Presentes da Cozinha – Caramelos de Baunilha com flor de sal

Passo aqui hoje correndo, muito rápido mesmo, só pra dar a receita desses caramelos antes da minha conexão cair outra vez – coisas de internet…

Então aqui desse computador alheio, fica a dica: essas balinhas são MARAVILHOSAMENTE BOAS, tipo a versão ultra mega power melhorada das balas de leite ou tofee que a gente compra industrializadas.

Eu usei ingredientes especialíssimos: favas de baunilha de verdade compradas pela amiga Monise, manteiga bem fresquinha e flor de sal roubada do marido, mas eu desconfio que elas fiquem boas de todo jeito, com ou sem frescura. São bem fáceis de fazer, o único porém é que é necessário um termômetro culinário, ou termômetro para caldas para desligar o fogo na temperatura certa – você encontra fácil em boas casas de artigos para confeitaria.

Eu achei que as balinhas, além de gostosas, ficaram tão lindinhas que, numa embalagem fofa, fariam a alegria de muita mamãe por aí (olha  o dia das Mães chegando, gente).

Caramelos de Baunilha com Flor de Sal (do site do chef David Lebovitz)

  • 180ml de creme de leite fresco/natas
  • 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)
  • 1/2 colher de chá de flor de sal (ou uma pitada gordinha de sal de mesa) e mais um pouquinho para polvilhar
  • 1/2 xícara de glucose de milho (karo)
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 colheres de sopa (60 g), de manteiga (pode ser com sal ou sem, vai do gosto do freguês), em temperatura ambiente

Forre uma forma para bolo inglês com papel alumínio e unte muito bem com manteiga.

Abra a fava da baunilha ao meio, no sentido do comprimento, com uma faquinha bem afiada. Raspe bem as sementinhas e misture ao creme de leite, metade da manteiga e a flor de sal, numa panelinha pequena. Coloque a fava também no creme e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo, retire a fava (pode secar bem a bichinha e colocar dentro do seu pote de açúcar) e reserve.

Numa outra panela, misture o açúcar e a glucose. Leve ao fogo alto, sem mexer, até caramelizar (vai atingir 150°C no termômetro) – se você reparar que em algum ponto da panela a mistura está queimando, ou cozinhando mais depressa, pode dar umas voltinhas com a panela para misturar de leve.

Afaste do fogo e, com cuidado, junte a mistura de creme de leite morna. Misture bem para homogeneizar, e leve novamente ao fogo, mexendo de vez em quando, até o termômetro atingir 127°C. Retire imediatamente do fogo e adicione o restante da manteiga, misturando para ficar homogêneo.

Passe a mistura para a  forma preparada. Deixe esfriar por 10 minutos e polvilhe com mais um pouquinho da flor de sal. Deixe esfriar completamente.

Retire a barra de caramelo da forma e “descasque” o papel alumínio. Com uma faca afiada e levemente untada com óleo, corte em pedaços e embrulhe em papel celofane. Pode ser guardado em recipiente tampado por até 1 mês.

28 comentários

  1. Adri diz:

    Paula, dá uma dica aí pra qm não tem o termômetro! Não tem como saber se já atingiu essa temperatura no olhômetro mesmo não?

    Adorei o “vai de gosto do freguês”! Super #Palmirinhafeelings! hahahahaha

    • thecookieshop diz:

      Olha, não tem mesmo muito como fazer no olhômetro, fazer bala é uma atividade em que o chefe é o termômetro. A calda quente tem uma cara muito diferente da que vai ficar depois, é muito enganativa. Compra o temômetro, é baratinho!

  2. rach diz:

    Paula, essas balas devem ter ficado ótimas mesmo! Há muito tempo, eu e minhas amiguinhas da escola juntávamos troco do lanche p/ comprar as balas de leite c/ aquela embalagem transparente c/ detalhes azuis.
    Enfim…achei lindíssimo o bolo backyard (é tão estranho escrever backyard e não backayardigans,rs). Adorei o dog, o gatinho, as roupinhas no varal……

    Parabéns!

    bj

  3. Monise diz:

    Que tuuuudo que as baunilhas tiveram um destino digno! =D
    Vou tentar fazer sem as flores de sal.
    Você acha que rola?
    Beijos, querida!

    PS: hoje fiquei o dia TODO com vontade do cupcake de doce de leite que comi na Paty… =9

    • thecookieshop diz:

      Mo, pode fazer com sal normal, uma pitadinha, ou sem sal nenhum.
      Vai ter cupcake de doce de leite sábado, num bazar em Campinas, se vc quiser rodar uns quilômetros pra comer doce, hahaha.
      bj

  4. Paula, na hora em que vi tuas balinhas pensei naquela música, “roda o baleiro, atenção, quando o baleiro parar, põe a mão…” – lembra?
    Eu já gostava daquelas balas – que hoje não têm mais o mesmo sabor e muito menos a mesma textura – com os teus caramelos, então, eu me esbaldaria. 🙂

    Querida, esse celofane é aquele vendido em rolos?

    Beijos e obrigada!

  5. Carolline Lins de Vasconcelos diz:

    Oi! então Ana eu vou fazer uma massa comun de bolo, e vou confeitar alguns com glaçúcar( uma mistura de manteiga, baunilha, açúcar confeiteiro e leite condensado) e alguns com Butter Cream. Estou querendo levar para o aniversário de um amigo, pretendo faze-los, com um dia de antecedência mas, o meu medo é que na geladeira eles fiquem secos… mas eu vou então coloca-los em uma tupper com papel alumínio e fechar com atampa será que vão ficar secos? posso molhar com licor e leite de coco? como seria esse caldinho de açúcar?
    Obrigada!

