Brigadeirão da Palmirinha

Já contei mil vezes pra vocês que antes de ser doceira trabalhava na TV como produtora né?

Devo ter umas 4 mil histórias pra contar dessa época ~mágica~ da minha vida, desde ter andado de limousine em Hollywood até ter procurado um sambista bêbado perdido na Av Paulista que ia entrar no ar ao vivo e sumiu (não me peçam nomes que eu não falo nem sob tortura).

Mas de todas as minhas experiências, uma das mais legais pra mim é ter trabalhado com a Palmirinha Onofre. Na verdade nem era minha obrigação, eu produzia um outro segmento na emissora, mas havia uma coincidência de horários e eu ficava meio de bobeira logo na hora em que ela estava fazendo a preparação da receita do dia. Enquanto a gente papeava eu ia ajudando a picar um chocolate, lavar um prato, provava um bolinho de chuva, e assim meu dia mega estressante tinha um momento de paz e felicidade.

Daquela época eu guardei algumas receitas que tive o prazer de provar pessoalmente, e esse brigadeirão é uma delas – fora de brinca, nunca provei um igual. Fica super cremoso, sem nenhum furinho e com um gostinho de chocolate quente que a vó fazia.

brigadeirão da palmirinha

Brigadeirão da Palmirinha

rendimento: 1 pudim de 20cm de diâmetro

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara (250ml) de leite integral
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 gemas
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó (50% de cacau)
  • chocolate granulado para a cobertura

Unte uma forma de pudim de 20cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com açúcar. Reserve.

Preaqueça o forno a 190 graus. Prepare um banho-maria: coloque uma assadeira na grade mais baixa do forno e encha até a metade com água bem quente.

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos o granulado (coloque primeiro os liquidos no copo do liquidificador). Bata até ficar bem homogêneo e passe a mistura para a forma preparada. Cubra com papel alumínio e coloque dentro da forma do banho-maria.

Asse por aproximadamente 01h30, observando se a água não começa a secar – se secar vá completando, senão o pudim talha e perde a cremosidade.

Dá pra ver se está pronto se o pudim estiver firme, mas ainda meio balançando no centro – pode testar com o dedo mesmo.

Deixe amornar e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou de um dia para o outro.

Para desenformar passe uma faquinha pelas laterais da forma deixando entrar um pouquinho de ar. Se estiver muito colado, coloque por alguns segundos sobre a chama do fogão e tente novamente.

Vire sobre um prato e decore com o granulado. Sirva gelado.

fatia de brigadeirão

51 comentários

  1. Dilci Monteiro diz:

    Oi Paula, pela textura do brigadeirão na foto, está muito parecido com um que tem no Restaurante Papaya Verde aqui em Recife, uma delícia.
    Vou fazer a receita para provar 😉
    Parabéns pelo lindo trabalho que faz. Beijos.

      • thecookieshop diz:

        Meninas, depois de tanto tempo percebi que a receita original leva duas latas de leite condensado e não uma só como está no texto. Fico aliviada de saber que o pudim ficou gostoso mesmo assim, mas para ficar mais alto como na foto precisa das duas latas mesmo tá? Mil desculpas, vou corrigir a lista de ingredientes.

      • Vanessa diz:

        Eu fiz com 4 ovos e 1 colher e meia de manteiga, ficou incrível, ah…. e usei 4 colheres de sopa de chocolate em pó!

  2. Pingback: Brigadeirão da Palmirinha | ori3

  3. Pingback: Cupcakeando » Arquivos » O que eu vi por aí – Links legais

  4. Talita diz:

    Olá
    Posso tentar fazer na forma de silicone?! Já Fiz uma vez outra receita de Brigadeirão e deu certo, acho que não tem problema não né?! 😬… Estou com um pouco de medo de perder a receita 😅… Vou tentar amanhã pro Natal 🎅🏻! Ajuda?! Please! Bjos e obrigada 🙏🏻

  5. Gre diz:

    Hum.. estão usando sua foto, recortaram o nome The Cookie Shop.. sabia que tinha visto esta foto em algum lugar.rs Perfil no instagram @nutrindoreceitas e fizeram uma versão low carb, nome da receita ‘BRIGADEIRÃO LOW CARB’.

  6. Vanessa diz:

    Eu estava morrendo de vontade e foz em casa…. não estava a fim de usar 6 gemas, então usei 4 ovos inteiros e 1 colher e meia de manteiga! Deu super certo, o meu tb ficou lindo! Pena que não da pra postar foto!

  7. Luci Monteiro diz:

    Eu fiz essa receita mas coloquei na panela de pressão. Depois que começa a “chiar”, vc abaixa o fogo e deixa por 15 min. Apaga o fogo, espera sair a pressão e retira a forma. Deixa amornar, coloca na geladeira por 6 horas e retira da forma. Pode fazer! O meu deu certo e vc ainda economiza o gás.

  8. Camila diz:

    Brigadeirão é o meu doce de infância, como não sou chegada a bolo minha mãe fazia de aniversário e para o Natal e Ano Novo. Depois que ela faleceu percebi que de certa forma nunca mais iria comer um como o dela até achar essa receita, fiz e ficou exatamente como o dela ( sem furinho e super cremoso) ❤️

Deixe um comentário