Seja o maior chefe de Paris – faça bombinhas de chocolate

chocolate-eclair-aerea-LOW

Quer impressionar? Arrume uma caixinha com bombas de chocolate, dê de presente e diga que foi você quem fez. A reação vai ser do tipo “ah, vá? mas você fez até a massa?” ou “onde você comprou as bombinhas para rechear?”, etc, etc.

Sério: é muito mais fácil do que você imagina e as pessoas acham que você é maior chefe de Paris. Pra dar uma idéia, a primeira vez que eu fiz bombas de chocolate em casa eu devia ter uns 12 anos de idade, e minha mãe nem me ajudou!

A tal da massa choux, a massa da bomba ou eclair, é um clássico da confeitaria, e pode ser usado para uma infinidade de outras receitas, inclusive salgadas (tipos carolinas de patê de queijo). O recheio pode ser qualquer um, até sorvete ou chantilly, o que facilita ainda mais. A única pegadinha é  fazer as cobrinhas ou bolinhas de massa assim que terminar de bater a massa, senão vira tudo uma cola e a bomba explode (brincadeirinha).

bomba-chocolate-LOW

Bombas de Chocolate

Para a Massa Choux (do livro Martha Stewart’s Baking Handbook) – rende 3 dúzias de bombas pequenas

  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara (100g) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 4 ovos, mais uma clara, se necessário (não precisei) em temperatura ambiente

Para o creme de confeiteiro de chocolate (adaptado do livro Baking – From my home to yours, de Dorie Greenspan)

  • 2 xícaras de leite
  • 4 gemas
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
  • pitada de sal
  • 190g de chocolate meio amargo derretido
  • 2 1/2 colheres de sopa de manteiga (não usei)

Para a Cobertura

  • 170g de chocolate meio amargo
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de glucose de milho (usei Karo)

Faça a Massa

Preaqueça o forno a 175°C. Forre 3 assadeiras grandes com papel manteiga.

Numa panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, tire do fogo e junte toda a farinha de uma vez. Misture bem e volte ao fogo. Cozinhe até formar uma bola que desgruda da panela e forma uma película no fundo, mais ou menos uns 3 a 5 minutos. Coloque essa massa na batedeira e bata em velocidade baixa por 1 minutinho, para esfriar ligeiramente (a massa é bem pesada – se sua batedeira é fracote, adicione os primeiros ovos batendo com uma colher de pau). Vá acrescentando os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.  Depois de todos os ovos adicionados, a massa deve estar lisa e como um creme pesado, que forma picos. Se estiver muito seca, a receita original manda colocar mais uma clara, mas eu não precisei.

Com a massa ainda morninha, coloque tudo num saco de confeitar com um bico perlè bem largo, ou então sem o bico mesmo. Uma abertura de 1 dedo é suficiente. Faça cobrinhas gordinhas de mais ou menos uns 3cm, deixando 1,5cm de distância entre elas. Ou então, bolinhas, se quiser fazer carolinas (o equivalente a uma colher de sopa está ótimo). Asse até ficar completamente dourado – as cobrinhas vão crescer e rachar, e vão ficar ocas por dentro. Não abra o forno durante o cozimento, senão elas murcham! Deixe esfriar nas formas.

Elas podem ser guardadas sem o recheio num recipiente fechado até 2 dias. No livro da Dorie Greenspan, ela diz que a massa crua pode ser congelada, já no formato cobrinha ou whatever, e é só assar sem descongelar – mas eu não testei ainda este método.

Faça o creme

Numa panela, leve o leite para ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar e a maizena, até ficar claro e cremoso. Quando o leite ferver, despeje um pouco sobre as gemas batidas e misture bem. Volte a mistura de gemas para a panela com o restante do lete e cozinhe em fogo brando até engrossar bem. Retire do fogo  e misture o chocolate derretido. Na receita original, ela diz para deixar esfriar uns 5 minutos e juntar a manteiga em pedacinhos (não coloquei). Coloque um pedaço de filme plástico sobre o creme, encostado em toda a superfície, para não formar película. Deixe esfriar para rechear as bombas.

Faça a cobertura (comece a fazer só depois que as bichinhas já estiverem todas prontas e recheadas)

Numa tigelinha de vidro, coloque o chocolate picado e a manteiga. Leve ao microondas para derreter, em intervalos de 20 segundos, misturando sempre, até ficar homogêneo. Junte o Karo e misture bem.

