Torta de Maçã Mágica

apple copy

Uma vez, minha mãe fez língua (de boi) para o almoço. Só que ela não contou pra mim que era língua. Quando eu já estava no terceiro pedaço,  meu irmão mais velho (espírito de porco) fez a revelação, gargalhando como se não houvesse amanhã “HAHAHAHAHAHAHA – VOCÊ COMEU LÍN-GUA! VOCÊ COMEU LÍN-GUA!”. Todo os presentes devem ter achado a maior graça da cara que eu fiz, e riram também – e eu chorei de raiva da provocação, das risadas e de ter comido língua sem saber que era língua. Bobagem minha – estava uma delícia.

Na minha cabeça de criança, uma pessoa que conseguia fazer língua de boi ficar gostosa era um gênio da culinária. O mito só se fortalecia mais ainda quando ela trazia outros ingredientes inusitados pra casa e me chamava pra ajudar a preparar:  miolos à milanesa, perninhas de rã…

E teve essa torta de maçã. É uma torta que não tem massa – são camadas de maçã, uma mistura de farinha, açúcar e fermento e, por cima, manteiga derretida e ovos batidos. Vira massa só depois que assa e tudo se mistura no forno.

Quando ela me chamou pra ver, eu não acreditei em nada do que ela estava me dizendo: como essa farofa toda vai virar torta? E ela fez mágica outra vez: o doce saiu lindo e delicioso do forno, e a farofa virou torta.

Aposto que ela estava se divertindo de novo com a minha cara.

Torta de Maçã Mágica (16 porções) – dos arquivos da mamãe

  • 4 maçãs cortadas em fatias médias
  • canela em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 pitada de sal
  • 125g manteiga derretida e resfriada
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar

Unte com manteiga uma assadeira de 20 X30cm. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Numa vasilha, peneire juntos o açúcar, a farinha, o sal e o fermento. Misture bem.

Arrume as maçãs no fundo da assadeira, deixando-as bem juntas. Polvilhe canela em pó a gosto.

Coloque por cima das maçãs a mistura de farinha, cobrindo o mais uniformenete possível, sem apertar.

Despeje a manteiga derretida, distribuindo o melhor possível, e depois os ovos batidos ligeiramente. Não se preocupe se ficarem alguns espaços pequenos sem cobrir, no final dá tudo certo. Polvilhe com o açúcar e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar e um palito espetado na torta sair quase seco. Espere esfriar e corte em barras. Sirva em temperatura ambiente.

A torta da foto foi servida para a sobremesa com um molho quente de doce de leite (doce de leite aquecido e diluído em um pouco de leite).

applequadros

45 comentários

  1. Claudia diz:

    Oi Paula! Essa receita sua de torta de maçã vai me levar pra cozinha amanhã, sem dúvida! (E olha que eu nun-ca cozinho). E falando em pouca experiência, me explica: vai a mistura de farinha seca, assim mesmo, em cima da maçã? E depois só a manteiga?? E depois só os ovos? Tudo separado? Sério, eu sou bem leiga…
    PS: Ah, era da Ana Maria Braga que eu tava falando mesmo… hehehe

    Bjos

    • thecookieshop diz:

      Oi, Claudia!

      É isso mesmo, a maçã por baixo, depois a mistura de farinha seca, a manteiga derretida e os ovos. É só tentar distribuir os líquidos o mais uniforme que vc conseguir por cima da farinha que vai dar tudo certo. Depois me conta se ficou bom!

      Bj

  2. juliana diz:

    Menina do céu! vou fazer essa torta com umas maçãs que estão dando mole ali na fruteira!
    O lance da farofinha, da manteiga derretida, tudo bem. Mas, me explica: eu taco os ovos assim crus e sem bater direto na assadeira????? Tipo, quebro todos eles logo em cima da fôrma e fim??? Não precisa bater?Clara em neve??? Gemas com açúcar? Nada?!

      • thecookieshop diz:

        hahaha, não esquenta, eu é que tinha esquecido de colocar essa informação na receita! Tenho certeza que vc vai conseguir fazer e vai ficar uma delícia. qq coisa, pode perguntar quantas vezes quiser! bj.

