Operação G.A.B.I – e uma receita de palitinhos de queijo e alecrim

Hoje vamos dar uma variada por aqui. Pra começar, a receita é de salgado. E, ao invés de contar as minhas histórias de sempre, vou contar a história da Gabi.

Eu não conheço a Gabi, nem conhecia seu blog, nem a seguia no twitter. Mas fiquei sabendo que ela está passando por um momento difícil da vida dela, lutando novamente contra um câncer que ela achou que já tinha ido embora de vez. E fiquei sabendo que a Gabi perdeu o pai no final do ano passado, que era quem pagava pelo tratamento. Dá pra ler um pouquinho sobre ela aqui.

O Vitor Hugo, do blog Prato Fundo, resolveu organizar um leilão para ajudar a arrecadar fundos para os remédios, médicos e o que mais a Gabi precisar nesse momento. As duas pessoas que derem os maiores lances lá no PF vão receber pelo correio uma caixa cheia de delícias feitas pelo Vitor, e mais delícias bônus de outros cozinheiros de mão cheia (incluindo essa que vos fala), sem falar em uma caixa de espumante Salton. E aí, vamos tirar o escorpião do bolso, como diria o Vitor?

Se você quer ajudar mas está com o orçamento mais apertado,está rolando também uma vaquinha onde dá pra fazer doações de qualquer  valor, pode pagar por boleto bancário ou cartão de crédito, o sistema é bem simples.

Palitinhos de Queijo e Alecrim (adaptado do blog Smitten Kitchen)

Esta receita estava na minha listinha há um bom tempo, e meu único arrependimento é não ter feito ela antes – é muito fácil de preparar, mesmo se você não tiver muita experiência na cozinha, e pode apostar que é sucesso garantido na sua próxima festinha em casa. Se for fazer pra bastante gente, é melhor dobrar a receita.

A receita original pede queijo cheddar e pimenta calabresa, mas eu usei o queijo prato que estava na geladeira e alecrim seco, porque aqui em casa se tem alecrim o povo pede bis.

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de queijo prato, muzzarela ou cheddar ralado grosso
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto)
  • Alecrim seco a gosto (usei umas duas colheres de chá), ou pimenta calabresa em flocos
  • 1 colher de sopa de creme de leite (eu usei leite)

Preaqueça o forno a 180° C. Forre duas assadeiras com papel manteiga.

No processador de alimentos, coloque o queijo, a farinha, o sal, o alecrim e a manteiga. Processe até virar uma farofa grossa.

Junte o creme de leite ou leite e processe até a massa se juntar numa bola.

Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em forma de retângulo (mais ou menos 20 X 25cm). A espessura não deve ser muito fininha. Com uma faca grande ou carretilha, corte tiras de 0,5cm. Transfira com cuidado para as assadeiras, deixando espaço entre elas.

Asse até dourar as pontas (de 10 a 15 minutos). Deixe esfriar na assadeira e sirva, ou guarde em pote com tampa por até 3 dias.

49 comentários

  1. Ameixinha diz:

    Também não conhecia a Gabi, nem o blog dela nem a seguia no Twitter. Mas através da Si e do VH conheci a história dela e não pude ficar indiferente. Infelizmente não posso ajudar com dinheiro mas já divulguei a causa no meu blog. Espero sinceremente que ela fiqe boa depressa!
    Esses palitinhos devem ser uma maravilha 🙂

  2. Gina diz:

    Paula, gostei dos palitinhos, vou comparar com outra receita que tenho.
    Essas correntes do bem são necessárias.
    Estou engajando-me em outra campanha dessas, também por uma causa nobre, que logo várias amigas estaremos divulgando. Parabéns pela adesão.
    Bjs.

  3. Julia diz:

    Poxaa.. legal isso q vcs estão fazendo.. espero que consigam arrecadar o suficiente e que ela melhore logo! =)

    Quanto a receitaa… amei! Mas uma dúvida, é apenas 1 colher de chá d leite? Poquinhoo..

