pote não muito cheio.

Para a calda

  • 1  xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo inglês (20 X 10cm).

Peneire a farinha, o fermento e o sal numa vasilha menor e reserve.

Numa vasilha média, coloque o açúcar e raspe o limão sobre ele. Com as pontas dos dedos, esfregue as raspas no açúcar até ficar úmido, meio esverdeado e perfumado.

IMG_4961

Junte o iogurte e os ovos inteiros  e misture bem até  ficar bem uniforme. Junte a mistura de farinha e mexa, sem bater, até estar misturado. Mas não mexa demais, senão o bolo fica duro (não tem problema se ficarem umas pelotinhas na massa). Junte então o óleo e incorpore delicadamente com uma espátula grante. Coloque a massa na forma preparada, alise e asse por 50 minutos aproximadamente. Quando pronto, o bolo fica dourado e um palito deve sair seco quando espetado no centro da massa. Deixe esfriar sobre uma grade até amornar e desenforme.

Para a calda de limão:

Misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até ficar um mingauzinho. Aplique no bolo, deixando escorrer um pouco pelas laterais. A calda seca em uns 15 minutos e forma uma casquinha de açúcar.

bolo de limão

8 comentários

  1. Paula!!!
    Não acredito!…Você leu os meus pensamentos! =)
    Nesse fds busquei pela net receitas de bolo de limão (eu tenho uma, mas não queria repetir), achei algumas que não me apeteceram e o fds se foi e eu fiquei sem meu bolo.Com certeza irei testar o seu, pois além de super prático, está lindo e me fez salivar…
    Obrigada por compartilhar mais uma delícia!
    =*
    PS: provavelmente farei amanhã, mas eu volto para te contar. Bjim❤

  2. Paula, eu amei! O bolo ficou super fofinho! E fez o maior sucesso por aqui (levei de sobremesa no almoço de aniversário do meu sogro e todos elogiaram). Tanto gostei que cá estou de novo para repetir a dose. Fiz com o iogurte integral. Em breve usarei o desnatado para ele ficar ainda mais molhadinho. Muito, muito obrigada pela generosidade em dividir suas receitas. Sou sua fã! hehehe. . .
    beijocas!

  3. Ana Paula diz:

    Geeeeente! Essa foi a primeira receita que vi no site e tentei fazer. Ficou Mara! Fiz pro café da tarde e acabou. Sumiu. Foi o primeiro bolo na minha vida toda que cresceu, ficou fofinho e delicioso. Obrigada por compartilhar essa receita divina!❤

  4. Pingback: Bolo de limão mais fácil do mundo – sem batedeira | Blá Blá Blá de Mulher

Deixe uma resposta

