The Cake is on the Table! – cupcakes floresta negra

Na última semana, fui visitar a mais nova doceria de São Paulo, no bairro de Santo Amaro. O nome é ótemo, já que se trata de uma lojinha de cupcakes e também móveis repaginados: The Cake is on the Table.

Paula e Marília: receitas de família e muita simpatia para agradar a clientela do bairro

O lugar é uma graça, e você já se sente em casa logo que chega, com a acolhida simpática das proprietárias: os cakes são feitos pela querida Paula Simões, boleira de mão cheia há mais de 5 anos, e as tables (e cadeiras, estantes, espelhos, etc) são reformadas pela designer Marília Simões. Para contribuir com o clima bem lá em casa, quem atende às mesas, tira cafezinho e dá uma ajuda geral são os pais da Marília.

Paula é formada em hotelaria, e depois de alguns cursos de confeitaria descobriu a vocação para os bolos decorados e se jogou de cabeça no açúcar: “Já consigo me sustentar da venda de bolos desde que me casei, há mais de 4 anos”, diz ela. Já Marília abandonou um emprego numa famosa loja de móveis para se dedicar às próprias criações. E os móveis e objetos de decoração são mesmo uma graça – com um toque artesanal e super criativo, a idéia por lá é também ser ecologicamente correto: “muita coisa é reaproveitada e reciclada”, conta Paula. E é verdade: enquanto estava lá tomando meu café com bolo, chegaram amigos trazendo uma mesa antiga para doação.

Do alto, à esquerda: plaquinha à moda antiga com os sabores dos cups; livros da vó da Paula; detalhe da decoração; bonequinhos de feltro, também à venda; cupcakes de cenoura; esboço do logotipo da loja

Os Cupcakes

Paula nos contou que quase todas as receitas vêm de cadernos e livros de receitas que pertenceram às tias ou sua avó, e foram adaptados para o formato miniatura dos cupcakes. E os nomes dos bolinhos também remetem às receitas do tempo da vovó: toalha felpuda, martha rocha e floresta negra são algumas delas. Os bolinhos são saboros, macios, com cobertura na medida certa, e o café espresso é super bem tirado. Um dos meus preferidos foi o Floresta Negra (eu amoooo cerejas) e, de tanto que eu gostei, a Paulets me deu a receita pra publicar aqui! Aproveitem!

Vai lá cazamigas:

The Cake is on The Table

Rua Amaro Guerra, 264 – Chácara Santo Antônio

tel: 11 2371-1640

www.thecakeisonthetable.com.br

Móveis de Marília Simões e a fachada da lojinha: tudo fofo.

Cupcake Floresta Negra – receitinha da Paula Simões da The Cake is on the Table (rende 12 bolinhos)

Massa:

  • 1+ 3/4 xícara de farinha
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1/3 de xícara de óleo
  • 1 xícara de cereja em calda picadinha
  • 50ml de caldinha da cereja

Misturar os secos e os molhados separadamente e juntar tudo, misturando bem. Adicionar a cereja picada no final. Assar em forminhas em forno pré aquecido a 200 graus.

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 gemas

Levar ao fogo sempre mexendo até desgrudar da panela. Use frio.

Decorar cada bolinho com uma cereja no topo.

36 comentários

  1. Pingback: Tweets that mention The Cake is on the Table! – cupcakes floresta negra « The Cookie Shop -- Topsy.com

  2. maria claudete dos santos silva diz:

    Adorei saber que posso comer uns “cupcakes” tão próximo de casa. Vou visitá-las ainda essa semana, afinal, a vida só vale se adoçá-la, né? Beijos e muito sucesso. Que Deus abençoe essa loja tão doce.

  3. Letticiae diz:

    Que loja fofa e que ideia diferente! Estou viciada em fazer cupcakes, mas acho que esse aí não entra na meu livro de receitas, pq não gosto de cerejas (acho que estou sozinha nesta)… Vou colocar outra receita sua no meu blog, se não tiver problema: a torta de chocolate e marzipã. Fiz, ficou deliciosa e o maridão ficou super impressionado. E, claro vou citar e linkar a fonte, ok?

