Bastidores de um Bolo – post fotográfico sobre um hamburguer gigante


Estava eu há alguns dias me preparando para um final de semana como outro qualquer, quando minha amigona Paula Simões, da The Cake is on the Table me liga com uma emergência bolística: “Amiga, tenho uma encomenda de um bolo em forma de hamburguer gigante para uma rede de lanchonetes, topa me ajudar?”

É assim mesmo – as boleiras são tipos uma liga da justiça, só que ao invés da gente se juntar para combater o crime, a gente se junta para inventar moda e combater os bolos de padaria/supermercado.

Desafio aceito, nos reunimos para pensar em como montar o tal bolo, que teria de ser bem grande (para 100 convidados), com pelo menos uns 35cm de diâmetro. Decidimos fazer como se fosse um bolo de andares, cada parte do sanduíche sendo uma peça independente, com estruturas de madeira sustentando o andar de cima.

Amiguinhos, fica o alerta: esse post não tem a intenção de ensinar ninguém a fazer esse tipo de bolo, estou postando somente como curiosidade, já que gostamos muito do resultado e por acaso fizemos umas fotos de making of.
Quem estiver interessado em começar a fazer bolos artísticos e esculpidos, existem muitos cursos bacanas no mercado que ensinam o passo a passo completo de como fazer um bolo mais complexo de maneira segura, ok? Não é em um post que dá pra ensinar tudo.

Dito isso, fiquem com as imagens: na tela, Datena!

O primeiro passo é assar e rechear os bolo. Em seguida, fomos esculpindo no olhômetro mesmo, tendo como referência as proporções de um sanduíche de verdade. Tivemos que comer uns três x-salada cada uma até pegar o jeito (brincadeirinha).

A próxima etapa foi cobrir os bolos com ganache, deixando bem lisinho para receber a pasta americana.

O pão de cima já com o ganache e a carne esperando a sua vez.

O pão de baixo era de isopor coberto com pasta americana, para dar uma boa sustentação aos bolos de cima. Essa é a amiga Paula Simões, toda pimpona.

Cobrimos primeiro a “carne”, com pasta americana marronzinha. Como ela ficou muito lisa, demos um beliscões e apertões para ficar com a superfície mais irregular, mais parecida com um hamburger.

Fizemos também umas marcas paralelas, para ficar parecido com marquinha de grelha. Para dar um maior realismo, pintamos a carne com corante comestível marrom, com a ajuda de uma bombinha de pintura.

Alá que beleza a carninha já em cima do pão.

Para não ficar pouco espaço para os outros ingredientes do sanduíche (alface, tomate, cebola, etc), decidimos colocar um suporte de isopor encapado com plástico filme entre os andares, e fomos colocando as peças ao redor.

Essa foto ficou meio escura porque já estava de noite – o pão de cima também foi pintado com corante para ficar mais douradinho. As sementes de gergelim foram modeladas à mão e aplicadas uma a uma. Da primeira foto até o último gergelim foram 8 horas de trabalho. Toma essa, Cake Boss!

* Agradecimento especial: Sandra Dias, obrigada pelas assadeiras! :-***

56 comentários

  1. Anônimo diz:

    MEU DEUS, NÃO SEI SE PASMO, OU SE BABO, ADIMIRADA DE MARCA MAIOR, VENHO TE PARABENIZAR PELA SUA ARTE, TEU TALENTO, ESTÁ TUDO IMPECÁVEL E MARAVILHOSO, AMO A ARTE, E MINHA IRMÃ ME APRESENTOU SEU BLOG, SUGERINDO A IDÉIA DO BOLO DE KIT KAT NO DIA DOS PAIS, EU REALMENTE AMEI. ESTA LINDO.
    BJS NO CORAÇÃO!!

  2. Luciano Lambert diz:

    não gostei… hoje é meu aniversário e vcs ficam mostrando esse bolo… tem mais é que mandar pra mim…. oba…. kkkkkkkkkkkk

    parabens… ficou muito legal

  3. Karla diz:

    Eu achei maravilhoso. Foi um trabalho de equipe competente! Parabéns.
    Mas tenho uma dúvida, como se corta esse bolo, já que está com isopor? Não entendo ( deu pra perceber) de bolos artisticos porque aqui na minha cidade isso não é muito utilizado.
    Abs

  4. Nara Serafim diz:

    Nossa! Conheço o blog hoje e já me deparo com esta maravilha! Meninas voces arrasaram! Verdadeiro espetáculo! Vou fazer aniver no mes que vem e também queria um rsrsrs
    Parabéns, lindo!
    beijo

    Nara

  5. Pingback: Bolo Hambuguer Gigante Incrível | PratoFundo

  6. deisy andrade diz:

    Amei a ideia, parabéns. bom aqui não tenho nenhuma amiga para me ajudar.kkkkkk Bom tenho de faze um bolo para um vendedor de churrasquinho, a esposa dele me enviou o modelo , só que não sei como fazer as carne tipo carne de hamburguer que tem no modelo, pode me dar uma ideia. ficarei bastante grata. beijos.

  7. Renata diz:

    Paula, estava eu googlando pra descobrir como fazer um passarinho e um ninho pro meu naked cake de 3 andares (aquele dos pesadelos) e aparece esse post no meu caminho… Sou muito sua fã! Fiquei impressionada com o ” raciocinio clinico” de vocês! Acho que eu vou precisar fazer muitos cursos com vc ainda…
    bjossss

  8. Pingback: Curso Novo – Drip Cake! | The Cookie Shop

Deixe um comentário