Biscoito de leite ninho recheado com nutella (passatempo copycat)

passatempoMãe é tudo igual mesmo. Lembro bem quando era criança e pedia alguma coisa industrializada – minha mãe nunca comprava,  depois me aparecia com uma versão caseira mequetrefe e ainda dizia que tava igualzinho.

Não sei dizer se era por falta de grana ou por preocupação com a saúde da garotada, ou os dois.

Hoje em dia eu faço tanto isso que virou até piada, quem diria. Já teve bolinhos recheados “Ana Farias”, o hamburguer “Bigue Tréc”, os nuggets “Sra. Dias”. E eu, como toda a mãe, tenho a cara de pau de jurar que está idêntico ao original. A pequena não reclama não, até se diverte com as tentativas e os nomes “quase iguais”. Fiz essas bolachinhas hoje de manhã para o lanche da tarde e estou aqui pensando num nome pra elas, acho que serão batizadas de “Biscoitos Passavento”. Acho que ela vai gostar.

Biscoitos Passavento

rendimento: 20 biscoitos rechados

  • 320g farinha de trigo
  • 85g de leite em pó
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 85g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 200g açúcar refinado
  • 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 1 ovo grande
  • 1 pote grande de nutella (ou o recheio que preferir)
  • Canetinhas de corante comestível

Aqueça o forno a 180 graus. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.

Misture numa tigela a farinha, leite em pó, fermento e sal. Reserve.

Bata na batedeira a manteiga e o cream cheese. Junte o açúcar e a baunilha e bata até ficar cremoso. Junte o ovo e bata para combinar. Junte a mistura de farinha e bata em velocidade baixa somente até a farinha sumir na massa.

Divida em duas porções forme dois discos. Embale em plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Abra a massa entre dois plásticos ou duas folhas de papel manteiga com um rolo até ficar com mais ou menos 0,5cm de espessura. Corte com um cortador quadrado e transfira para as assadeiras.

Asse por mais ou menos 15 minutos, ou até dourarem ligeiramente ao redor. Deixe esfriar nas assadeiras.

Desenhe figurinhas direto nos biscoitos frios com as canetinhas de corante. Separe metade dos biscoitos e coloque uma pequena porção de recheio com a ajuda de uma colherinha ou saco de confeitar. Cubra com os biscoitos restantes.

Podem ser guardados em pote com tampa por até 1 semana.

biscoito passatempo caseiro

28 comentários

  1. ana diz:

    hahahaha sinceramente não consigo acreditar que não sejam passatempos! kkkk e se vc me desse um para provar eu não diria que vc fez em casa. Oo estão simplesmente lindos e perfeitos…e o melhor com NUTELLA. oO

    • thecookieshop diz:

      Oi Renata! Existem inúmeros conversores de ingredientes disponíveis na internet, mas se você gosta de cozinhar vale investir numa balança, elas são baratinhas e as receitas saem sempre iguais. Bj

  2. Pelo menos ta bem realista, fez até as carinhas! E com recheio de Nutella, aposto que está (um pouco) mais saudável e muito mais gostoso. Isso me fez lembrar uma vez que era pequena e pedi um Toddynho pra minha mãe e ela fez uma garrafinha de leite com achocolatado… “mas mãe, isso não é Toddynho!”… “é sim, olha o canudinho!”… kkkk… Realmente o canudinho é que ia me enganar… Mas hj entendo, pq ou por grana ou por saúde (como vc disse), ela buscava o melhor. E hj faço o mesmo, dentro do possível e do corrido que o tempo. Beijo e obrigada pela receita, vou testar!

  3. Thays diz:

    Fiz a receita e não consegui usar cortador! A massa estava tão mole, que depois de cortado, o biscoito perdia a forma no “caminho” até a assadeira =( Acabei fazer bolinhas e amassando com o garfo. A massa é assim mesmo ou fiz alo errado? Mesmo a que ficou bem mais tempo na geladeira, estava desse jeito =/

    • thecookieshop diz:

      A massa é um pouco mole, mas não deveria perder a forma. Se crttifique se não está usando algum ingrediente diferente (margarina no lugar de manteiga, cream cheese light no lugar no cream cheese, etc. bj

  4. Fernanda diz:

    Oi! Conheci seu blog hoje, e estou amando! Eu tenho uma dúvida, e ficaria muito grata se soubesse me responder… Estou começando agora a me aventurar em biscoitos decorados. Ainda não consegui acertar o ponto do glacê, mas estou na luta! O que está me deixando triste, é que quando faço as bolachinhas, coloco o glacê e espero secar de um dia para o outro, só que as bolachinhas estão murchando e se quebrando facilmente… O que posso estar fazendo de errado para isso acontecer? Beijos!!

    • thecookieshop diz:

      Não sei o que pode ser, várias pessoas fizeram essa receita e deu certo, talvez seja o calor que está fazendo que amolece a massa mais rápido que o normal. Essa não é uma massa super firme, tem que ser aberta bem gelada e se comecar a amolecer poe na geladeira de novo!

      • Júlia diz:

        O meu também ficou bem mole, até coloquei mais uma colher de sopa de farinha e mesmo assim, mesmo tendo acabado de tirar da geladeira ficou mole à ponto de não conseguir manter o formato do corte. Fiz bolinha e apertei com o garfo tbém. Os ingredientes foram rigorosamente pesados, usei cream cheese tradicional e manteiga. O dia não estava quente.

  5. Pingback: Biscoito de leite ninho recheado com nutella (passatempo copycat) | FoodJobs

Deixe um comentário