    Beijo!

  4. Menina, vou te confessar uma coisa, se eu fosse abrir uma loja de cupackes (amo de paixão) seria desse jeitinho, eu sempre pensei que fazer uma coisa assim tão aconchegante e tão “lá em casa” é o que mais atrai as pessoas num mundo tão louco que vivemos hoje, pricipalmente em grandes centros urbanos. Mas fico só na vontade, não tenho mais vontade de trabalhar muito, tá bom assim, um pouco de cada vez…rsrsrs…já trabalhei demais e agora só quero curtir mesmo.
    Mas é tão bom quando vejo pessoas assim que fazem a diferença!
    Parabéns pra vc por ter compartilhado isto conosco e muito sucesso para as empreendedoras!
    Sucesso meninas!!!
    Beijos doces!

  5. Marcia diz:

    Preciso conhecer! Amo lugares assim… vi um puff com uma capinha de crochet que me interessou… Ah! Fiz os cupcakes. A receita dá supercerto, fica uma delícia e eu só tenho q prestar atenção na cobertura pois cozinhei demais a minha com medo que fosse ficar mole mas esqueci q depois q esfria endurece um pouco. Mas, o marido amou! Eu gostaria de saber, por favor, qual é o nº do bico q eu uso p/ dar esse efeito de babado. Acho q fica tão bonito! Beijão!

  6. Silvia Bessa diz:

    Paula, querida, há muito não acesso o site. Delícia de reencontro este ao me deparar com a receita dos cupcakes de Floresta Negra. Vou provar loguinho. Tô torcendo pra pegar um trabalhinho que me leve direto pra São Paulo pra conhecer essa jóia de loja…
    Abraço grande e agradeça novamente por nós pela receita.

  7. Daniele diz:

    Olá Paula!! Sempre dou uma olhadinha por aqui, e cada vez me delicio mais.. vou tentar fazer esse cup pois me deu água na boca, e qdo for pra SP vou tentar ir nesse lugar que me pareceu perfeito e mto acolhedor. Mto obrigada por dividir suas experiências e receitas maravilhosas!! Bjs

  8. Re Prazeres diz:

    Paula!
    Eu tb comi este de Floresta Negra no sábado! Adorei!!! =) … e vc precisa ver o carretel-puff que levei pra casa… tô apaixonada pela The Cake is on the Table… e depois posto a foto do carretel!
    bjs
    Re

  9. Dianne diz:

    Oi Paula,
    Parabéns pela loja, assim que possivel passo para conhecer e comer uns cupcakes ! Mal posso esperar….
    Vou tentar essa receita mas estou pensando em trocar a cereja por ameixa, que você acha? É que cereja pra mim, só a fresca.
    Se eu quiser fazer cobertura de brigadeiro a receita é a mesma com as gemas?
    Obrigado, bj
    Dianne.

  10. Thais diz:

    Adorei a receita! Eu fiz hj!!!! O bolo ficou perfeito!!!! A cobertura ficou bonita, mas achei o gosto de gema muito evidente. Optei por fazer uma ganache de chocolate branco. Bjs obrigada!!!!

  11. Carol diz:

    Adorei a matéria ecom certeza vou estar indo conhecer a loja!!! Mas ficou uma dúvida, estou querendo testar a receita, mas ficou faltando colocar o tempo de cocção do cupcake, teria como passar para mim?

  12. Josie diz:

    Amei, amei, amei este blog!!! Descobri receitinhas e formas de agradar meus amigos quando os receber em casa! Quem não gosta de um docinho, tão docinho e delicioso como um cupcake?!

  13. Maíra S. diz:

    Oi Paula, acabei deixando meu email visível na mensagem anterior. Você poderia desconsiderá-lo? Aqui vai o comentário sobre os deliciosos cupcakes de Floresta Negra:
    Fiz os cupcakes ontem e quase não acreditei no quanto eles ficaram fofinhos! E são pouco doces, o que é bom para compensar o doce da cobertura. Aliás, troquei o brigadeiro por um buttercream de merengue italiano, para ficar mais estável. Fiquei curiosa para conhecer os demais bolinhos da loja!

Deixe um comentário