A culpa é da Clotilde – pão de queijo na máquina de waffle (ou sanduicheira)

Meu marido descolou uma receita de pão de queijo com um dono de bar amigo dele e sempre que rola um queijo Minas meia cura por aqui tem pão de queijo fresquinho saindo no forno.

Ontem a massa ficou pronta, mas estava ainda molinha e não dava pra enrolar os pães. A lombriga que mora na minha pança deu a idéia: “E se a gente fizesse na máquina de waffle, hein?” “Boa idéia, Clotilde (o nome da lombriga é Clotilde) Por isso que eu te amo, você não tem medo de fazer diferente.”

Foi uma revelação: a massa ficou crocante, fininha, e pronta em 5 minutos. Agora… se eu for comer pão de queijo todo dia, o dia inteiro, você podem colocar a culpa na Clotilde.

Pão de queijo (rende um montão)

Já vi em alguns outros blogs as pessoas fazendo pão de queijo na sanduicheira também. Acredito que essa receita dê certo desse jeito. Se você tiver uma outra receita de pão de queijo que goste, acho que vale muito a pena testar com esse método.

A foto aí de cima foi o meu café da manhã de hoje – pão de queijo waffle, geléia de framboesa e um cafezinho. DILIÇA.

  • 2 xícaras de leite
  • 200g de manteiga
  • 500g de polvilho doce
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 3 ovos
  • 200g de queijo ralado de sua preferência (eu gosto muito do Minas meia cura, mas pode ser parmesão, queijo prato, etc)

Numa panela, misture o leite e a manteiga e leve ao fogo até ferver. Enquanto isso, numa tigela grande, misture o polvilho e o sal.

Despeje o leite fervente sobre o polvilho, misturando com um garfo ou espátula até formar uma massa pastosa. Deixe amornar.

Acrescente os ovos, um a um, misturando muito bem para incorporar totalmente cada ovo antes da próxima adição. Pode fazer isso com uma colher de pau, batedeira em velocidade baixa ou com a mão mesmo. Junte o queijo ralado e misture bem. Nesse ponto, a massa vai estar pegajosa e meio molenga. Se quiser enrolar bolinhas para assar no forno, deixe a massa na geladeira por uma ou duas horas para firmar.

Se for fazer na sanduicheira ou máquina de waffle, unte a máquina com um pouquinho de manteiga e deixe esquentar conforme instruções do fabricante. Coloque 2 colheres de sopa da massa na máquina, feche, e deixe assar até dourar (para mim deu uns 5 minutos). Sirva ainda quentinho.

55 comentários

  1. Lau V. diz:

    Hum! Que café da manhã delicioso!
    Adorei a ideia, fácil, rápido (fica lindo na máquina de waffle) e com certeza, delicioso.
    Eu que amo pão de queijo preciso experimentar. Vou ter cuidado para não comer o tempo todo também. rs

    Beijo Paula

  2. Bia diz:

    Isso me lembra os Paninis da Casa do Pão de Queijo que eu A-M-O (mas acho muito caro). Eles pegam o pão de queijo normal, colocam o recheio que você escolher e amassam assim. Conheço uma receita de ‘pão de queijo na forma’ (fica um PUDINZÃO de pão de queijo) que é bem parecida com essa que você passou, já pensei logo em pegar essa receita e fazer numa sanduicheira também 😀

  3. Emília diz:

    Realmente é uma DILIÇA!!
    Essa técnica eu já conhecia, na verdade foi exatamente em um momento “a hora da clotilde” que também me fez pensar na idéia de colocar massa de pão de queijo que a minha sogra faz na sanduicheira (pensamentos gordos não podem esperar o tempo de assar algo no forno)

    por isso que eu ADORO o seu blog, me identifico totalmente huahahaha

  4. NOSSA, essa é covardia….
    Ganhou de todos os posts…..
    Não dá para resistir, AMO pão de queijo…..
    Claro que vou fazer..
    Ia comprar a máquina de waffle dakele site de compras….e achei mais uma utilidade A MELHOR…
    Decidi, VOU COMPRAR…Faço e depois te conto.
    Valeu ,agora é só se deliciar e pensar bem,no dia 3/10.
    Vamos ver se com barriguinha cheia a cabeça pensa melhor….eheheh

    Bjão
    Rosana

  5. Juliana diz:

    Oiê!
    Tenho uma pergunta sobre o bolo chiffon que vc fez pro aniversário do blog.
    [ tentei perguntar lá mas não pode mais…. 😦 ]
    Eu quero fazer um desses ( niver de mamãe neste finds) mas com massa branca… O que eu preciso mudar? Vc tem uma receitinha aí pra repassar prazamiga aqui?
    Claro que eu achei outras receitas em outros blogs por aí… Mas é que o seu é de mais confiança, entende? 😉
    bjs!

