Torta de Maçã da Vó Holandesa (que eu nunca tive)

Quem me segue no Instagram deve ter visto: eu sai de férias e voltei à Europa – fui lá rever Paris e Amsterdã, depois de 23 anos (!).

Da minha viagem de xóvem (que foi também a primeira viagem internacional e o meu primeiro avião) me lembro da sensação de aventura e do impacto da beleza desses lugares, dos perrengues, dos trens e de como o mundo era diferente: foi tudo sem google maps, sem celular e com máquina fotográfica de filme, depois a gente revelava tudo e obrigava os parentes a ver toooodas as fotos de uma vez.

Eu sou a de blusa branca, com 21 anos, e essa é minha amiga Pat.

Dessa vez teve também perrengues, mas né, a internet salva e fica tudo certo, bem rapidinho. E teve também muito mais comidas gostosas, porque agora a gente cresceu e uma das poucas alegrias da vida adulta é comprar a comida que a gente quiser.

Uma dessas comidas gostosas foi uma torta de maçã, meio torta meio bolo, que me mandaram comer no Café Winkel 43, em Amsterdã. Não sei porque essa torta é tão famosa, apesar de muito boa, porque é uma receita bem tradicional de lá e pode ser encontrada em vários cafés.

Ela me pareceu tão simples que assim que cheguei já fui tentar reproduzir, e ficou bem parecida! A massa amanteigada, macia, o recheio azedinho de maçã com canela e um toque de limão conquistam o coração na primeira garfada – no café eles servem com chantilly ou sorvete e eu aconselho a fazer o mesmo em casa, apesar da torta ser uma delícia mesmo sem esses adendos.

A massa fica meio molenga mesmo, mas não precisa ter medo porque ela se auto conserta no forno e no fim funciona tá?

Torta da Vó Holandesa – inspirada na receita de Dorie Greenspan da torta bolo da avó russa

Rende 1 torta pequena

  • 113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 125g de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento
  • Pitada de sal
  • Suco de meio limão siciliano
  • 230g de farinha de trigo

Recheio

  • 3 a 4 maçãs sem casca, miolo e cortadas em fatias ou cubos grandes (gala ou granny smith)
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Suco de meio limão siciliano

Unte com manteiga uma forma de bolo alta de 15cm de fundo removível ou uma forma de torta de laterais mais baixas de 20cm.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Junte o ovo e a baunilha e bata até incorporar, mais uns 2 minutos. Junte o suco de limão e bata em velocidade baixa, na sequência o fermento e misture para incorporar. Junte a farinha de trigo aos poucos e bata na velocidade baixa até ficar uma massa mole porém que forma uma bola. Divida em duas partes, forme em discos, embale em plástico e deixe gelar por 1 hora.

Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 190 graus.

Misture bem os ingredientes do recheio de maçãs numa tigela.

Abra uma das metades da massa não muito fina com um rolo sobre uma superficia enfarinhada e forre a forma. Abra a outra metade da massa e cubra as maçãs, apertando as beiradas pra colar o fundo e tampa da torta. Se rasgar não tem problema, vá emendando tudo que dá certo. Pincele com um pouco de água e polvilhe açúcar por cima. Asse por mais ou menos 50 minutos, até a massa estar bem douradinha. Deixe a torta descansar por pelo menos 4 horas antes de servir.

6 comentários

  1. Anônimo diz:

    Que super legal! A torta parece mesmo muito boa! Mas a história que envolve, muito mais. Que prazer. Desejo outras alegrias e lembranças doces. Um abraço e adoro tudo que faz.

  2. Edna Maria. Silva diz:

    Amo culinária seja ela qual for sua origem vou para a o fogão Seja a gás elétrico ou de lenha e lá vão surgindo em minha cabeça as ideias amo ver uma receita e correr para reproduzir e graças a Deus sempre dá certo. Amei sua estória e com certeza vou fazer a torta e vou comentar! 👏👏👏😍❤💐🌻

Deixe um comentário