  3. bruna marx diz:

    oiii quando vi esta receita fiquei aguada…acabei de fazer e deu errado 😦
    coloquei tudo certinho, mas ficou farinha demais, os ovos cozinharam em cima e ficou fedendo a ovo, tipo omelete…
    nao deu nada certo.
    q pena!

    beijos

  4. Li Lopez diz:

    Li o artigo no JT de 09.01 e fiquei curiosa – delícia de trabalho (além das receitas, óbvio)!!
    Adorei teu estilo, fica “gostoso” de ler.
    Feliz 2010!!!!! Sucesso!!!!! Abraço Li

  5. luciana lima diz:

    ola ´so agora consegui ter acesso ao seu site , estou muito feliz, colocava o nome do site mais nada, até que usei outro de tipo de nome ai sim fui feliz, estou impressinada pela riqueza do mesmo jeito carinhos que vc usa em cada receita eu coleciono receita de que entendo por gente mais eu perdi o meu rico caderno estou mantando outro, quando eu vi sua repotagem no programdo Daniel fique babando, obrigada por repatir sua historia rica e tão bonita com a gente
    grata luciana lima.

  6. FaBii diz:

    Eu nao sei se vc ja tem mas mesmo assim vai a dica .. Vc devia fazer um canal no youtube e postar videos de vc mostrando como se fazem as receitas, pq pelo qe eu pude ver nos coments das pessoas, nao deu pra entender muito bem ne?? Acho qe se vc mostrasse, ficaria melhor a visualizaçao ;D

  7. FaBii diz:

    Gentee! Hoje me deu uma vontade de me sentiir útiiil!! Tenhoo uma dicaa, tenho uma dicaa paraaa … a Mari de Paris (onde nao tem doce de leite)
    Eu morava em Portugal e la tambem nao tem doce de leite ;x mas como eu tive a sorte de ter pais brasileiros, eles sabiam como fazer doce de leite de uma maneira facil e rapida!
    Qer saber como?

    Leite condensado em banho maria na panela de pressão por uma hora .. e ta feitoo! So nao pode abrir a lata antes, ta?? fica DE-LI-CI-O-SOOO!! beijoos (;

  8. Juliana diz:

    Acho q nunca conmetei aqui mas sempre entro pra ver os doces novos! 🙂
    É como se eu estivesse vendo os livros de receita da minha avó, com aquelas fotos tão apetitosas! Alguns eram da coleção do Açúcar União, que vc tb já mostrou aqui.

    Bom, eu testei essa torta mágica pq eu não acreditei q pudesse dar certo… Curiosidade mesmo. Continuei duvidando até a hora q tirei do forno. Não é que deu certo?
    E ficou divina!

    Outra receita que testei e me apaixonei foi o pudim de doce de leite! Gente, q coisa maravilhosa! Tão cremoso, tão dourado, tão…. Ai!

    Obrigada pelas receitinhas!
    Sempre repasso seu blog prazamigas. 😉

    • Fran diz:

      gente ! acabei de fazer a torta , deu certo mesmo ,minha mae agora esta comendo a assadeira inteirinha ……..podem fazer dá certo mesmo…..só fiquei com medo de ficar cheirando ovo entaum peineirei os ovos …boa sorte!

  9. Voce escreve de uma forma muito suave e divertida. É muito prazeroso ler estas receitas. Venho namorando este post — com a receita da torta mágica de maçã — já há um bom tempo.

    Hoje resolvi me aventurar mas estou esperando uma catástrofe no forno: só tinha 2 ovos para fazer e a minha forma é maior do que a que voce pede. Ficou umas crateras entre as maçãs, farinha e ovos. Vou rezar para dar para comer o que sair do forno.

    E não ficou claro para mim se usa açúcar para untar a forma no começo ou no fim. A canela é sobre as maçãs ou para untar a forma? O fermento é qualquer um? Só pode ser em pó ou pode ser o normal? Help!

Deixe um comentário