  6. Ameixinha diz:

    Ha ha, abençoada Clotilde que é uma idiota (cheia de ideias) e fez surgir esta beleza.
    Infelizmente queijo de minas é coisa que não se encontra por aqui e não tenho máquina de waffles mas tenho sanduicheira 🙂 É uma bela sugestão para experimentar!

  7. ROSEANE diz:

    Minha filha, essa Clotildezinha aí é 10!!! Gosto de reinvenções do corriqueiro. Vou experimentar na minha maquininha, e amolecendo a massa de propósito, pois os meus queijos aqui de MG são perfeitos e não deixam a massa desandar. Beijão!

  8. agatha diz:

    Eu deveria estar estudando mais estou aqui … hihihi! Seu blog é lindo de se ver , de ler e vc é muito fofa ! Vou começar atestar suas receitas. Se acertar, escrevo pra falar da vitória! rsrrsrs Beijo 🙂

  9. Clara diz:

    Oláá!
    Já conheço seu blog há um tempãão, mas nunca comentei aqui. Aliás, foi teu blog que me incentivou a cozinhar, porque até então passava loonge das panelas, formas e afins.

    A primeira receita que fiz sua foi aquele cupcake rosinha. Maravilhoso! =) Já fiz várias vezes e sempre fui elogiada!

    Mas rolou uma dúvida agora que vou fazer o bolo de laranja! O tal do açúcar confeiteiro, onde eu acho isso? Não tem no mercado, não acho em lugar nenhum. Procurei na internet e disseram que dá pra fazer em casa, botando açúcar refinado no liquidificador. Procede?
    O açúcar de confeiteiro faz AQUELA diferença ou usando o refinado fica bem parecido?

    Obrigada pelas receitas e por me incentivar a fazer comidinhas gostosas! =)

    Um beijão!

  10. Akemi diz:

    Se já queria uma máquina de waffles, agora vc me deu mais uma razão para comprar! Ficaram lindões e vou testar sua versão com manteiga, deve ficar show!!! Sempre venho bisbilhotar seu maravilhoso blog em silêncio mas pão de queijo é meu ponto franco, além de bolo de fubá, e fui “obrigada” a comentar! bjao e bom final de semana!

  11. Liss diz:

    Meninas, meninos e “Clotildes” hahaha
    Eu fiz os pãezinhos na máquina de waffles… Coloquei geleia por cima… Não contente, o Bertoldo, (minha lombriga macho, kkkkk) me pediu: Brigadeiro, DOCE DE LEITE…! Fazer oq né? Atendi o gordo! Imaginem que agora, minha “waffleira” está quase pedindo demissão… Ameei a ideiaaa!!! Bjos!

  12. Pingback: Blogs de culinária « Deixe-se acreditar

  13. Cristiane diz:

    Faço esse pão de queijo sempre…não dá pra enjoar rsrsrs
    Minha cunhada me passou a idéia a um tempinho ela descobriyu numa comunidade do orkut.
    Ah, adoro seu blog! Sem-pre passo aqui!!!

    Parabéns pelo blog!

  14. Pingback: Waffle Pão de Queijo — Prato Fundo

  15. salvatore diz:

    Mais alguem achou que talvez tem manteiga demais? talvez com menos manteiga, perca consistencia, nao sei, mas achei bastante gorduroso. Mas mesmo assim, ficou muito bom, todo mundo adorou. E amanha vou fazer as bolinhas, e congelar um pouco, pq realmente a quantidade é bem grande. Alguem ja congelou?

  16. Hee Eun kim diz:

    Oi. Eu adoro essa sua receita de pao de queijo. Vira e mexe e tô fazendo.
    E sempre deu certo.
    Só que nas 3 ultimas vezes, a massa ficou tão mole, quase liquida! Na geladeira fica mais firme sim, dai moldo em bolinha e ponho pra assar. No forno ele fica como se “derretesse”, as bolinhas se unem e vira uma placa só de pao de queijo.
    Eu uso os mesmos ingredientes.
    O que será que acontece?
    Como faço pra ele virar massa mesmo?
    Você sabe algo que nao deveria ser feito???

  17. Pingback: Waffle só no café da manhã? | Bistrô Pregui

  18. Victória diz:

    Oi gente, adorei a receita, mas como outra pessoa comentou também achei que tem manteiga demais… o gosto da manteiga se sobressai e se fizer na máquina fica mais gorduroso ainda. Se eu fizer de novo pretendo colocar um pouco menos.
    Mas fora isso adorei! Muito obrigada pela receita e parabéns pelo blog 🙂

  19. Anônimo diz:

    Hoje acordei inspirada a fazer pão de queijo, resolvi experimentar sua ideia. Ficou demais! E ainda digo mais para a Clotilde : congela os waffles e tosta fresquinho a cada manhã. Uma DELIÇA !

  20. Pingback: Let’s waffle it – waffles de fubá – The Cookie Shop

Deixe um comentário