Da paçoca rolha como ingrediente gourmet – Bolinhos de paçoca, cardamomo e café (ou cupcakes, se preferir)

Olha, eu acho esse conceito de gourmet uma coisa muito engraçada. Essa palavra tem uma aura de glamour que sempre me remeteu a jantares cheios de talheres e cristais, com lagosta, caviar, vinhos caros e foie gras. Só que hoje em dia, a gourmezada está se apropriando da comida do povão e as comidinhas do dia a dia estão virando “coisa de fresco”, e é um tal de brigadeiro gourmet, sarapatel gourmet, arroz com feijão gourmet, chuchu gourmet e sabe-se lá o que mais.

Eu, que tenho essa alma de Palmirinha, fico tentando encontrar a linha que separa a nossa comidinha caseira e bem feita do que é ser gourmet, e confesso que estou com um pouco de dificuldade. Talvez seja usar os melhores ingredientes disponíveis, ou ser criativo e dar uma inovada em receitas da nossa vó. O que vocês acham? Fazemos ou não parte desse clube?

***

Inventei esses bolinhos numa tarde friorenta esses dias, e achei essa releitura da paçoca rolha super gourmet. Ou não – daí você pode até fazer pra sua festa junina, porque eles ficaram uma delícia…

Bolinhos de Paçoca (6 unidades)

Para a cobertura

  • 3 paçocas tipo “rolha”
  • 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (aperte bem para medir)
  • 30g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

Para a massa

  • 50g de manteiga derretida e fria
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de cardamomo moído
  • 1 ovo
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1/4 de xícara de café forte e frio
  • 2 paçocas “rolha”

Faça a cobertura:

Numa tigela pequena, esfarele as paçoquinhas e misture bem com o açúcar mascavo e a farinha de trigo. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e já esfarelando com os dedos, até obter uma farofa úmida e grossa, sem pedaços grandes de manteiga. Guarde da geladeira enquanto prepara a massa.

Massa:

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque forminhas de papel para cupcakes (ou tamanho 0) em uma forma para 6 muffins, ou em forminhas para empadas. Pode fazer também em uma forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha de trigo.

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cardamomo e o fermento.

Em outro recipiente, misture o ovo, o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje essa mistura sobre a mistura de farinha e mexa com uma espátula para incorporar os ingredientes, sem bater (não tem problema se ficar empelotado). Esfarele as duas pacoquinhas restantes sobre a massa – não precisa misturar.

Distribua a massa entre as forminhas (devem ficar cheias até uns 3/4 da capacidade). Coloque um pouco da cobertura sobre a massa, a seu gosto (eu gosto de bastante e dou uma apertadinha para caber mais).

Leve ao forno e asse por cerca de 25 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado na massa. A cobertura deve estar sequinha. Retire na forma e deixe esfriar sobre uma grade.

40 comentários

  1. Eu adoro paçoquinha e imagino que tenham ficado ótimos!
    Eu não dou bola para comidas gourmets, pq não me atraem de jeito nenhum.
    Se eu gostar, como qq coisa.
    No meu último jantar o meu convidado especial seria o sanduíche Turkey Bacon Bravo do Panera Bread com muita honra!
    Bjs 🙂

  2. Oi Paula, td bem?!
    Descobri seu blog e amei!!! As fotos são lindas e dá vontade de comer a tela do note! Parabéns!
    Recentemente fiz um blog sobre comidinhas e restaurantes e estou te seguindo! Acgho que vamos trocar figurinhas!!!

    Queria até saber se vc consegue me explicar como faz para colocar um link para outro site no próprio texto, como você fez com a Bake at 350. Se puder me dar um help eu super agradeço!!!
    Obrigada e beijos
    Karine

    • thecookieshop diz:

      Karine, o seu blog é do blogspot, é outra plataforma que eu não conheço muito bem, mas deve ter alguma ferramenta para inserir links na parte de edição de texto, não?

      Alguém sabe ajudar a Karine:?

  3. Verena diz:

    Amei essa receita! Linda e com uma cobertura que me deixou babando aqui! A paçoca deve dar um tchan bem especial e o cardamomo e café incrementam ainda mais, super “gourmet”!
    Vou experimentar!
    Beijos!

  4. Luna diz:

    Eu não ligo pra esse tipo de rótulo. Comida boa é aquela que te dá prazer por dentro e não status por fora, rs. Tipo esses bolinhos, que devem estar ótimos!!! Beijinhos! ;D

  5. Adorei o “alma de Palmirinha”!!!
    Eu também me canso um pouco desse lero lero de enfeitar as regionalidades e cobrar os tubos por isso… tô com quase certeza que dá no mesmo a gente fazer nossa comidinha honesta e limpinha do jeito que nossa vontade manda!
    Aqui…. off topic total, mas cê já usou uma tal “pasta de leite ninho” pra decorar bolos, cupcakes e afins? Dizem que é tipo um substituto pra pasta americana… Comentários a respeito?
    Beijoca, flor!

