Feliz Ano Novo! – Torta de marzipã e chocolate

Feliz ano novo, pessoal!!

Depois da comilança e de tanta festa, chegou janeiro, aquele famigerado mês que todos temem, já que é carregado de expectativas… Início de dieta, matrícula na academia, médicos e exames gerais marcados e mais todas aquelas coisinhas que a gente foi deixando pra depois.

No meu caso, o ano começou com uma feliz e contente espera de 3h30 num Poupa Tempo qualquer (perceba a ironia – gastar 3h30 no “Poupa Tempo”, róóóólo de rir, #NOT) para renovar minha carteira de motorista.

Só me resta lembrar com saudade dos dias felizes de dezembro e seus doces maravilhosos… *suspira*

Torta de Marzipã e Chocolate – de Xan Xan Chocolates (rende 1 torta de 25 cm)

Minha amiga Maria Pia falou bastante dessa torta, e meu marido chocolateiro foi lá e inventou essa receita.

Foi uma das sobremesas feitas para o reveillon (depois posto outras) e, certamente, foi uma das mais memoráveis – bem simples de fazer e com um efeito de cair o queixo da galera. Totalmente chic.

Ingredientes

  • 1 receita de marzipã caseiro, ou 300g de marzipã pronto
  • 200g de chocolate amargo (usamos 70% de cacau) picadinho
  • 200g de chocolate ao leite picadinho
  • 200g de creme de leite fresco, aquecido até ficar morninho
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de glucose

Para a glaçagem de chocolate amargo

  • 85g de manteiga sem sal
  • 170g de chocolate amargo picadinho
  • 2 colheres de chá de glucose

Reserve uma forma de torta de findo removível de 25cm de diâmetro.

Numa superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro, abra o marzipã com um rolo, polvilhando também a massa e o rolo com açúcar de confeiteiro para não grudar.

Acomode o marzipã na forma de torta, pressionando um pouquinho no fundo e laterais para formar a “massa”. Reserve.

Em banho-maria, ou no microondas (em intervalos de 30 segundos), derreta os dois chocolates, mexendo sempre e tomando cuidado para não cair água.

Junte a manteiga, o creme de leite, a glucose e a manteiga e misture muito bem com um batedor de arame, até ficar homogêneo. Cuidado para não bater demais, senão o ganache pode separar.

Despeje o ganache no fundo da torta já preparado e leve para gelar enquanto faz a glaçagem.

Derreta o chocolate e a manteiga juntos (no microondas ou no banho maria). Misture bem com uma espátula de silicone até ficar brilhante e bem homogêneo. Junte a glucose e misture mais um pouco. Deixe esfriar por 5 minutos e despeje sobre o ganache – a glaçagem deve se espalhar com facilidade e ficar bem lisa e brilhante.

Espere 1h para servir, em temperatura ambiente.

18 comentários

  1. Oi Paula feliz 2011 para vc.

    Eu preciso conhece-la pessoalmente, fico besta como receitas estão no meu desejo de fazer e venho aqui e topo com elas…. Parece que a gente até mensalmente fica caindo com a mesma vontade mãos na massa.

    Esta “Torta de Marsipa com Chocolate”
    é o rit da confeitaria fina, parece em divesos e-mails que recebo
    de gente perguntando se eu fiz, sei sei como faz e coisas do tipo.

    Ela parece em 3 livros do açúcar União, repetidamente vem sendo publicada, cada vez aparece no açúcar união, tem visualmente uma foto diferente. Receita um pouco diferente da tua.

    A + famosa é ai de SP do Charlô – Buffet
    pelo que sei a torta dele tem só 1,8 kg – aro 22
    (acho que isso que li -nao sei aonde foi numa revista de gastronomia)

    Vc que esta ai em Sampa, deve saber tudo, so para registrar:

    Charlô vende 2 tipos sob encomenda – com Base de Marsipã
    – esta de chocolate por R$ 250,00
    – outra com ovos moldes por R$ 220,00
    acesse aqui para ver:
    http://www.charlo.com.br/2010/encomendas.htm

    Paulinha poe na sua lista de delicias sob encomenda, que vai ter uma clientela que vai comprar, a sua me deu água na boca…

    Agora oh engorda, preciso fazer a sua, a versao do Açúcar união, a outra vesão estilo Charlô por minha com a receita de ovos moles (a intenção é usar uma receita do meu caderno i de Ovos Moles do Chef Alvaro Rodrigues de outra receita).

    Vim aqui agora, ,como não estou em casa, para pegar sua receita de Rocambole de Bombocado , que meu livro de da União esta lá em casa. Hoje vamos cair de boca gostoso nele… Vou fotograrafar, quando colocar lá no meu blog te conto.

    Parabens pelo bom gosto especial deliciioso
    que vc tem.

    Priscila Beneducci (MG)

Deixe um comentário