    • thecookieshop diz:

      Se você tampar o recipiente não tem nenhum perigo de ficar seco. A calda que eu uso é a seguinte: 1 xícara de açúcar, 1 xícara de água – levar ao fogo até dissolver totalmente o açúcar. Deixe esfriar para usar. Se quiser misturar um pouquinho de licor (uma ou duas colheres de sopa) nessa calda, fica gostoso também.

  6. Hummm, a Flagrante Delicia postou um caramelo de dar água na boca, parecido com o seu. Acho que a tendência é cada vez mais consumirmos coisas caseiras, menos industrializadas…pelo visto não são tão dificeis de fazer. Qualquer hora, arrisco e te conto!
    bjs

  7. Stella diz:

    Oi Paula, amei esses caramelos e vou tentar fazer. Como não sou nada boa nos doces comprei tudinho, inclusive o termoetro pra não haver dúvidas. A minha dúvida é, para eu saber se deu certo, esses caramelos são tipo “puxa” , daqueles que “colam” no dente ou são mais molinhos? Se forem de colar e eu quiser fazer mais molinho, qual é a sua dica?
    Obrigada e beijinhos
    Stella

    • thecookieshop diz:

      Oi, Stella

      Eles ficam macios, não são de grudar no dente não, mas é preciso respeitar as temperaturas da receita – se esquentar demais no final, pode ficar puxa-puxa.
      Boa sorte, depois me conta o que achou, tá?

      bj

      • Stella diz:

        Oi Paula,
        Vamos lá … não precisa publicar mas por favor não deixe de responder! Achei que a balinha ficou mole demais e com certeza muito muito mais opaca e na cor caramelo . O que me parece é que a sua tem um translucido qq e pela foto a sua é bem mais durinha e marrom.
        Vou tentar explicar como ficou a minha :
        1- eu poderia fazer uma bolinha como um brigadeiro
        2- ela cortava mas logo perdia a forma
        3- a minha tem uma cor bem similar à da bala da marca butter toffe leite, será que vc conhece?
        (http://www.arcor.com.br/guloseimas/balas/butter-toffees/leite)
        4- ela “amassa ” com facilidade se eu tocar
        5- se eu cortar um quadrado e pegar num lado ela ” escorre”
        Aonde eu errei? Obrigada,
        Beijinhos
        Stella

      • thecookieshop diz:

        Oi, Stella!
        Provavelmente foi o ponto, precisava ter cozinhado um pouquinho mais no final – pode ser por causa do creme leite que foi usado, ou porque o dia estava muito quente. Em relação à cor, fica assim mesmo como vc me descreveu.
        Fazer bala requer mesmo um pouco de prática, mas vc está no caminho, espero que tente de novo! E esse caramelo que não deu certo, vc pode aquecer com mais creme de leite ou água quente (só um pouquinho) e vira uma calda para sorvete deliciosa, que pode ser guardada em pote com tampa na geladeira.

        bj

  8. Stella diz:

    Oi Paula, eu não desisto fácil não. Até porque segui tudo a risca então foi um olhar errado pro termometro que não marca os tal 7º ou alguma bobagem assim porque o sabor estava DIVINO!!!!! E juntar o sabor com a aparencia e´o que vale na minha cozinha …. agora, com a sua ajuda.
    Sobre os ingredientes, usei açucar União, manteiga Aviação ( até rimou), creme de leite Ecila, Karo e a fava e a flor de sal eu trouxe de viagem. Bom, já estou com tudo pronto para tentar.
    Li em um dos comentarios sobre o caramelo da Flagrante Delicia, e curiosa fui lá ver. Além das 50g de nata , que eu não tenho idéia de quanto seria em ml de creme de leite, logo não sei se equivale aos 180 que vc manda usar, ela usa o muito mais açúcar e Karo e muito menos manteiga e nem usa baunilha. Você que tem experiencia com doces, sabe qual a diferença, ou a provável diferença que dá no resultado final?
    beijinhos e obrigada
    Stella

    • thecookieshop diz:

      Stella, esse caramelo da Leonor deve ficar mais durinho, pelos ingredientes q vc me descreveu. Já fiz sem a baunilha e fica muito bom também, fica sem aquele aroma especial, mas fica gostoso.
      Me parece que talvez seja mesmo um problema do termômetro – eu tento não encostar o meu no fundo da panela, será que foi isso? Se não foi, às vezes é o termômetro mesmo, que está calibrado diferente. Nesse caso, deixe cozinhar por uns dois minutinhos (ou 2 graus) a mais do que vc cozinhou dessa última vez, que deve dar certo.
      Que bom que vc não desistiu, tenho certeza que dessa vez vai dar certo! E depois vota pra me contar, tá?

      bj

  9. Stella diz:

    QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!!!
    Deu tudo certíssimo. Muito obrigada pelas dicas e orientações.
    Ficou DIVINO!!!! MIL MIL MIL MIL!!!!!
    Beijinhos muito carinhosos pra vc
    Stella

  10. Pingback: Uma lembrancinha original, deliciosa e francesa de tão chi-que! | Minha Mãe que Disse!

Deixe um comentário