    • thecookieshop diz:

      Bel, a Chris deixou um comentário no post das bolachinhas de coraçãocomlink pra uma receita dela de pasta de leite ninho – eu nunca fiz, mas como vocês duas falaram disso, vou ter que experimentar!

      bj!

  6. Marly diz:

    Esses bolinhos de paçoca estão pra mim! Adoro paçoquinha e até faço um pudim bem interessante com elas! Tô levando essa receita, obrigada por compatilhá-la.

    Beijinho e boa noite

  7. Adri diz:

    Amo tudo que leve amendoim. Paçoca então é um “trem” que não pode passar na minha frente que eu como mesmo! E achei sua ideia muito legal nessa época em que o amendoim, a canjica e a pipoca são o verdadeiro “arroz de festa” – pois estão em TODAS!
    Como sempre, fantástica – minha Guru Gourmet! 😉

  8. Rosilande diz:

    Nossa que foto linda e como deve ser uma delícia esse bolinho/cupcake… adoro o seu site, além das delícias, essas fotos fazem a idéia da dieta passar longe. Parabéns.

  9. Paula.Mega original
    Te entendo perfeitamente,pois tambem sou admiradora da amiguinha PALMIRINHA.
    Amo esse negocio de comidinha ADORO.
    Tambem faco um brigadeiro branco,com pacoquinha.
    Brigadeiro branco gourmet(com chocolate branco na massa ),e na montagem ,esfarelo pacoquinha no fundo da tacinha , o brigadeiro ainda morno,raspas de chocolate branco.Agora faco um arabesco de chocolate verde e amarelo para decorar.(Copa do mundo ne).
    Bjs
    Rosana Marangoni

  10. Querida, pra mim, comida gostosa e bem feitinha, não precisa de rótulos – é comida boa!rs

    Amo paçoquinha e fiquei louca pra fazer igual. Dia desses, inventei um bolo de paçoquinha e ficou delicioso – acrescentei umas paçoquinha esmagadas na massa do bolo comum e na cobertura misturei leite condensado e as paçoquinha espatifadas. Ficou uma delícia!

    beijos

  11. Zezé diz:

    Paula, sempre visito seu site e hoje me deliciei com a “alma de Palmirinha”. Quando passava aqui em Brasília (não pego mais a Gazeta), me orgulhava de ser uma amiguinha. Amei o seu texto, concordo plenamente com vc. Quanto ao doce com a paçoca, só me resta experimentar. Beijinhos.

    • thecookieshop diz:

      Zezé, eu ri de você ter falado que se orgulhava de ser uma amiguinha! Deu vontade de fazer uma camiseta “Eu sou uma amiguinha da Palmirinha”, vamos??

  12. Pingback: Tweets that mention Da paçoca rolha como ingrediente gourmet – Bolinhos de paçoca, cardamomo e café (ou cupcakes, se preferir) « The Cookie Shop -- Topsy.com

  13. Gina diz:

    Tenho certeza que ficaram gostosos, mesmo sem provar. Gostei da alma de Palmirinha, acho que todas temos.
    Experimentei a técnica do flooding. Claro que nem chegou perto do seu talento e da Bridget, mas fiquei feliz com a tentativa e já publiquei. Dê uma olhadinha no que andei inventando…
    Bjs.

  14. emilia caltabiano diz:

    Oi Paula, descobri seu site meio sem querer e adorei tudo, seu trabalho e lindo, parabens.
    Moro em Orlando, Fl. e acho que vc pode ser minha vizinha.
    Onde vc vive? Brasil ou Estados Unidos.
    Sempre gostei de confeitaria e agora que perdi meu trabalho, estou tentando fazer doces e bolos p/ vender. Aprendi muitas coisas com seu site.
    Adorei os cookies e vou tentar faze-los.

    Bjos. Emilia

  15. Pingback: Festa junina: Bolo de paçoca! — Como Faz?

  16. Pingback: c h á d e m a ç ã » Archive » Dica de 5a. – café da manhã DIY

  17. Silvia diz:

    Gente, fiz o bolinho de paçoca. Paula se supera. Toda vez que sigo as idéias dela me dou bem 🙂 O bolinho chique de paçoca é deliciso, delicado, de um sabor surpreendente. Recomendo. Agora não deixem de seguir à risca e colocar o cardamomo, como recomenda a autora da receitinha (eu tinha feito sem o cardamomo porque tava com dificuldade de encontrá-lo e não me sai bem. Aí pensei: se Paula colocou, tem alguma razão e deve fazer a diferença hahaha. Vou repetir com a tal especiaria. Enfim…Fez meessmo a diferença). Tentem. Vale a pena.

  18. Pingback: Cupcakes de Paçoca « Peripécias Culinárias

  19. Lendo seu post, eu voltei no tempo, e lembrei das receitas da minha avó mesmo, rsrs minha avó cozinhou 58 anos, imagina… nada mais gourmet rs. Fico pensando mesmo hoje em dia nessa nossa “neura” gourmet e tentando encontrar o equilíbrio. Depois de ler seu post, até resolvi postar receitas antigas rs, hoje postei uma da minha avó. E adoreiiiii essa reeleitura da paçoca, que eu amo! Beijos

Deixe um comentário