Biscoitinhos com recheio de morango e limão (pink-lemonade)

IMG_5639

Lá vou eu escrever de novo sobre etiqueta na internet, mas preciso desabafar.

Acho engraçado quando a gente posta uma foto no facebook ou instagram de alguma coisa que a gente fez e as pessoas comentam entre elas como se quem postou a foto não estivesse lendo. Tipo: “olha que legal prima, vamos fazer essa receita, a que horas você vai chegar na casa da vó no domingo?”, e a prima responde “acho que chego em cima da hora pra não ter que conversar muito com o chato do tio Fulano kkkkk”, e por aí vai.

Mas também tem coisas que não são tão engraçadas como por exemplo “aff, quanto açúcar, esse doce tem diabetes no recheio”, ou até quando a gente posta a foto de um bolo decorado e alguém marca outra boleira “Fulana, você consegue fazer igual bem baratinho?” ou até o famigerado “quanto?”.

Como quem está na chuva é pra se queimar molhar eu nem ligo – minha forma de administrar comentários em todas as redes sociais sempre foi apagar somente aqueles ofensivos e que trollam de propósito.

Mas essa semana que passou aconteceu o inverso comigo. Eu seguia a página de uma doceria em São Paulo no Instagram – os doces de dar água na boca, mas eles atendem somente eventos, então ficava só na vontade de experimentar. Até que postaram que iriam abrir uma loja de donuts – me empolguei e já marquei uma amiga minha que ama donuts. E o que aconteceu? Minha marcação foi apagada e fui banida da página. Minha amiga (que nem doceira é) fã de donuts também foi banida da página.

Mandei um email pra loja tentando esclarecer – não é só porque eu sou doceira que não sou consumidora de doces né? Muito pelo contrário aliás. Não tive nenhuma resposta, e continuo banida da página. Fiquei mega chateada porque sempre acreditei que me comporto muito bem na terra das internetes, mas me fez pensar também que administrar um espaço virtual (e um negócio na vida real)  não é pra qualquer um mesmo. E pode ter certeza que essa futura loja de donuts terá duas clientes a menos.

Agora que eu desabafei (obrigada gente), segue uma receita bem simples de biscoitinhos com recheio de morango – eu achei eles lindos demais, e já imaginei uma linda bandeja de pedestal numa festa de chá de bebê, na mesa de café de um casamento mais rústico ou até para receber visitas numa maternidade. O curioso é que a receita pede só 1 morango – isso mesmo, uma unidade de morango. E podem marcar seus amigos à vontade na foto tá?😉

Biscoitinhos pink-lemonade

Adaptados da revista “Martha Stewart” de junho/2015

Rendimento: mais ou menos 25 unidades

Para a massa

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • raspas da casca de 1 limão siciliano
  • 2 colheres sopa de suco de limão

Para o recheio

  • 1 morango bem madurinho
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Numa tigela, misture juntos a farinha, a metade do açúcar de confeiteiro, o sal e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga com o restante do açúcar, as raspas e o suco de limão até ficar claro e fofinho. Junte a mistura de farinha e bata em velocidade minima somente para misturar.

Faça bolinhas de 4cm de diâmetro e coloque nas assadeiras preparas, com uma distância de dois dedos entre elas. Congele por 10 minutos enquanto preaquece o forno a 170 graus.

Asse na grade do meio do forno por 10 minutos. Tire a assadeira do forno e faça um buraquinho no meio de cada bolinha com o cabo de uma colher de pau e continue a assar por mais 10 a 15 minutos – até ficarem douradinhas embaixo. Deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro antes de rechear.

Faça o recheio: numa tigela pequena, amasse o morango com um garfo até triturar bem. Junte o açúcar e o suco de limão, aos poucos, até ficar um creminho grosso. Com uma colherinha de café coloque o recheio em cada buraquinho dos biscoitos e deixe endurecer (demora uns 10 minutinhos). Os biscoitinhos podem ser guardados em pote com tampa por até uma semana.

pink lemonade cookies

19 comentários

  1. Olga Foggiatto diz:

    Deus do céu, deve ser uma delícia! Sei que você não pode postar aqui, mas pode me contar no email qual é essa loja de donuts? Aí te aviso quando abrir e até vou junto (folgada, eu sei… hehe). Beijos e parabéns pelo blog!