Montagem

Corte as bombinhas ao meio como se fosse fazer sanduíches, sem separar as duas partes. Com uma colherinha de chá, coloque recheio a gosto. Quanto terminar todas, banhe a parte de cima na cobertura (se ela endurecer, coloque no microondas mais uns 20 segundos), segurando cada bombinha de ponta cabeça e mergulhando um pouquinho. Deixe pingar o excesso e coloque sobre papel manteiga para secar.

bomba-chocolate-mordida-LOW

37 comentários

  1. Uau, realmente parece as delicias que vemos a Paris… que saudade! Quer dizer que com apenas 12 anos ja’ era uma francesinha! Parabéns – tuas bombas firam belissimas e com certeza com sabor de quero mais! bjos
    Léia

  2. Gina diz:

    Fiz poucas vezes o eclair e sempre deu certo, por isso não fiquei “traumatizada”…, mas evito por ser calórica. Minha filha gosta bastante. Preciso me animar a fazer novamente, tipo 1/5 da receita… rsrs!
    As suas ficaram fofas, como sempre.
    Bjs.

  3. Tb coloquei uma receita de massa choux ontem, mas a minha foi a da Julia Child e levou gelado dentro.
    Sou a maior fã da Dorie Greenspan e adorei esse creme de chocolate!
    Estão lindas, essas bombas! 🙂 🙂 🙂

    Beijinhos.

  4. O meu marido adora Eclair, mas ainda não fiz em casa. Eu tenho uma receita da Martha Stewart anotada. Eu vi no programa e como estava gravado, copiei. Agora só falta criar coragem e fazer.
    As suas ficaram lindas e fofinhas!
    Bjs 🙂

  5. Amanda diz:

    Oi Paula!!
    Obrigada pelo comentario! Eu passo por aqui quase todos os dias! My new favorite Brazilian blog ever!
    Na verdade amo ver pessoas que nao trabalham no meio e que mesmo assim realizam patisseries divinas! Se tu quiseres umas receitas de patisserie francesa diferentes é so me pedir que eu tenho aos montes… Prefiro colocar no blog quando eu mesma faço, mas como ando sem tempo, so tenho colocado minhas degustaçoes mesmo 😉
    um beijo grande!
    Amanda

    • thecookieshop diz:

      Amanda, que honra 🙂 ! Eu vou adorar se você me mandar receitas, depois te mando um email pra gente combinar! Gente, entra no blog dela – delicioso!
      Um beijo

  6. dannah5 diz:

    Isso ai eh a bomba que supostamente ia matar o Homer Simpson!! heheh

    Ai, eu adoro, mas de padaria nem sempre eh bom, vou experimentar em casa. Mas acho q vou fazer o creme de gemas, eu gosto de chocolate mas em sonhos e bombas aquele creme amarelo eh tudo de bom. Tai uma coisa q tenho trauma, sonhos!! Minha mae uma vez fez uns que apelidamos de pesadelos!hehehe
    Eu vou esperar as ferias chegarem aqui e farei os sacoles pra garotada aqui e coloco la, acho q o mais diferente eh o de guaraná!hehe
    Ah vou olhar depois nas receitas antigas se acho alguma do tipo q vc disse q gosta, bem dificil!! hehehe Achei umas bem diferentes, eles faziam miudos com mais frequencia, acho q por conta da culinaria francesa, sei la!

    beijocas

    • thecookieshop diz:

      Elen, pode fazer esse mesmo creme, sem o chocolate – fica ótimo! Acho que precisa só acertar um pouquinho o açúcar, a seu gosto. Mal posso esperar pelos sacolés e pelas receitas! Bj.

  7. Menina, eu tenho uma lista de doces preferidos (devo ter uns 10 preferidos.kkkkkk)e a bomba está lá.
    Mas me parece que dá um trabalho danado. Será? Eu adoro cozinhar coisinhas gostosas, principalmente doces, mas tenho uma preguiça da sujeira que faz. rs Mas fiquei muito tentada, vamos ver se me animo.

    Ah, já tem gente que viu a receita do seu bolo lá no blog, fez e aprovou. Tá vendo o sucesso?

    beijos

    • thecookieshop diz:

      Trabalho até que não dá, mas que faz uma sujeirinha na cozinha, faz :). O bom é que vc pode fazer a massa num dia, o creme no outro, ou então faz só a massa e recheia com sorvete – moleza.

      Eu fiquei tão feliz que você fez o bolo! Um beijo!

  8. jéssica diz:

    ola paula. eu trabalho com chocolates a 2 anos adorei a receita fiz e deu super certo ficou muito bom ate meu noivo gostou ele pensou que eu tinha comprado na padaria e me deu a idéia de fazer para vender to fazendo muito sucesso ate já tive grande encomendas bjs.

  9. Pingback: Jantinha de Hoje | Bomba de Chocolate

Deixe um comentário