    Beijoss

  4. Maura diz:

    Oi Paula,
    Achei bem legal da sua parte divulgar ajuda a essa moça Gina, eu sei bem o que é isso, pois tenho problemas de saúde e custam caro!!
    No momento não estou podendo ajudar, estou com sérios problemas financeiros. Mas se melhorar um pouco e ainda der tempo vou ajudar também. Boa sorte par a Gina!
    Quanto aos palitinhos achei ótimos, e fiquei feliz com a sua volta as postagens espero que continue assim, sempre com coisas deliciosas!!!
    bjs

    Maura

  5. Thays diz:

    Olá, adoro seu blog.
    Já fiz várias de suas receitas…
    Mas, vc acredita que os palitos não deram certo.
    A massa ficou bem mole.
    Coloquei mais farinha de trigo, mas mesmo assim.. não deu certo.

    Super beijo

  6. Maísa diz:

    Oi, Paula! Não encontrei um lugar específico para sugestões, então vou pegar carona nos comentários. Você já fez o tão famoso DEVIL’S FOOD CAKE?
    Beijoooooooooooos! Maísa

  7. Valeria diz:

    Olá,
    Acabei de conhecer seu trabalho através do programa do Daniel, e foi amor à primeira vista.
    Você é demais, uma vencedora.
    Tudo super lindo e caprichado e com certeza, uma delícia.
    Muito obrigada por dividir tantas receitinhas ótimas.
    Sucesso prá você.
    Beijos
    Valéria

  8. Carmen diz:

    Oi Paula, adorei teu blog, já está nos meus favoritos. Te encontrei, pois vi tua matéria na Band, parabéns pela iniciativa, em dividir com a gente, suas receitas.
    Vou fazer o palitão de queijo com alecrim, depois te conto como foi o sucesso aqui em casa.
    Tenho umas receitas bem legais, com o tempo te envio.
    Valeu por ajudar também as pessoas que precisam.
    Bjs e sucesso.

  9. Geziane Rueda diz:

    Paula , vc e uma pessoa megablastermagnifica, adorei seu blog é a primeira vez q eu me interessei por um blog, assistindo o daniel hoje vi vc ,eu tambem adoro cozinhar, tenho um Bar em Sorocaba e tambem faço aquela lingua deliciosa q vc comeu sem saber q era lingua , meus clientes adoram , gostei muito da operação Gabi . Parabens vc é D.E.M.A.I.S… Abraços Ge

  10. Grisly Steffen diz:

    Olá Paula, hoje pela manhã vi vc no programa Dia a Dia da Band. Foi muito legal ver os seus doces e a forma delicada com que vc os confecciona. Parabéns pelo sucesso dos doces! Gosto muito do seu blog.

  11. Erica diz:

    Visito o seu blog frequentemente, parabéns pelas suas travessuras e todas as gostosuras realizadas na cozinha. Hoje (17-02) tive o prazer de ver parte da sua “Fábrica das delicias” no programa Dia-a-Dia da bandeirantes. Parabéns e Sucesso.

  12. Marcelo V.F. diz:

    Nossa Paula, vi vc no Dia a Dia, muito legal, desculpe tenho que perguntar, vc tem namorado ?…. Vc é muito bonita, realmente me simpatizei com vc.. Adorei sua ideia do blog, virei seu fã… Beijocas no coração…

  13. Marina Maria diz:

    Paula, fiz os biscoitinhos semana passada e sumiram que nem água! Meu namorado reclamou que só sobraram quatro pra ele… e agora estou incumbida de fazer mais! Você tem razão, é bom dobrar a receita!

    Super beijo!

  14. Pingback: Canto da gaia » Blog Archive » Lá da cozinha

  15. Liana Motta diz:

    Flor, eu simplesmente AMO seu blog e suas receitas, tanto que fico sofrendo quando não coloca nem um post, receita ou qualquer outra notícia no blog … juro!

    Bem, mas acabei de ver essa receitinha que estou louca para fazer e me surgiu uma dúvida/problema: não tenho processador de alimentos … como fazer?

    Beijinhos e não suma não, viu?

  16. Patricia Hencklein diz:

    Olá, muito lindo o seu blog e gostoso tbm, estou por aqui a poucos dias, mais estou amando, parabéns!
    Imagino o quanto deve ser ocupada, mais quem sabe se tiver um tempinho…Tenho uma duvida, não tenho processador, será q poderia fazer no liquidificador ou de alguma outra maneira?
    Obrigada por suas receitas maravilhosas, Bjs!!!

  17. Pingback: Lá da Cozinha » Blog Archive » Lá da cozinha

  18. Pingback: Semana das Mães: Alecrim | Blog UP

Deixe um comentário