  2. Anônimo diz:

    Bom dia!!
    Paula, você se comporta tão bem que até o fato de se recusar a divulgar o nome da loja, o que seria uma propaganda negativa, foi feito com elegância e bom humor. A loja perde duas clientes (como poderá perder mais), mas pense que, se te baniu, foi preocupação porque conhece o seu trabalho e a sua capacidade de fazer coisas lindas e deliciosas e, mais que isso, se divertindo e nos alegrando também!!🙂
    O pior é não entender que esse tipo de postura não garante o sucesso de ninguém!!
    E o melhor é que, de quebra, nós continuamos ganhando com suas boas histórias e suas guloseimas ma-ra-vi-lho-sas!! Yuhuuuu
    Grande beijo!!

    Maria

  3. Maria Fernanda Rizzo diz:

    Vc tem alguma sugestão de como substituir a manteiga em receitas de biscoitos? Meu filho é alérgico à leite e não consumimos nenhum derivado aqui em casa… 😔 sou louca para fazer suas receitas mas fico nessa da substituição…
    Obrigada!!!! 😘

  4. Laila Costa diz:

    Nossa, Paula! Que chato… também faço meus doces e sou consumidora assídua de outros lugares… me imaginei no seu lugar e fiquei impressionada como as pessoas podem ser sem noção mesmo, né?! Pois pra mim isso beira a falta de noção😉 mas, como vc bem disse, nem todo mundo pode administrar um negócio real e suas vertentes virtuais! Cada dia mais sua fã!🙂 bjos

  5. Florinda diz:

    Gosto muito das suas receitas e esta, por exemplo, vou preparar com minha neta Mariana, que tem 9 anos e se deleita fazendo experiências na cozinha. Pelo visual, será sucesso garantido, com certeza. Obrigada por compartilhar conosco!!!

  6. ameliavaidade diz:

    Fiquei bem impressionada com o recheio levar apenas 1 morango e ter essa cor viva! Vou preparar com as crianças nessas férias, elas vão adorar!

    Fiquei chocada com a atitude de tal empresa em bloquear um usuário por um comentário absolutamente normal. O que mais vejo nas minhas postagens são essas conversas que não me incluem, e isso faz parte da vida de quem tem conteúdo público. Fico abismada com a intenção da pessoa em ter uma empresa que vende comida e não querer que os colegas/concorrentes também sejam clientes e fãs. Total desconhecimento de mercado.

    Abraço,
    Daniela

  7. Desirée Troyack diz:

    Ficaram lindos e são bem simples de fazer! É um segundo talento conseguir fazer a comida ficar bem na foto (eu particularmente não sou boa nisso, mesmo q fiquem bonitos pessoalmente)

  8. thegetawayworld diz:

    Posso usar um morango congelado, porém descongelado e drenado? Caso sim, daria para fazer com uma variedade de frutas vermelhas que são mais baratas congeladas!
    Grande abraço🙂

  9. Rafael Dourado diz:

    Posso usar um morango congelado, porém descongelado e drenado? Caso sim, daria para fazer com uma variedade de frutas vermelhas que são mais baratas congeladas!
    Grande abraço🙂

  10. camila diz:

    adoro seu blog!!!! e acho que vc devia postar uma receita bem lindona de donuts. (brincadeira com fundo de verdade). amei essa receita! parabéns de uma fã confeiteira!🙂

  11. lucianenz diz:

    Uma vez comecei a seguir uma moça no instagram, dias depois achei estranho não ver postagens, fui checar no perfil.
    Ela havia me bloqueado. Assim, gratuitamente.
    é molhe?

  12. Fernanda Freire diz:

    Dei uma engordadinha na receita e substitui o recheio por brigadeiro de cravo e canela. Juro, Paula! Apenas obrigada por compartilhar essa receita! O biscoito é 10!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: